Início » Internacional » Otan inicia o maior exercício militar desde a Guerra Fria
RÚSSIA x OCIDENTE

Otan inicia o maior exercício militar desde a Guerra Fria

Feita na Polônia com a participação de 24 países, operação é uma demonstração de força da organização diante das recentes afirmações e ações da Rússia

Otan inicia o maior exercício militar desde a Guerra Fria
Os exercícios foram batizados de Anaconda 2016 e devem durar 10 dias (Foto: Flickr/The U.S. Army)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os países membros da Otan iniciaram na última segunda-feira, 6, na Polônia, o maior exercício militar conjunto no oeste europeu desde a Guerra Fria. A operação é uma demonstração de força da organização diante das recentes afirmações e ações da Rússia.

A Rússia vem invadindo rotineiramente o espaço aéreo de países nórdicos e em abril deste ano jatos russo sobrevoaram a 10 metros de distância o USS Donald Cook, destróier da Marinha americana que opera no Mar Báltico.

Os exercícios foram batizados de Anaconda 2016 e devem durar 10 dias. Participam da operação 31 mil soldados e milhares de veículos de 24 países.  Os aliados treinarão a cooperação entre as tropas em caso de ataques militares, químicos ou cibernéticos.

A Anaconda 2016 ocorre um mês antes da conferência da Otan em Varsóvia, prevista para os dias 8 e 9 de julho, quando os membros da organização decidirão sobre o posicionamento de tropas e arsenal militar na Polônia e nos países Bálcãs.

Os exercícios também ocorrem menos de um mês após os EUA inaugurarem um sistema antimíssil em Deveselu, sul da Romênia, que faz parte de um escudo de proteção aos países da Otan. A Rússia classificou o sistema como uma ameaça e uma provocação.

Fontes:
The Guadian-Nato countries begin largest war game in eastern Europe since cold war

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *