Início » Internacional » Obama recebe autoridade vietnamita no Salão Oval
Relações diplomáticas

Obama recebe autoridade vietnamita no Salão Oval

O encontro com o líder vietnamita Nguyen Phu Trong marcou o 20° aniversário da normalização das relações entre inimigos de guerra

Obama recebe autoridade vietnamita no Salão Oval
Obama pode estar relutante em assumir um convite direto de Trong, que não é o chefe de Estado, mas o líder do partido único do governo (Foto: Wikimedia)

Na última terça-feira, 7, o presidente americano Barack Obama recebeu o chefe do Partido Comunista do Vietnã, partido único do governo, Nguyen Phu Trong. Segundo o New York Times, Obama disse que os Estados Unidos e o Vietnã podem avançar no comércio e na cooperação de segurança, o que pode beneficiar ambos os países. Ele acolheu calorosamente o líder na Casa Branca e falou de uma futura visita ao Vietnã. Além disso, eles também discutiram as crescentes tensões com a China e o fraco desempenho do Vietnã em relação aos direitos humanos.

O encontro entre Obama e a autoridade vietnamita marcou o 20° aniversário da normalização das relações entre inimigos de guerra de outrora. O encontro ocorreu 40 anos depois da queda de Saigon, episódio que marcou o fim da Guerra do Vietnã, quando os vietcongues (guerrilheiros comunistas do Vietnã do Norte) tomaram a cidade de Saigon, capital do Vietnã do Sul, hoje chamada Cidade de Ho Chi Minh. O encontro da última terça-feira refletiu em um aprofundamento da reconciliação entre os Estados Unidos e o Vietnã, após uma guerra que durou cerca de três décadas.

Em relação à visita ao Vietnã, Obama não especificou nenhuma data. “Eu recebi um convite para ir ao Vietnã, e acho que isso é indicativo do progresso notável que vem ocorrendo na relação entre nossos dois países nos últimos 20 anos”, disse Obama no Salão Oval, sentado ao lado de Trong. “Eu certamente estou ansioso para visitar seu belo país em algum momento no futuro”, disse o presidente americano.

Porém, as palavras do presidente ficaram aquém de um compromisso oficial para visitar o Vietnã durante seu mandato, e autoridades do governo reconheceram em privado que a imprecisão foi intencional. Apesar de Obama estar agendado para viajar para Ásia para reuniões de cúpula, as autoridades americanas estão relutantes em uma parada no Vietnã. Segundo o New York Times, Obama pode estar relutante em assumir um convite direto de Trong, que não é o chefe de Estado, mas o líder do partido único do governo.

O encontro também foi outra oportunidade para Obama mostrar sua determinação em lidar com adversários por meio da diplomacia em vez do afastamento. Na semana passada, ele anunciou que estava pronto para reiniciar as relações diplomáticas com outro rival, Cuba.

 

 

Fontes:
The New York Times-Obama Hosts a Top Official From Vietnam at Oval Office
Washington Times-Obama says he’ll visit Vietnam soon, meets with leader Nguyen Phu Trong
El País-Os 40 anos da queda de Saigon
A Tarde-Obama recebe chefe do Partido Comunista do Vietnã na casa Branca

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *