Início » Internacional » País ameaça responder a manobras militares de EUA e Coreia do Sul
Coreia do Norte

País ameaça responder a manobras militares de EUA e Coreia do Sul

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A Coreia do Norte advertiu nesta terça-feira que suas forças militares estão "em plena preparação para mobilizar seus combatentes perante qualquer provocação inimiga que afete a segurança da nação", em resposta às manobras militares que serão realizadas pelos Estados unidos e a Coreia do Sul na próxima semana. O anúncio foi feito no diário oficial do país.

A Coreia do Norte considera que as manobras são uma "grave ameaça militar", com objetivo de provocar um conflito armado entre as Coreias, que estão tecnicamente em guerra desde 1953 — ano em que assinaram um armistício, e não um tratado de paz, para pôr fim aos três anos de enfrentamento. As relações entre os dois países ficaram mais estremecidas desde a posse de Lee Myung-bak como presidente da Coreia do Sul.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizam exercícios militares anualmente. Este ano as manobras que são parte do treinamento serão feitas entre os dias 9 e 20 de março. Para os exercícios os EUA devem disponibilizar um porta-aviões de propulsão nuclear — que terá sua capacidade de ação diante de uma invasão testada — e 26 mil dos 28 mil soldados desdobrados na Coreia do Sul.

Fontes:
Estadão - Coreia do Norte se diz pronta para guerra

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *