Início » Internacional » ONU alerta para mudanças climáticas em mensagem de Ano Novo
MUNDO

ONU alerta para mudanças climáticas em mensagem de Ano Novo

Além de falar sobre as mudanças climáticas, a ONU também relembrou as divisões geopolíticas, os conflitos armados mundiais e a crise migratória

ONU alerta para mudanças climáticas em mensagem de Ano Novo
Secretário-geral da ONU, António Guterres, divulgou a mensagem de Ano Novo (Foto: Divulgação)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a alertar o mundo sobre as mudanças climáticas. O alerta foi feito durante a mensagem para o Ano Novo, divulgada pela ONU.

“As alterações climáticas avançam muito mais rapidamente do que nós. […] Agora temos de aumentar a nossa ambição para combater esta ameaça à nossa existência – as alterações climáticas. É tempo de aproveitarmos a nossa última melhor oportunidade. É tempo de travar o descontrole e a espiral das mudanças climáticas”, declarou.

Além de falar sobre as mudanças climáticas, assunto que está em destaque, principalmente após a 24ª Conferência do Clima (COP-24), em Katowice, no sul da Polônia, Guterres ainda falou sobre as divisões geopolíticas, os conflitos armados mundiais e a crise migratória.

“As divisões geopolíticas estão a aprofundar-se, tornando os conflitos mais difíceis de resolver. Um número recorde de pessoas está em movimento na busca de segurança e proteção. As desigualdades estão aumentando. E as pessoas questionam-se perante um mundo no qual um punhado de gente detém a mesma riqueza que metade da humanidade. A intolerância está a crescer e a confiança está em declínio”, apontou.

No entanto, o secretário-geral lembra que o ano de 2018 não foi recheado apenas de problemas, mas também contou com soluções, ou início de negociações pela paz, em diferentes lugares assolados pelas guerras. Um dos momentos mais significativos foi o avanço para melhorar a condição do Iêmen, que passa por uma longa crise, onde milhares de pessoas estão morrendo de fome.

“As negociações sobre o Iêmen criaram condições para a paz. E o acordo assinado em Riad em setembro, entre a Etiópia e a Eritreia, melhorou as perspectivas de toda a região. A assinatura de um acordo entre as partes do conflito do Sudão do Sul revitalizou as perspectivas de paz, trazendo mais progresso nos últimos quatro meses, do que nos quatro anos anteriores”, destacou.

Além disso, com uma mensagem positiva para o ano de 2019, Guterres destacou o apoio mundial para a realização de diferentes objetivos traçados pela ONU, como um projeto global de paz.

“Em todos os lugares, as pessoas estão se mobilizando para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o nosso projeto global de paz, justiça e prosperidade num planeta saudável. Quando a cooperação internacional funciona, o mundo ganha”, disse.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *