Início » Cultura » Esportes » Oscar Pistorius é condenado a cinco anos de prisão
Caso encerrado

Oscar Pistorius é condenado a cinco anos de prisão

Atleta sul-africano foi condenado a cinco anos em regime fechado pelo assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Crime ocorreu em 2013

Oscar Pistorius é condenado a cinco anos de prisão
Apesar da sentença, a opinião pública considerou a punição branda (Reprodução/Internet)

O atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da namorada, a modelo Reeva Steenkamp. A sentença foi anunciada na manhã desta terça-feira, 21, pela juíza Thokozile Masipa, do Tribunal de Pretória, África do Sul.

Leia mais: Pistorius é enquadrado no crime de homicídio culposo
Leia mais: Oscar Pistorius é inocentado da acusação de homicídio doloso da namorada
Leia mais: Mulher é encontrada morta na casa de herói paralímpico Oscar Pistorius

O crime ocorreu em fevereiro de 2013. Reeva foi morta com dois tiros quando estava no banheiro. Em sua defesa, Pistorius afirmou que disparou porque confundiu a namorada com um ladrão.

Apesar da sentença, a opinião pública considerou a punição branda, pois a condenação para esse tipo de crime poderia ter chegado a 20 anos. Porém, a juíza Thokozile considerou que não seria adequado manter o atleta por “longo período no cárcere”, por isso, optou por um “prazo médio de punição”.

“O acusado é condenado a uma pena máxima de cinco anos de prisão. A decisão é minha e apenas minha. Uma sentença sem custódia mandaria a mensagem errada, mas um período demasiado longo de cárcere também não seria apropriado, pois faltaria a devida misericórdia com seu arrependimento”, disse a juíza. Nos tribunais sul-africanos, não existe júri popular e o juiz é o único responsável pela sentença.

A população também critica os benefícios que Pistorius terá na prisão. O atleta será encaminhado a uma ala hospitalar da Penitenciária Central de Pretória. Segundo Rose Troup Buchanan, correspondente do jornal britânico Independent, a cela que será destinada ao atleta é relativamente luxuosa se comparada com as demais celas do presídio. De acordo com Rose, cerca de 7 mil detentos são mantidos em condições insalubres na penitenciária. Algumas celas contêm 80 detentos, quando têm capacidade para metade desse número.

Fontes:
The Independent-Oscar Pistorius sentencing live: Athlete sentenced to five years in prison over culpable homicide of Reeva Steenkamp

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *