Início » Internacional » Obama e Medvedev avançam em tratado
Armas nucleares

Obama e Medvedev avançam em tratado

Obama e Medvedev avançam em tratado
Acordo foi discutido por Obama em ligação a Medvedev

Novo tratado acertado entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, deverá substituir o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Start, na sigla em inglês), no dia 8 dia abril, em Praga, na República Theca, onde será assinado.

O acordo anterior, assinado em 1991, expirou em dezembro de 2009.  O novo tratado prevê que os dois países cortem seus arsenais nucleares em cerca de 30% nos próximos dez anos, com um limite máximo de 1.550 ogivas permitidas para cada um. Os dois países também se comprometeram a reduzir o número de mísseis balísticos capazes de levar as ogivas nucleares.

O presidente Obama relembrou o histórico das armas nucleares e dos tempos de Guerra Fria. “Hoje, demos um novo passo adiante para deixar para trás o legado do século XX e construir um futuro mais seguro para nossos filhos.”

O acordo da última sexta-feira, 26, que resolveu as questões sobre as verificações, terá ainda que ser aprovado pelo Senado norte-americano e pela Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo.

Fontes:
BBC Brasil - EUA e Rússia fecham acordo para redução de armas nucleares

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *