Início » Internacional » ONU aprova proposta contra espionagem
Apresentada por Brasil e Alemanha

ONU aprova proposta contra espionagem

Projeto apresentado por Brasil e Alemanha busca garantir a segurança de dados e o direito à privacidade na internet

ONU aprova proposta contra espionagem
Presidente Dilma e chanceler da Alemanha, Angela Merkel (Fonte: Reprodução/AFP)

A III Comissão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta terça-feira, 25, um projeto apresentado por Brasil e Alemanha que busca garantir a segurança de dados e o direito à privacidade na internet.

Trata-se de uma atualização de uma resolução adotada no ano passado. A proposta foi enviada por Brasil e Alemanha após os escândalos de espionagem no governo dos EUA revelados por Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

O projeto original classificava a coleta de metadados (que revelam informações e conteúdo de comunicações) como “altamente intrusiva”. A expressão ficou de fora da versão final a pedido de EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, que argumentam que a coleta de dados é importante no combate ao terrorismo.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o Brasil está “satisfeito” com a aprovação do projeto pela III Comissão da Assembleia Geral da ONU.

O documento tem coautoria de 65 países. A expectativa é de que o texto seja votado até o final do ano na Assembleia Geral da ONU e seja aprovado sem resistência no plenário.

Fontes:
Folha de S.Paulo - ONU aprova resolução proposta por Brasil e Alemanha contra espionagem

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *