Início » Internacional » Obama limita uso de equipamentos militares em ações policiais
Estados Unidos

Obama limita uso de equipamentos militares em ações policiais

Medida faz parte da estratégia para aliviar a tensão entre a aplicação da lei e a reação das minorias em protestos como os de Baltimore e Fergunson

Obama limita uso de equipamentos militares em ações policiais
O anúncio foi feito durante uma visita à cidade de Camden, em Nova Jersey (Foto: Pixabay)

Nesta segunda-feira, 18, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou o banimento de alguns tipos de equipamento militar para departamentos de polícia locais, restringindo drasticamente a disponibilidade deles. A proibição faz parte da estratégia de Obama de aliviar as tensões entre a aplicação das leis e a reação das minorias nas crises de Baltimore, Ferguson e outras cidades.

Ele está agindo depois que uma força tarefa, que ele criou em janeiro, decidiu que departamentos policiais deveriam ser impedidos de usar fundos federais para adquirir itens, que incluem veículos blindados rastreados, armas de fogo de alto calibre, munições e uniformes camuflados. A medida faz parte de uma série que o presidente tem feito para tentar criar confiança entre as organizações policiais e os cidadãos.

O anúncio foi feito durante uma visita à cidade de Camden, em Nova Jersey. A cidade, que era marcada pela pobreza e pela violência, se tornou modelo nacional depois de substituir sua força policial por um sistema dividido em condados que não utiliza armamentos pesados, mas conta com a colaboração da comunidade.

A viagem e o anúncio da proibição coincidem com a divulgação de um relatório da força-tarefa policial que Obama formou no ano passado em resposta a crise em Fergunson. O documento traz dezenas de recomendações para as agências de todo o país.

“Nós estamos, sem dúvida, diante de um momento definitivo no policiamento dos Estados Unidos”, disse Ronald L. Davis, o diretor do Escritório de Serviços de Policiamento para a Comunidade do Departamento de Justiça., em uma teleconferência organizada pela Casa Branca. “Nós temos uma oportunidade única de redefinir o policiamento na nossa democracia, para garantir que a segurança pública se torne mais do que a ausência de crime, ela deve incluir também a presença de justiça.”

Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o governo federal aumentou drasticamente seus esforços para fornecer armas automáticas, veículos blindados e outros equipamentos militares aos seus departamentos policiais.

 

Fontes:
The New York Times-Obama to Limit Military-Style Equipment for Police Forces
O Globo-Obama anuncia proposta que bane equipamentos militares das polícias americanas

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    E assim começou a derrocada da ordem nos EUA. Mais uma vitória (de Pirro) da esquerdalha americana. Logo até mesmo negros e latinos estarão desejando reforços para que a polícia volte a tratar o crime com mais rigor.
    À pergunta “qui produit?” a resposta será a de sempre: a criminalidade se beneficiará.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *