Início » Economia » País pode afundar até o fim do século
Mudanças climáticas

País pode afundar até o fim do século

O presidente de Kiribati apela por ajuda; governo já comprou terras de outra nação

País pode afundar até o fim do século
O atol do Pacífico conta com cem mil habitantes (Foto: Wikimedia)

Kiribati é um país do Pacífico que tem 100 mil habitantes e uma área de 811 km². O futuro deste pequenino país é incerto e depende de bilhões de dólares para evitar que ele seja engolido pelo mar. Isso porque a altitude média de Kiribati é de apenas dois metros, e a elevação do nível do mar, gerada pelo aquecimento global, ameaça afundar as ilhas até 2100.

“Não temos montanhas e não podemos construí-las. Não temos os recursos necessários”, alertou o presidente Anote Tong, ao jornal Straits Times, de Cingapura.

Em 2014, apesar de a oposição dizer que foi um desperdício de dinheiro, o presidente gastou US$ 11,7 milhões na compra de terras em Fiji, para onde pretende realocar parte da população de Kiribati, caso seja necessário.

Entretanto, o presidente assegura que, mesmo antes do fim do século, outros fenômenos ligados ao aquecimento global podem afundar Kiribati. “Nós experimentamos um momento difícil com o ciclone Pam no início do ano. Se estes eventos se repetirem e tornarem-se mais severos, nossas chances de sobrevivência serão consideravelmente reduzidas”.

Em dezembro deste ano, líderes de 196 países vão se reunir para negociar um novo acordo para combater as mudanças climáticas, na Conferência do Clima em Paris (COP-21). Mas o presidente não está muito otimista com o possível resultado. “Já existe a tecnologia necessária (para ajudar Kiribati). A questão é se eles (a comunidade global) terão consciência e apoiarão os países que certamente serão afetados. Se fizerem isso, então podemos ficar aqui nas próximas décadas”.

Fontes:
O Globo-Presidente apela para que país não afunde até o fim do século

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *