Início » Internacional » ONU aprova cessar-fogo temporário na Síria
INTERNACIONAL

ONU aprova cessar-fogo temporário na Síria

Apesar da decisão unânime, a região de Ghouta Oriental já voltou a sofrer bombardeios pelas forças governamentais sírias e aliadas

ONU aprova cessar-fogo temporário na Síria
A decisão foi unânime (Foto: ONU)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

No último sábado, 24, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por unanimidade a trégua humanitária na Síria por 30 dias. No entanto, neste domingo, 25, a região de Ghouta Oriental já voltou a sofrer bombardeios pelas forças governamentais sírias e aliadas.

Desde a última sexta-feira, 23, a ONU tenta votar esta medida, mas os russos estavam forçando o adiamento da votação. Eles consideravam a proposta conivente com grupos radicais islâmicos que operam em Ghouta. A Rússia é um grande aliado do regime sírio de Bashar al-Assad e fornece apoio fundamental na guerra.

“Os comboios humanitários estão prontos para ir”, declarou o embaixador sueco na ONU, Olof Skoog.

A Rússia fica agora responsável por garantir a aplicação do acordo e evitar novos bombardeios em Ghouta. Um dos termos do pacto prevê excluir da trégua grupos terroristas como o Estado Islâmico e al-Qaeda. No entanto, alguns diplomatas temem que a Síria continue a atacar em Ghouta sob o pretexto de mirar em rebeldes radicais islâmicos.

Os russos rejeitaram a proposta original de 9 de fevereiro trazida por Kuwait e Suécia. Por isso, um novo texto mais brando foi feito. O novo documento se limitava a “pedir” um cessar-fogo, enquanto a versão anterior dizia “decidir”. A nova versão também especifica que a trégua não será aplicável a “indivíduos, grupos, empresas e entidades associadas” à al-Qaeda e ao Estado Islâmico, enquanto que a versão anterior mencionava apenas as duas organizações.

Ghouta Oriental é o último reduto rebelde perto da capital. A região está cercada desde 2013.

 

Fontes:
O Globo-Conselho de Segurança da ONU aprova cessar-fogo temporário na Síria
UN-UN Security Council agrees 30-day ceasefire in Syria

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Jeffwerson Tavares disse:

    ONU aprovar cessar fogo é demais.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *