Início » Internacional » OMS declara Nigéria livre do surto de ebola
Surto de ebola

OMS declara Nigéria livre do surto de ebola

Após passar 42 sem registrar nenhum caso novo de contaminação, país foi oficialmente considerado livre da epidemia pela OMS

OMS declara Nigéria livre do surto de ebola
Nigéria foi elogiada internacionalmente pela rápida ação contra o vírus (Reprodução/Business Week)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira, 20, que a Nigéria está livre do surto de ebola. Segundo o órgão, o país não registrou nenhum novo caso de contaminação nos últimos 42 dias. É o segundo país africano a ser declarado livre dos vírus pela organização após o Senegal.

Leia mais: Ebola alimenta teorias da conspiração

Para que a OMS declare o fim de uma epidemia são necessários passar dois períodos de incubação (21 dias) sem registrar nenhum novo caso.

“A epidemia na Nigéria foi derrotada. É um êxito espetacular que mostra ao mundo que o ebola pode ser contido”, disse Rui Gama Vaz, representante da OMS em Abuja, capital nigeriana. O vírus ebola chegou à Nigéria em julho deste ano, levado por um diplomata liberiano infectado.

País mais populoso da África, a Nigéria foi elogiada internacionalmente pela rápida ação contra o vírus. “A Nigéria agiu rapidamente e mais cedo, em grande escala”, disse John Vertefeuille, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

O surto de ebola já infectou mais de 8 mil pessoas na África Ocidental, matando mais de 4 mil. Os países mais afetados são Nigéria, Guiné e Serra Leoa, onde ocorreram 70% das mortes.

Fontes:
O Globo-OMS declara o fim da epidemia de ebola na Nigéria

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *