Início » Internacional » ONU pede fim das execuções por tráfico na Indonésia
Pena de morte

ONU pede fim das execuções por tráfico na Indonésia

Secretário-geral da ONU exortou o governo da Indonésia a não aplicar penas de morte às dez pessoas condenadas pela Justiça do país por tráfico de drogas

ONU pede fim das execuções por tráfico na Indonésia
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (Fonte: Reprodução/World Economic Forum)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entrou em cena neste sábado, 25, no caso dos dez cidadãos de várias nacionalidades prestes a serem executados na Indonésia por tráfico de drogas.

Ban Ki-moon exortou o governo da Indonésia a não aplicar penas de morte às dez pessoas condenadas pela Justiça do país por tráfico de drogas, entre as quais o brasileiro Rodrigo Gularte. Para o secretário-geral da ONU, punir este crime com a morte não é algo condizente com as leis internacionais.

“Sob a lei internacional, no caso de a pena de morte estar em vigor, deve ser aplicada apenas para os crimes mais graves, como assassinato premeditado, e só através de um acompanhamento de garantias adequadas”, disse Ban Ki-moon, em comunicado.

Além do brasileiro Rodrigo Gularte e de um indonésio, estão no corredor da morte por tráfico de drogas na Indonésia cidadãos da Austrália, Filipinas, Nigéria e França. Quase todos foram avisados neste sábado que serão executados dentro de três dias. Só o francês Serge Atlaoui foi excluído da próxima lista de execuções, por causa de uma apelação em curso.

Fontes:
G1 - Ban Ki-moon pede para Indonésia não executar condenados à morte

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *