Início » Internacional » Oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano
Estudo

Oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano

Esta é a primeira vez que pesquisadores quantificaram os resíduos plásticos lançados em um ano nos oceanos

Oceanos recebem 8 milhões de toneladas de plástico por ano
Lixo acumulado no fundo do mar (Fonte: Reprodução/Agência A Tarde)

Um estudo publicado nesta quinta-feira, 12, na revista Science revelou que os oceanos recebem, em média, 8 milhões de toneladas de plástico por ano.

Esta é a primeira vez que pesquisadores quantificaram os resíduos plásticos lançados em um ano nos oceanos.

De acordo com os pesquisadores, o volume de resíduos plásticos se multiplicará por dez em uma década caso o processamento deste lixo não seja melhorado.

As informações foram obtidas após pesquisadores analisarem, em 2010, dados de resíduos sólidos descartados por 192 países localizados a menos de 50 km da costa.

Os pesquisadores descobriram que, naquele ano, os países analisados produziram um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos, dois quais 8 milhões foram lançados nos oceanos.

A principal autora do estudo, que é professora de engenharia ambiental da Universidade da Geórgia, Jenna Jambeck, ressaltou que “isto representa cinco sacos de supermercado cheios de dejetos plásticos a cada 30 cm ao longo da costa desses 192 países que estudamos”.

Os pesquisadores concluíram também que, sem uma mudança no sistema de gestão de resíduos, o efeito acumulado desta contaminação terá um impacto de até 115 milhões de toneladas de plástico nos oceanos até 2025.

Fontes:
Uol - Lixo plástico nos oceanos pode se multiplicar em uma década

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *