Início » Internacional » OMS anuncia ‘revisão completa’ de vacina contra dengue
DENGVAXIA

OMS anuncia ‘revisão completa’ de vacina contra dengue

Trata-se de uma 'medida preventiva e provisória', segundo o órgão

OMS anuncia ‘revisão completa’ de vacina contra dengue
A Dengvaxia é a única vacina contra dengue aprovada no Brasil (Fonte: Reprodução/AFP/Getty Images)

Os dados sobre a vacina Dengvaxia, do labotarório Sanofi, devem passar por uma “revisão completa” até o fim do ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 4, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A recomendação do órgão é de que a vacina seja tomada apenas por quem sabe que já foi infectado pelo vírus da dengue. Ainda segundo a OMS, trata-se de uma “medida preventiva e provisória”.

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que a Dengvaxia não seja administrada no Brasil a pessoas que não tiveram exposição prévia ao vírus.

A medida foi tomada com base em estudos apresentados pelo laboratório Sanofi que sugerem que quem nunca teve contato com o vírus da dengue pode desenvolver formas mais graves da doença após a aplicação da vacina.

Após a divulgação desses dados, as Filipinas pediram um levantamento sobre a imunização de mais de 730 mil crianças, que receberam a vacina — agora suspensa — por meio de um programa de imunização do governo.

A Dengvaxia é a única vacina contra dengue aprovada no Brasil, mas não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações. De acordo com a Anvisa, o risco relacionado a quem nunca teve dengue “não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”.

A assessoria de imprensa da Sanofi Pasteur informou que “a recomendação é não vacinar soronegativos, independente da idade”. A Dengvaxia continua sendo recomendada para quem já teve dengue alguma vez na vida e está dentro da faixa etária de 9 a 45 anos de idade.

Fontes:
Uol - OMS recomenda uso limitado de vacina contra dengue, e revisará estudos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *