Início » Internacional » Obama pode aprovar a criação da maior reserva ambiental do mundo
MEIO AMBIENTE

Obama pode aprovar a criação da maior reserva ambiental do mundo

A área, que cerca as Ilhas Havaianas do Noroeste, é o lar de 7,000 espécies marinhas e terrestres

Obama pode aprovar a criação da maior reserva ambiental do mundo
A área é o lar de 7,000 espécies marinhas e terrestres (Foto: Wikipedia)

Na quinta-feira, 16, o senador do estado americano do Havaí, Brian Schatz, enviou uma carta ao presidente Barack Obama, pedindo-o que considere expandir o Monumento Marinho Nacional Papahānaumokuākea, que o presidente George W. Bush criou há 10 anos, para uma área quatro vezes o seu tamanho atual, de cerca de 362,080 km².

A área, que cerca as Ilhas Havaianas do Noroeste, é o lar de 7,000 espécies marinhas e terrestres, um quarto das quais não são encontradas em nenhum outro lugar no planeta.

Pela proposta de Schatz, a área do Monumento cresceria para 1,508,870 km², tornando-o a maior área terrestre ou marítima protegida do mundo. Quando Bush criou o Monumento, em 15 de junho de 2006, ele representava a maior reserva marinha do planeta. Hoje, ocupa o 10º lugar.

Autoridades da Casa Branca tem considerado a expansão do monumento, que Obama pode realizar unilateralmente sob o Ato Antiquities de 1906, e receberam, em uma auditoria em Honolulu há várias semanas, líderes de estado e do governo, nativos havaianos, pescadores, cientistas e grupos ambientais. É provável que o presidente tome uma decisão nos próximos meses.

 

Fontes:
The Washington Post-Obama’s moving closer to creating the world’s largest marine reserve — in Hawaii

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *