Início » Internacional » Onde está Putin?
Mistério na Rússia

Onde está Putin?

Presidente russo cancela reuniões e não é visto em público há mais de uma semana; Kremlin nega boatos de uma possível gripe

Onde está Putin?
Explicação mais provável é que Putin estaria doente; Kremlin nega (Reprodução/Internet)

O presidente russo não é visto em público desde a semana passada, um fato que vem gerando especulações das mais variadas e que preocupa grande parte da Rússia nesta sexta-feira, 13.

Nesta semana Putin cancelou uma viagem ao Cazaquistão, adiou a assinatura de um tratado com representantes da Ossétia do Sul e se ausentou de uma reunião da qual sempre participa, com altos funcionários do FSB, o serviço de inteligência doméstica da Rússia.

A sua última aparição pública foi em uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, em 5 de março, embora o Kremlin tenha se esforçado para mostrar que tudo corre normalmente. Dado que o Kremlin ainda usa estratégias da cartilha soviética, há uma tentativa de mostrar que a agenda do presidente vem sendo cumprida sem alterações.

Na sexta-feira, 6, há exatamente uma semana, o Kremlin divulgou um vídeo e postou uma foto de uma reunião entre Putin e o presidente do Supremo Tribunal russo, mas como o vídeo foi gravado, a data do encontro não pôde ser confirmada. Uma reunião com o governador da região de Karelia, noroeste do país, que segundo a agenda presidencial postada no site oficial do Kremlin teria ocorrido nesta quarta-feira, 11, aconteceu no dia 4, conforme noticiou um site local. Outra reunião com mulheres noticiada no domingo, 8, aconteceu no dia 6, sexta-feira.

A explicação mais provável para o sumiço de Putin veio de uma fonte do governo não identificada no Cazaquistão, que aparentemente não recebeu o memorando e disse à Reuters: “parece que ele está doente”.

Há uma relutância enorme do governo em reconhecer que o líder alfa macho da Rússia, com saúde de ferro aos 62 anos, poderia ter sido abatido por uma gripe comum como um mero mortal. O Kremlin insiste que ele está perfeitamente saudável.

Dmitry Peskov, porta-voz do presidente russo disse que “não há absolutamente nenhuma razão para todas estas dúvidas. Putin está bem. Ele trabalha de acordo com sua programação e ritmo de sempre, muito sobrecarregado.”

Os russos estarão atentos na segunda-feira, quando Putin deve se reunir com o presidente do Quirguistão em São Petersburgo.

Fontes:
The New York Times - Putin, Said to Be ‘Perfectly Healthy,’ Is Also Nowhere to Be Seen

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *