Início » Internacional » ONU dá novos detalhes sobre denúncias de abuso sexual contra forças de paz
África

ONU dá novos detalhes sobre denúncias de abuso sexual contra forças de paz

Nove dos 13 casos notificados nos últimos anos envolveram crianças a partir dos 11 anos. Até o momento, ninguém foi condenado

A ONU divulgou na última quinta-feira, 20, detalhes de uma série de acusações de abuso sexual contra suas forças de paz na República Centro-Africana, um dos países mais pobres da África. Segundo as novas informações, nove dos 13 casos notificados nos últimos anos envolveram crianças a partir dos 11 anos e ninguém ainda foi condenado.

Leia mais: Forças da Paz da ONU exploram sexualmente mulheres e crianças no Haiti

A notícia foi divulgada numa videoconferência com Diane Corner, vice-chefe da missão da ONU no país. Ela discursou um dia após representantes da organização revelarem que suas forças de paz tinham sido acusadas em pelo menos 13 casos de abuso no ano passado na República Centro-Africana.

Segundo Diane , a maioria dos casos de abuso vieram à tona em junho. “O forte aumento nos casos notificados nos últimos três meses é motivo de preocupação. A proteção de civis é a prioridade do nosso mandato”, disse Diane.

O escândalo tocou em uma questão delicada da ONU. Afinal, a prestação de contas das forças de paz tem sido um problema constante. O processo penal é responsabilidade dos países membros que colaboram com as forças de paz. No entanto, a ONU têm pouco poder para garantir o cumprimento dessas ações.

Fontes:
The New York Times-U.N. Details Sexual Abuse Claims Against Troops

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *