Início » Internacional » Ofensiva iraquiana expulsa Estado Islâmico de Tikrit
Terrorismo

Ofensiva iraquiana expulsa Estado Islâmico de Tikrit

A operação foi a maior mobilização das Forças Armadas do Iraque contra o grupo extremista e durou quase um mês

Ofensiva iraquiana expulsa Estado Islâmico de Tikrit
A retomada da cidade pelo governo iraquiano é uma operação estratégica (Reprodução/Reuters)

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, confirmou em discurso na televisão estatal do país que o exército iraquiano expulsou o Estado Islâmico da cidade de Tikrit e retomou o controle da região. A operação foi a maior mobilização das Forças Armadas do país contra o grupo extremista e durou quase um mês. Mais de 30 mil homens participaram da ação, que teve apoio das milícias locais, de grupos sunitas moderados e xiitas e da polícia.

Leia também: Iraque pede ataque aéreo contra Estado Islâmico

“Os jihadistas que estavam no local morreram ou foram expulsos”, afirmou al-Abadi, que também agradeceu aos esforços do Exército e dos voluntários populares. Segundo informações do governo, dois comandantes do Estado Islâmico fugiram e “vários outros” morreram durante o confronto.

Na semana passada, com o início dos bombardeios pelos EUA e a coalizão que enfrenta os extremistas na região, alguns combatentes de milícias xiitas abandonaram a ofensiva. Líderes do grupo acusam a Casa Branca de querer “roubar a vitória”.

A retomada da cidade pelo governo iraquiano é uma operação estratégica para o processo de reconquista de outras regiões, como a cidade de Mosul, onde o grupo extremista destruiu sítios arqueológicos e vestígios de culturas e civilizações ocidentais.

Fontes:
O Globo-Forças Iraquianas libertam Tikrit do Estado Islâmico, diz premier

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *