Início » Cultura » A ópera “O Guarani” estreia no teatro Scala, de Milão
NESTA DATA

A ópera “O Guarani” estreia no teatro Scala, de Milão

Obra fez com que o compositor brasileiro Carlos Gomes se tornasse um dos melhores de seu tempo

A ópera “O Guarani” estreia no teatro Scala, de Milão
Baseada no romance de José de Alencar, a ópera alcançou sucesso estrondoso (Foto: Wikimedia)

No dia 19 de março de 1870, a ópera O Guarani, do compositor brasileiro Carlos Gomes, estreia no Teatro Scala, de Milão, na Itália. A obra foi baseada no romance de José de Alencar, com libreto inicial do poeta Antonio Scalvini, e concluído por Carlo d’Orneville.

A ópera alcançou sucesso estrondoso, o que levou Carlos Gomes a ser considerado um “verdadeiro gênio musical”, de acordo com as palavras do compositor e maestro Giuseppi Verdi.

Após 21 apresentações no Teatro Scala, a ópera percorreu a Europa, com grande sucesso.

Sob o ponto de vista romântico “O Guarani” narra uma história de amor, em que a jovem Cecília desperta paixão, simultaneamente, em quatro homens: Gonzales, Dom Álvaro, o Cacique Aimoré e o índio Peri. Para os dois quase adolescentes – Cecília tem 16 anos e Peri, 18 -, é a descoberta do amor de forma pura, que começa com a amizade e se desenvolve de forma arrebatadora, atravessando as diferenças étnicas e culturais do casal.

Mas a ópera permite outros tipos de leitura: também retrata a história verídica da dizimação dos índios Aimorés. Mostra, ainda, o interesse econômico da Espanha na colônia portuguesa na figura do aventureiro Gonzales que, embora deseje Cecília, tem como principal objetivo dominar a todos para poder explorar uma mina de prata cuja existência e localização são mantidas em segredo.

“O Guarani” foi a obra que introduziu o Brasil no mundo musical e consagrou Carlos Gomes como o maior compositor das Américas no século XIX.

Fontes:
UOL-1870 – (período posterior à Guerra do Paraguai)
UOL-"O Guarani" trata de amor, massacre de índios e colonização brasileira

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *