Início » Cultura » Os irmãos Lumière apresentam o cinema
NESTA DATA

Os irmãos Lumière apresentam o cinema

Em 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia

Os irmãos Lumière apresentam o cinema
Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, uma câmera que servia tanto para a exibição quanto para filmagem (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Apesar de outros inventores também já terem descoberto um processo capaz de projetar imagens ou fotografias animadas, os irmãos Augeste e Luis Lumière são geralmente considerados os inventores do cinema, por terem sido os pioneiros na exibição de imagens em movimento.

Os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, uma câmera que servia tanto para a exibição quanto para filmagem. Capaz de filmar, desenvolver e projetar películas, esse aparelho foi imediatamente considerado tecnicamente superior a todos os outros.

No dia 22 de março de 1895, na sede da Sociedade Francesa para o Incentivo à Indústria, em Paris, foi feita a primeira exibição de um filme para uma pequena plateia. Exibida em algumas ocasiões nos meses seguintes, o filme foi apresentado ao público pagante somente em dezembro do mesmo ano.

Os irmãos Lumière eram diretores de uma fábrica de produtos fotográficos e durante os experimentos com o cinematógrafo, usaram o próprio cotidiano para as primeiras filmagens. Assim, o primeiro filme dos irmãos é “A saída das Indústrias Lumière”. Hoje, ainda é possível visitar o lugar exato onde a obra foi filmada na Cinemateca de Lyon, na França.

Veja abaixo o filme “A saída das Indústrias Lumière”:

Fontes:
Larousse-Les frères Lumière

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *