Início » Internacional » Obama deve dar mais atenção à América Latina em seu segundo mandato
estreitando os laços

Obama deve dar mais atenção à América Latina em seu segundo mandato

Ascensão de dois latinos a cargos importantes no Congresso americano dará destaque para a região

Obama deve dar mais atenção à América Latina em seu segundo mandato
Peso político conquistado por latinos está entre os fatores que impulsionarão políticas para a região (Reprodução/Internet)

A América Latina pode ter mais destaque na agenda de segundo mandato do presidente americano Barack Obama. A provável indicação de John Kerry pra substituir Hillary Clinton como secretário de Estado fará com que o foco se volte à região.

Leia também: Cinco escolhas melhores que Obama para ‘Pessoa do Ano’
Leia também: Dez ameaças globais que Obama terá de enfrentar em 2013

Kerry não é um especialista em assuntos da América Latina e assim, como Hillary Clinton, não demonstra muito interesse na região. Porém, sua ascensão a secretário de Estado fará com que o senador cubano-americano de Nova Jersey, o democrata Bob Menendez, assuma a liderança do  poderoso Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, cargo atualmente exercido por Kerry. Com isso, o também democrata Eliot Engel, de Nova York, assumirá a Comissão de Assuntos Externos. Ou seja, dois postos-chave do Congresso americano passarão a mãos latinas, o que definitivamente influenciará na política externa dos EUA.

Segundo fontes do Congresso, Menendez tem intenção de mudar a atual estratégia adotada pelos EUA para combater os cartéis de drogas no México, Colômbia e América Central. Menendez também defende uma maior assistência econômica dos EUA para a América Latina.

Por sua vez, Engel declarou ao jornal Miami Herald que pretende estreitar os laços entre os EUA e a América Latina e que fará isso trabalhando em conjunto com Menendez para reforçar as relações com a região. De acordo com uma análise feita por Andres Oppenheimer, premiado colunista do Miami Herald, a ascensão de Menendez e Engel, juntamente com o peso político conquistado pelos latinos na reeleição de Obama, é uma combinação de fatores que fará com que a América Latina ganhe a atenção que não recebeu de Obama no mandato anterior.

Fontes:
Miami Herald-Andres Oppenheimer: U.S. may pay more attention to Latin America in Obama’s second term

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *