Início » Internacional » Os Estados Unidos entram na Guerra do Vietnã
Guerra do Vietnã

Os Estados Unidos entram na Guerra do Vietnã

Em 8 de março de 1965, os EUA enviaram as primeiras tropas para a guerra. Cerca de 58 mil americanos e mais de um milhão de vietnamitas morreram

Os Estados Unidos entram na Guerra do Vietnã
A violência e intensidade dos conflitos foram divulgadas no mundo inteiro através dos meios de comunicação (Reprodução/AP)

Em 1954, a Conferência de Genebra reconheceu a independência do Camboja, do Laos e do Vietnã. Os países faziam parte de uma região conhecida como Indochina e estavam sob o domínio francês. Ficou decidido que o Vietnã ficaria dividido em Vietnã do Norte, socialista e governado por Ho Chin Minh e Vietnã do Sul, capitalista e governado por Ngo Dinh-Diem.

Essa divisão valeria até as eleições para a unificação do país, em 1956. Mas em 1955, Ngo Diem liderou um golpe militar, cancelou as eleições e proclamou a independência do Sul. Os americanos o apoiaram porque temiam a “Teoria Dominó” em que a vitória comunista na eleição poderia influenciar outros países a segui-los.

Os Estados Unidos passaram a colaborar com o Vietnã do Sul enviando armas e dinheiro. Em oposição, surgiu a organização Frente Nacional de Libertação (FNL), apoiada pelo Vietnã do Norte.

Durante os primeiros anos da Guerra do Vietnã, a participação americana se restringiu a ajuda econômica e militar, com o envio de material bélico e de conselheiros. Em 1965, as forças armadas da FNL atacaram as instalações militares americanas em Pleiktu e Qui Nhon. A ofensiva fez com que no dia 8 de março de 1965, os Estados Unidos entrassem oficialmente na guerra com o envio de tropas.

Cerca de 58 mil americanos e mais de um milhão de vietnamitas morreram durante a guerra. Mais toneladas de bombas foram jogadas sobre o Vietnã do que todas as lançadas na 2ª Guerra Mundial. E cerca de 70% de todos os povoados do norte foram destruídos. A violência e intensidade dos conflitos foram divulgadas no mundo inteiro através dos meios de comunicação. Depois de diversas derrotas, os Estados Unidos se retiraram do conflito em 1973 e, em 1975, a guerra foi oficialmente encerrada.

Fontes:
InfoEscola-Guerra do Vietnã
Folha Online-Compare Vietnã, Golfo e Afeganistão
Opera Mundi-Hoje na História: 1960 - Vietnã do Norte cria a Frente Nacional de Libertação

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *