Início » Internacional » Papa critica a posição da igreja contra gays, aborto e anticoncepcionais
criticando dogmas

Papa critica a posição da igreja contra gays, aborto e anticoncepcionais

Francisco diz que a Igreja se tornou obcecada contra tais questões e que é preciso encontrar um equilíbrio

Papa critica a posição da igreja contra gays, aborto e anticoncepcionais
Francisco disse que a igreja deve ser uma casa para todos e não uma pequena capela (Reprodução/Internet)

Em sua primeira entrevista após completar seis meses de papado, o papa Francisco declarou que a Igreja se tornou obcecada com a pregação contra o aborto, o casamento gay e os anticoncepcionais.

Falando de maneira franca, Francisco disse que a Igreja Católica deve ser uma “casa para todos” e não uma “pequena capela” focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais. “Não é necessário falar sobre essas questões o tempo inteiro”, disse o papa ao jornal jesuíta La Civiltà Cattolica. A conversa foi gravada em três entrevistas distintas, ocorridas no mês de agosto, mas somente agora foi divulgada.

Para o papa, é preciso encontrar um equilíbrio, do contrário “até mesmo o edifício moral da Igreja corre o risco de cair como um castelo de cartas, perdendo o frescor e a fragrância do Evangelho”. Francisco lembrou que já deu sua opinião sobre a homossexualidade uma vez, quando retornava da Jornada Mundial da Juventude. Na época, a frase “Quem sou eu para julgar?”, dita pelo papa, correu jornais do mundo todo.

Francisco disse que algumas pessoas o veem como conservador devido à sua reputação autoritária quando era superior da ordem Jesuíta em uma província argentina. Mas justificou dizendo que foi elevado ao cargo aos 36 anos, uma “jovem e louca idade”. O papa diz que atualmente prefere o tipo de liderança mais aberta ao diálogo.

As declarações de Francisco surpreenderam religiosos, até mesmo aqueles acostumados com o viés liberal do papa. O reverendo James Martin, editor-chefe da America, uma revista jesuíta americana, foi um deles. “Algumas declarações dele realmente me surpreenderam. Parece que ele tem a mente mais aberta do que eu pensei” disse o reverendo.

Fontes:
The New York Times-Pope Bluntly Faults Church’s Focus on Gays and Abortion

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    O Papa Francisco é um homem de grande sabedoria, humildade, e amor. E também de coragem!, pois está mexendo em cada vespeiro…!

  2. Willians R. Gomes disse:

    Até que enfim um “menos” retardado, para comandar um bando de retardados. Se Cristo pregava o amor ao próximo não consigo entender o motivo de tanto desamor por parte dos cristãos.

  3. wellington disse:

    ” louvo a deus pela vida do papa francisco. por ser um homem de coragem e sabedoria . por mexer nos mais profundos crimes cometidos pela igreja catolica .

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *