article image
O Ocidente continua a ter o maior consumo per capita. (Reprodução/Internet)
Gráfico

Os reis dos carnívoros

Quem come mais carne? Os vegetarianos não devem ver isso

fonte | A A A

O mundo tem um apetite crescente para carne. Há cinquenta anos, o consumo global era de 70 milhões de toneladas ao ano. Até 2007 – o último ano para o qual há dados comparáveis disponíveis – o consumo havia subido para 268 milhões de toneladas. De modo similar, a quantidade de carne comida por cada pessoa saltou de cerca de 22kg em 1961 para 40kg em 2007.

Ao longo do mesmo período, os gostos também mudaram. A carne bovina era a preferida no início da década de 60, respondendo por 40% do consumo de carne, mas em 2007 essa parcela caiu para 23%. O porco agora é a fonte de proteína predileta, com cerca de 99 milhões de toneladas consumidas. Enquanto isso, avanços na criação de animais de abate e mudanças na dieta ocidental relacionadas à saúde ajudaram a elevar o consumo de aves de 12% para 31% do total global. Ainda que países populosos de renda média, como a China, estejam conduzindo a demanda mundial por carne, o Ocidente continua a ter o maior consumo per capita.

Os luxemburgueses, que estão em primeiro lugar na tabela, ficam atrás apenas dos argentinos em consumo de carne bovina. Os austríacos são os comedores de porcos mais empenhados, deglutindo 66 kg de suínos todo ano – só um pouco a mais do que os sérvios, espanhóis, e até do que seus vizinhos alemães. No outro lado do espectro, os indianos, que veneram as vacas, comem apenas 2,6 kg de carne per capita, o menor nível dos 177 países pesquisados.

De volta ao topo comentários: (1)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Joaquim Caldas disse:

    O prato que se pede, paga,come mas não leva e se devolve ao dono é a mulher.E é uma fonte de alimento que não engorda.