Início » Internacional » Olmert pediu que Bush votasse contra resolução da ONU
Conflito em Gaza

Olmert pediu que Bush votasse contra resolução da ONU

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Reuters divulgou que o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou ter, na semana passada, ligado e feito um pedido para o presidente Bush, a fim de que os EUA votassem contra a resolução da ONU que pedia um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro disse que o pedido fez Condoleezza Rice se abster do voto.

De acordo com Olmert — que falou com Bush na última quinta-feira, 8, apenas dez minutos antes da votação do Conselho de Segurança –, o presidente norte-americano disse não saber nada a respeito e não estar a par da situação.

Líder da oposição em Israel diz que a ofensiva em Gaza é uma "guerra justa"

Nesta terça-feira, 13, o líder da oposição em Israel e chefe do partido direitista Likud, Benjamin Netanyahu, afirmou que a ofensiva israelense na Faixa de Gaza "é uma guerra justa". E completou dizendo que o Governo conta com seu apoio.

Segundo ele, o exército do país faz um trabalho que sai do comum, com meios justos. Ele lamenta que ocorram mortes de civis. Ele diz que Israel deve realizar o pleito. "Porque, caso contrário, daríamos aos terroristas uma tremenda vitória, capturariam nossa democracia".

Segundo as pesquisas, Netanyahu é o candidato favorito para as próximas eleições gerais no país, no dia 10 de fevereiro.

Chanceler de Israel diz que ofensiva é boa para palestinos

O jornal "Haaretz" divulgou que a chanceler de Israel, Tzipi Livni, afirmou, nesta terça, que a ofensiva militar realizada pelo Exército de Israel contra o Hamas, em Gaza, serve tanto a interesses dos palestinos quanto dos israelenses. Já o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, acusou Israel de tentar "aniquilar" o povo palestino.

Fontes:
G1/Globo.com - Premiê israelense diz que ligou para Bush pedindo voto contra em resolução da ONU
Último Segundo - Netanyahu aprova operação em Gaza e diz que é uma "guerra justa"
Folha Online - Israel diz que ação é boa para palestinos; Abbas vê aniquilamento

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *