Início » Internacional » ONU pede mais investimentos em prevenção a incêndios florestais
EM TODO O MUNDO

ONU pede mais investimentos em prevenção a incêndios florestais

Pelo menos 80 pessoas morreram na Grécia nos últimos dias em decorrência de incêndios florestais que começaram na segunda-feira, 23

ONU pede mais investimentos em prevenção a incêndios florestais
Casas destruídas pelas chamas que atingiram a pequena cidade de Mati, na Grécia (Fonte: Reprodução/Antonis Nicolopoulos/Eurokinissi/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A principal autoridade da ONU para redução do risco de desastres, Mami Mizutori, pediu nesta quarta-feira, 25, mais investimentos em prevenção a incêndios florestais em todo o mundo.

Pelo menos 80 pessoas morreram na Grécia nos últimos dias em decorrência de incêndios florestais que começaram na segunda-feira, 23, e se espalharam muito rápido pela cidade de Mati, que fica perto da capital Atenas.

Autoridades temem que o número de mortos ainda aumente de forma significativa conforme as buscas por desaparecidos avançarem. Centenas de pessoas ficaram feridas.

As mortes na Grécia foram descritas por Mami Mizutori como uma “tragédia verdadeiramente dolorosa”. “Devemos àqueles que perderam suas vidas na Grécia e em outros lugares intensificar os esforços na prevenção e supressão de incêndios florestais […] Investir em resposta a desastres e preparação são ações vitais para este esforço, considerando que as perdas globais com incêndios florestais atingiram níveis recordes no ano passado, e poucas partes do mundo são poupadas deste risco à medida que a mudança climática multiplica a ameaça”, disse ainda Mizutori.

Um relatório da União Europeia aponta que grandes incêndios florestais têm atingido o continente, sendo que “a atividade humana (acidental, negligente ou deliberada) é uma das causas mais comuns”.

A Suécia também enfrenta atualmente os mais graves incêndios florestais da história moderna do país. As chamas atingem uma área total de 250 quilômetros quadrados, o que seria equivalente a cerca de 60% do território do estado do Rio de Janeiro.

Fontes:
ONU BR - Após tragédia na Grécia, ONU pede esforços de prevenção a incêndios florestais no mundo
G1 - Incêndios florestais na Suécia atingem área equivalente a 35.700 campos de futebol

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. carlos alberto martins disse:

    lamentavelmente os incendios são criminosos,e,as autoridades utilizam métodos arcaicos para o combate.o corréto seria uma parelha de 3 tratores D6 de esteiras,abrindo clareiras cerceando o propagar das chamas.seria uma boa prevenção manter esses tratores em lugares estratégicos para um eventual princípio de incendio.

  2. Buckminster disse:

    Quem és tu ONU para pedir alguma coisa?! Vocês tem conhecimento do que está errado no mundo mas agem por conveniência própria! A ONU deveria ser colocada no banco dos réus se a realidade das coisas fossem consideradas, o problema é que vivemos no mundo do faz de conta…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *