Início » Internacional » Papa chega a Cuba neste sábado
Visita a Havana

Papa chega a Cuba neste sábado

Muitos cubanos são gratos ao papa por sua participação na recente retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos

Papa chega a Cuba neste sábado
Francisco é o primeiro papa latino-americano que deve tentar abrir realmente Cuba à Igreja Católica Romana (Foto: Flickr)

A chegada do Papa Francisco em Havana neste sábado, 19, é a primeira parada de uma viagem de nove dias do pontífice a Cuba e aos Estados Unidos. Muitos cubanos são gratos ao papa por sua participação na recente retomada das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de 50 anos de distanciamento e hostilidade.

Francisco enviou cartas ao presidente americano, Barack Obama, e ao cubano, Raúl Castro, conclamando-os ao diálogo, e diplomatas dos dois países se reuniram no Vaticano para tratativas iniciais.

Este sábado, ele começa a enfrentar um novo desafio: ele é o primeiro papa latino-americano que deve tentar abrir realmente Cuba à Igreja Católica Romana. Francisco sabe da complexidade e dos perigos de conviver com autoridades repressivas. Após a revolução de 1959, sacerdotes foram expulsos, escolas religiosas foram fechadas e o estado foi declarado ateu.

O pontífice tem uma reputação global devidos aos seus grandes gestos simbólicos, portanto, sua viagem a Cuba deve ser vista de perto. Diplomatas em Roma esperam que ele fale sobre liberdade religiosa assim como João Paulo II e Bento XVI fizeram durante suas viagens ao país.

Além disso, muitos cubanos esperam que o argentino convença o Congresso americano a pôr fim ao embargo econômico à ilha. Apesar de Obama ter aliviado uma série de sanções contra Cuba, a revogação do embargo depende do Congresso americano.

Fontes:
The New York Times-Pope Francis Faces a Challenge in Opening Cuba to the Church

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *