Início » Internacional » Oito declarações liberais do Papa Francisco
Vaticano

Oito declarações liberais do Papa Francisco

Franscisco transformou radicalmente o tom do papado, fazendo muitos liberais vibrarem e conservadores torcerem o nariz

Oito declarações liberais do Papa Francisco
Em sua primeira exortação apostólica, documento papal, ele criticou a cultura do consumo e a ganância corporativa (Foto: Wikimedia)

O primeiro papa latino-americano tem dado espaço para bispos liberais que estão fazendo pressão por novas políticas. Nesse meio tempo, Franscisco transformou radicalmente o tom do papado, fazendo muitos liberais vibrarem e conservadores torcerem o nariz. Veja suas declarações mais notáveis:

1) Até ateus podem ir para o Céu

Em maio de 2013, Francisco anunciou o tom revolucionário de seu pontificado, lembrando aos fiéis que, mesmo aqueles que não acreditam em Deus podem ascender aos céus se forem bons. Ele chegou a dizer: “O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo, todos nós, não apenas os católicos. Todos nós! ‘Pai, e os ateus?”. Mesmo os ateus. Todo mundo!

2) Carreirismo na Igreja

Em junho de 2013, logo após assumir o cargo, ele advertiu aos líderes da Igreja sobre o avanço e a posição na hierarquia. Em um discurso aos jovens sacerdotes em junho daquele ano, ele chegou a chamar o carreirismo na igreja de “lepra”.

3) ‘Quem sou eu para julgar?’

Em julho de 2013, num voo voltando de sua visita ao Brasil, Francisco fez um comentário diferente de seu antecessor, Bento XVI, sobre homossexualidade. Francisco disse: “se alguém é gay e procura por Deus, quem sou eu para julgá-lo?”.

4) A globalização da indiferença

Em novembro de 2013, em sua primeira exortação apostólica, documento papal, ele criticou a cultura do consumo e a ganância corporativa.

5) Audiência trangênero

Em janeiro de 2015, Francisco recebeu Diego Neria Lejarraga, 48, que nasceu mulher, mas fez um procedimento para se tornar um homem transgênero. Uma vez chamado de “filha do diabo” por um padre local na sua Espanha natal, Lejarraga procurou consolo de Francisco em uma reunião privada com sua noiva confirmada por autoridades do Vaticano. Quando Lejarrage perguntou ao papa se ele tinha um lugar na Igreja, o pontífice o repondeu com um abraço.

6) A encíclica sobre o meio ambiente

Em junho de 2015, Francisco colocou a Igreja no centro do debate sobre as mudanças climáticas, ao dedicar sua encíclica ao tema.

7) Perdão para mulheres que abortaram

Neste mês, Francisco anunciou uma janela temporária de “misericórdia”, durante o Ano Santo Católico,  para as mulheres que abortaram.

8) Processo de anulação simplificado

Neste mês, Francisco anunciou várias alterações processuais para acelerar e simplificar o procedimentode anulação de casamento. No mês passado, o papa pediu aos clérigos para manter as “portas abertas” para os católicos que se casam novamente.

 

Fontes:
The Washington Post-8 of Pope Francis’s most liberal statements

5 Opiniões

  1. Eliziete barbosa disse:

    Deus tenha misericórdia dos julgadores e dos que lêem a Bíblia ao pé da letra. Fundamentalistas. Analfabetos da palavra de Deus! Deus é amor. Somos todos irmãos. Ai daquele que julgar pois será julgado com a mesma força ou pior. Deus nos livre de todo mal. E perdoa senhor pois eles não sabem o que dizem.

  2. Luciane V disse:

    Eis o Falso Profeta, que fala como dragão em pele de cordeiro!
    Leia Apocalipse e conhecerás o fim desta história!
    O nome Falso Profeta, que desencaminhará a muitos e anda escrevendo poesia para enganar multidões, se fazendo de “bondade em forma de gente”, sim esse nome, lhe cai muito bem, pois fala como se fosse dono da verdade e do conhecimento e estivesse acima de todo homem no entendimento das coisas de DEus e de Sua Palavra a Bíblia!!! Sim, este é o Falso Profeta, aquele que abre as portas para o Anticristo! Aquele que fala docemente palavras de engano e se posiciona contra a Bíblia, cujo livro ele nem lê e nem carrega com ele, e se posiciona contra as leis de DEus!!! Hipócrita!!!
    Coloca em dúvida a criação, ridiculariza aqueles que nela acreditam! Desvaloriza o casamento, criado instituído por Deus! É a favor do ecumenismo: querendo PAZ???? Ahhh seu dragão!!! Ou querendo apenas cumprir as profecias a respeito do Senhor no livro de Apocalipse!!!
    Antes, o Rei do Vaticano, quer mais poder, conquistas e não adora a Deus! Quantas vezes ele fala em Jesus???? Não, ele fala sobre o catequismo, sobre seus ideais jesuítas, comunismo e idolatria a estátuas e santos!
    POVO DE DEUS ACORDE!!! SAÍ DA BABILÔNIA POVO MEU!!!
    CHEGA DE IGNORÂNCIA!!! ESTUDEM SOBRE FALSO PROFETA E O ANTICRISTO!
    PROFECIAS QUE ESTÃO SE CUMPRINDO! JESUS ESTÁ VOLTANDO E AQUELE QUE FOR PEGO DISTRAÍDO, NÃO FAZENDO A VONTADE DELE, VAI SER DESTRUÍDO JUNTO COM O IMPÉRIO DA RELIGIÃO FALSA!!!
    Antes de questionar, minhas palavras, leia, estude, pesquise sobre a NOM e os seus objetivos!!!

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    RELIGIÃO – FUTEBOL E POLÍTICAS SEMPRE SERÁ DIFÍCIL DE SE COMPREENDER ASSIM COMO DISCUTIR PASSADO VÁRIOS SÉCULOS e quem sou eu para dá pitaco EIS A QUESTÃO

  4. ney disse:

    Esse é o dragão que fala como cordeiro, durante a inquisição essa besta que emerge da terra, assinou bulas e mais bulas para a execução de muita gente, e agora quer ser liberal.

  5. Roberto Henry Ebelt disse:

    Esse cara, o Jorge, vai ficar louco se continuar tentando conciliar os usos e costumes do primeiro século da era cristã com as loucuras desenfreadas e politicamente malucas do século 21.
    Honestamente, como é que ainda existem “transgênicos/as” e similares católicos, em pleno século 21, que ainda se importam com os usos e costumes de dois mil atrás?
    Como é que existem moçoilas desvirginadas por vários namorados que ainda afazem questão de casar de branco em uma igreja, só para se separarem nos próximos cinco anos, sendo que o que importa é o registro no cartório?
    A mensagem do Novo Testamento já foi condensada pelo próprio Cristo: Amarás a Deus sobre todos as coisas (difícil ou impossível amar o que não conhecemos) e ao teu próximo como a ti mesmo (extremamente pertinente, pois faz cada um responsável pelos que estão ao seu lado – e não do outro lado do mundo).
    Para que igrejas? Para que papas? Para que sacerdotes?
    Para encomendar o meu corpo quando eu morrer? Dispenso a intermediação de um possível pedófilo para garantir a minha entrada no paraíso. Amém.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *