Início » Internacional » Oficial da marinha americana é acusado de espionagem
ESPIONAGEM

Oficial da marinha americana é acusado de espionagem

Suspeito identificado como capitão-tenente Edward Lin é acusado de divulgar informações confidenciais possivelmente para a China e Taiwan

Oficial da marinha americana é acusado de espionagem
O suspeito foi identificado como o capitão-tenente Edward Lin (Foto: Reprodução/Youtube)

Um oficial da marinha dos Estados Unidos com acesso a dados sensíveis de inteligência do país é acusado de ter divulgado informações sigilosas, possivelmente para a China e Taiwan, disse um oficial americano à agência Reuters nesta segunda-feira, 11.

O oficial americano, falando em condição de anonimato, identificou o suspeito como o capitão-tenente Edward Lin, que nasceu em Taiwan e se naturalizou como cidadão americano, de acordo com um artigo escrito pela marinha americana em 2008.

Uma nota de acusação da marinha americana disse que o suspeito foi encaminhado para o quartel do Grupo de Reconhecimento e Patrulha da Marinha, que é responsável por vigiar atividades de coleta de inteligência. A acusação suprimiu o nome do suspeito e a marinha não disponibilizou detalhes sobre a sua identidade.

O oficial é acusado de ter transmitido informações secretas duas vezes e de tentar transmitir essas informações por três vezes para um representante de um governo estrangeiro. O documento não identifica que países estão envolvidos no caso. O oficial americano disse que China e Taiwan são duas possibilidades, mas as investigações ainda estão em curso.

O porta-voz do ministro do Exterior da China Lu Kang disse que não tem detalhes sobre o caso. O ministro da Defesa chinês se recusou a comentar o assunto. O ministro da Defesa do Taiwan também alegou não ter informações e o ministro do Exterior do país não comentou o caso.

Fontes:
Reuters-U.S. Navy officer charged with spying, possibly for China, Taiwan

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *