Início » Internacional » Obama e Castro se cumprimentam com aperto de mãos no Panamá
Gesto histórico

Obama e Castro se cumprimentam com aperto de mãos no Panamá

Aperto de mãos aconteceu antes de um jantar de boas-vindas da Cúpula das Américas, onde Obama e Castro estavam sentados na mesma mesa

Obama e Castro se cumprimentam com aperto de mãos no Panamá
O cumprimento de Obama e Castro no Panamá (Reprodução/Getty)

O presidente dos EUA, Barack Obama e o de Cuba, Raúl Castro, se cumprimentaram com um aperto de mãos na sexta-feira à noite, na Cidade do Panamá, onde participam da VII Cúpula das Américas. Autoridades americanas também disseram que os presidentes participarão de uma reunião de líderes regionais, o que seria o primeiro encontro oficial entre os presidentes dos Estados Unidos e Cuba em mais de meio século.

O encontro de sexta não estava na agenda oficial de Obama, mas teve um profundo significado para a reunião regional. Obama está perto de uma decisão sobre a remoção de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo, citando progressos no esforço para restabelecer relações diplomáticas depois de meio século de hostilidades.

Obama também falou por telefone com Castro antes do encontro, e na quinta-feira, o secretário de Estado americano, John Kerry, se reuniu com Bruno Rodríguez, o chanceler cubano – a sessão de mais alto nível entre os governos em mais de 50 anos – para estabelecer as bases para o avanço da reconciliação.

O muito aguardado aperto de mãos na noite de sexta aconteceu quando líderes se reuniam para um jantar de boas-vindas. Obama e Castro estavam sentados na mesma mesa, separados por duas outras pessoas.

3 Opiniões

  1. jovelino bispo vieira disse:

    O momento conturbado em que o mundo passa e critico, a urgencia pede um “JORGUE BUHS”, nao um banana como o OBAMA, acham que o Putin teria invadido a Krimeia ( regiao da Ucrania) se houvesse um republicano linha dura como o Buhs? nem em sonho! o Obama ta confiando demais nos irmaos Castro, um comunista e como um rato, TRAICOEIRO e COVARDE

  2. Roberto1776 disse:

    Essa reunião já começou mal, com uma asneira de Raul ao dizer que Osama não tem culpa dos erros passados. Este velhote não se dá conta que ele e seu irmão acabaram com as vidas e esperanças de milhões de cubanos nos últimos 55 anos???

  3. Vitafer disse:

    Já não é sem tempo. Que os dois países se entendam.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *