Início » Internacional » Onda de frio extremo deixa pelo menos 20 mortos nos EUA
VÓRTICE POLAR

Onda de frio extremo deixa pelo menos 20 mortos nos EUA

Área atingida registrou sérias precipitações de neve e temperaturas negativas recordes

Onda de frio extremo deixa pelo menos 20 mortos nos EUA
O frio extremo é provocado por uma massa de ar gelado em rotação chamada vórtice polar (Fonte: Reprodução/Satélite/Nasa)

Uma onda de frio extremo que atinge a costa leste e o meio-oeste dos EUA já deixou pelo menos 20 mortos em função de congelamento e acidentes de trânsito.

Leia também: Sensação térmica chega a 50 graus negativos em Chicago

Leia também: Onda de frio nos Estados Unidos pode chegar a -50ºC

A área atingida pela forte massa de ar do Ártico, que provocou um frio severo, registrou sérias precipitações de neve e temperaturas negativas recordes.

Mais de 1.400 voos foram cancelados nesta quinta-feira, 31, em dois aeroportos de Chicago por causa de nevascas. Ao todo mais de 4 mil voos já foram cancelados nos últimos três dias por causa da grave onda de frio, a mais forte em décadas.

O frio extremo é provocado por uma massa de ar gelado em rotação chamada vórtice polar. A temperatura pode chegar a até -53°C em alguns lugares. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alerta que uma pessoa pode congelar em menos de dez minutos ao sair ao ar livre diante de uma situação dessas.

A expectativa é de que a temperatura comece a subir neste final de semana. Dezenas de milhões de pessoas em todo o país foram afetadas por esse clima.

Fontes:
EBC - Vinte pessoas morrem nos EUA devido a grave onda de frio

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *