Início » Internacional » Países reagem a teste nuclear da Coreia do norte
Tensão

Países reagem a teste nuclear da Coreia do norte

Enquanto isso, Pyongyang realiza grande ato para festejar teste nuclear

Países reagem a teste nuclear da Coreia do norte
Ato na Coreia do Norte por teste nuclear (Fonte: Reprodução/KCNA/AFP)

A Coreia do Sul, os EUA, o Japão, a China e países europeus recriminaram o teste nuclear norte-coreano realizado na última terça-feira, 12. Nesta quinta, 14, Seul informou que pode bombardear o país vizinho caso se sinta na iminência de sofrer um ataque.

Leia também: Verdadeira dimensão do programa nuclear norte-coreano permanence um mistério
Leia também: Ameaças da Coreia do Norte devem ser levadas a sério?

A Coreia do Sul já mobilizou um novo tipo de míssil de alta precisão. De acordo com um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa, trata-se de “uma arma guiada com precisão, que pode identificar e atingir a janela do gabinete da liderança norte-coreana”.

O governo norte-coreano, por sua vez, diz que o teste nuclear serviu para reforçar suas defesas diante da hostilidade dos EUA, que junto com aliados aparentemente trabalham para tornar mais rígidas as sanções financeiras a Pyongyang.

Festa na Coreia do Norte

Em paralelo às reações da comunidade internacional, a Coreia do Norte realizou um grande ato para celebrar o teste nuclear e saudar a “inigualável coragem do querido e respeitado Kim Jong-Un”. De acordo com agência oficial KCNA, mais de 100 mil militares e civis participaram do ato.

O teste nuclear levado a cabo por Pyongyang na última terça-feira foi o terceiro do país. Os anteriores foram realizados em 2006 e 2009.

A KCNA ressaltou que o teste “serviu como uma fulminante demonstração do poder de uma potência científica e tecnológica e de uma potência militar capaz de efetuar qualquer ataque”.

Fontes:
Estadão - Vizinhos reagem com firmeza a teste nuclear norte-coreano
G1 - Coreia do Norte tem grande ato para festejar teste nuclear

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *