Início » Internacional » Obama faz último discurso como presidente dos EUA
GOVERNO OBAMA

Obama faz último discurso como presidente dos EUA

Barack Obama defendeu a democracia e garantiu uma passagem de poder pacífica para Donald Trump

Obama faz último discurso como presidente dos EUA
Discurso de Obama foi encerrado com a frase que marcou a sua campanha em 2008: 'Yes we can' (Fonte: Reprodução/Reuters)

Após oito anos como presidente dos EUA, Barack Obama fez seu último discurso oficial na noite desta terça-feira, 10, no McCormick Place, em Chicago. Obama iniciou o discurso com um agradecimento ao povo norte-americano e com um apelo à união “além das divergências”.

Em seguida, o democrata defendeu o legado de seu governo fazendo uma defesa da democracia norte-americana e garantindo uma passagem pacífica de poder para o republicano Donald Trump.

O primeiro presidente negro dos EUA ressaltou ainda que, embora as relações raciais no país tenham melhorado, o racismo ainda é “uma força potente” e há “muito a ser feito” para acabar com os preconceitos.

“Depois da minha eleição, houve uma discussão sobre uma América pós-racial. Esta visão, apesar de bem-intencionada, nunca foi realista. A raça continua a ser uma força potente e que muitas vezes divide a nossa sociedade. Vivi o suficiente para saber que as relações raciais são melhores do que eram há 10, 20 ou 30 anos. Você pode ver isto não só em estatísticas, mas também nas atitudes dos jovens americanos em todo o espectro político […] Mas não estamos onde precisamos estar. Todos nós temos mais trabalho a fazer”, disse Obama.

O tema do terrorismo também foi citado por Obama em seu discurso. O presidente celebrou o fato de nenhuma organização terrorista estrangeira ter executado com êxito um atentado nos EUA durante seus oito anos de governo, ressaltando ainda que o grupo Estado Islâmico “será destruído”. “Apesar de Boston, Orlando e San Bernardino nos lembrarem o quão perigosa pode ser a radicalização, nossos agentes estão mais atentos e são mais efetivos do que nunca”, afirmou Obama, que foi muito aplaudido ao rejeitar a discriminação a muçulmanos americanos.

O discurso de Obama foi encerrado com a frase que marcou a sua campanha em 2008: “Yes we can” (Sim, nós podemos)”.

Fontes:
Uol - Em último discurso, Obama defende democracia e diz que racismo ainda é força que divide a sociedade

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *