Início » Internacional » ONU diz que Iêmen está ‘à beira de uma guerra civil’
Violência e desarticulação

ONU diz que Iêmen está ‘à beira de uma guerra civil’

Enviado especial da ONU na região pediu o fim das hostilidades entre rebeldes e governistas

ONU diz que Iêmen está ‘à beira de uma guerra civil’
Rebeldes xiitas houthis na capital do Iêmen (Fonte: Reprodução/Reuters)

Com o avanço dos rebeldes xiitas houthis, o empobrecido, porém estratégico, Iêmen mergulhou no caos nos últimos meses. A ONU alertou neste final de semana que “o país vai mergulhar em mais violência e desarticulação” e está “à beira de uma guerra civil”.

Jamal Benomar, o enviado especial da ONU na região, pediu o fim das hostilidades entre rebeldes e governistas, ressaltando que “o diálogo pacífico é a única forma de avançar”.

O Conselho de Segurança da ONU declarou apoio unânime ao presidente do Iêmen, Abd-Rabby Mansour Hadi, neste domingo, 22. Pressionado, Hadi renunciou ao cargo e fugiu para o sul do país. As Nações Unidas também reafirmaram o “forte compromisso” com a unidade, a soberania e a integridade territorial do Iêmen.

Os rebeldes da milícia Houthis tomaram o controle da capital do Iêmen, Sanaa, no início de fevereiro, dividindo o país. Diplomatas temem que grupos terroristas possam se aproveitar da deterioração política do Iêmen. Na última sexta-feira, 20, um ataque terrorista reivindicado pelo Estado Islâmico atingiu mesquitas frequentadas pelos houthis em Sanaa. O ataque deixou mais de 120 mortos.

Fontes:
Veja - Iêmen está à beira de uma guerra civil, alerta ONU

2 Opiniões

  1. jayme endebo disse:

    a inutil organização só consegue falar besteira pois a sua atividade-fim que deveria promover a paz entre as nações é completamente fracassada.

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    À beira? Se isso é beira, já não sei mais o é beira! As Nações Unidas estão naquele esfera a que cabe o ditadao: O pior cego é aquele que não quer ver.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *