Início » Internacional » Papa diz que ateus que praticam o bem são boas pessoas
Declaração inusitada

Papa diz que ateus que praticam o bem são boas pessoas

Durante discurso improvisado, papa disse que ateus, católicos e praticantes de outras religiões devem trabalhar juntos pelo bem

Papa diz que ateus que praticam o bem são boas pessoas
Abordagem de Francisco em relação ao ateísmo diverge da postura de Bento XIV (Reprodução/Internet)

O papa Francisco surpreendeu o mundo ao afirmar que ateus que praticam o bem devem ser vistos como boas pessoas. Segundo o papa, pessoas de todas ou nenhuma religião devem trabalhar juntas para fazer o bem. A declaração foi dada durante a missa matinal do pontífice nesta quarta-feira, 22.

Falando de improviso, o papa disse que mesmo os ateus têm o dever de fazer boas ações e afirmou que Deus redime até as almas que não creem. “Apenas pratiquem o bem e encontraremos um lugar comum”, disse o papa em referência aos ateus.

A aproximação de Francisco com ateus e praticantes de demais religiões diverge da postura de seu predecessor, Bento XIV. O papa emérito se queixava dos não-católicos, que considerava pessoas de segunda classe.

Fontes:
The Guardian- Pope Francis says atheists can be good

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

11 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Não sou católico, nem cristão, mas admiro o Papa Francisco! Realmente, um homem muito, muito bom!!

  2. Roberto1776 disse:

    Pois olha, apesar do Sr Francisco ser católico, eu também considero-o uma boa pessoa. Nem todos os religiosos são obrigatoriamente pessoas obtusas. Apenas falta-lhes um pouco de humildade.

  3. Sálvio Pessoa disse:

    Muitos homens e mulheres inteligentes afastam-se das religiões e passam a se dizer ateus e ateias porque, possuindo uma mente menos ingênua, mais crítica e sensível do que a média das pessoas, não conseguem aceitar os conceitos e dogmas absurdos das religiões e nem o Deus de opereta que é proposto por elas. Com efeito, a totalidade das religiões existentes na Terra foi estruturada por seres humanos e, portanto, nada tem, realmente, de “inspiração divina”, como alegam ter. Da mesma forma, o “Deus” inventado por essas religiões é, no mínimo, ridículo e infantil. Nessas religiões e nesse Deus, realmente, pessoas inteligentes não podem nem devem crer. No entanto, há outra concepção de Deus e de religião, muito mais avançada e esclarecida, esta sim, perfeitamente lógica e aceitável. No livro, recém-lançado pela Almenara Editorial, sob o título Cartas de Cristo, essa concepção é clara e exaustivamente exposta e está à disposição daqueles que, embora insatisfeitos com os conceitos religiosos vigentes, ainda nutrem a esperança de encontrar algo, além da simples matéria, que mitigue a sua sede de saber metafísico. Quanto às obras de ateus e religiosos na Terra, há religiosos que valem menos do que ateus e ateus que valem mais do que religiosos. Porque a Verdadeira Religião nada tem a ver com rezas, templos, missas, padres, pastores, cultos, hinos, rituais e dogmas. A pessoa que, dizendo-se ateia e rejeitando tudo isso, mas que tenha um bom caráter, seja solidária com o seu próximo, respeite a Natureza e seja rápida em reconhecer seus próprios defeitos, está muito mais perto do Verdadeiro Deus do que outra que viva rezando nos templos e igrejas, citando escrituras ditas “sagradas”, mas não tenha nenhuma dessas qualidades. Existem ateus profundamente religiosos e religiosos monstruosamente ateus.

  4. Helo disse:

    Meu pai não batizado corria o risco de ir para o Limbo. Menina e preocupada consultei o pároco holandes, velho e conservador que me disse: “seu pai é bom, vai direto pro céu”. Só agora, e já sem limbo, o papa deu esse bom recado para os ateus.

  5. Kalil Saliba disse:

    Ora como estamos evoluindo a terra ja é redonda e gira em torno do Sol. Otimo, não precisa mais queimar os hereges e bruxas na fogueira.Os ateus são até bonzinhos.

  6. Oiced Mocam disse:

    Alguns críticos da religião dizem que a religião é apenas uma fase inicial durante o desenvolvimento de uma cultura ou sociedade, e que a religião é muitas vezes substituído por sistemas de crença mais racional ou razoável.

    Muitos críticos afirmam que as necessidades da religião pode ser satisfeita com meios alternativos e superiores, a saber: a necessidade de explicar a vida e a morte podem ser atendidas por ciência e filosofia ; questões do bem e do mal são abordados pela ética e inspiração e beleza pode ser encontrados em artes .
    Os ateus e os não religiosos podem viver vidas boas aqui e agora, e significativas sem Deuses.
    “Você não precisa de Deus – para ter esperança, para cuidar, para amar, para viver,”

    Oiced Mocam (ver artigos no Google)

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM. ASSIM FOI DITO E ASSIM SERA ESCRITO. MUITO BEM FRANCISCO.

  8. Alex Brasil disse:

    Um novo sistema de levar os dogmas da igreja a população ‘cega’, e dizer palavras bonitas para acalentar corações de pessoas que já não tem Deus em suas vidas, é uma forma muito plausível de levar o mundo ao caos religioso não acham?! #Refletir

  9. Vitafer disse:

    Opiniões estapafúrdias… Afinal todo mundo tem o direito de manifestar a sua, o que não se pode é impor e se arvorar em dono da verdade. A Verdade (e também o Caminho e a Vida) para mim é Jesus Cristo, mas se para outros não é, paciência, Ele compreende e respeita, pois não foi à toa que Ele morreu na cruz – para salvar crentes e não crentes. Que maravilha chegar no céu e encontrar, agora transformados, um Alex, um Áureo, um Oiced, um Kalil, uma Helo, um Sálvio, um Roberto, um André e tantos e tantos outros, na maior alegria e na perfeita compreensão das coisas! Continuem, meus irmãos, na busca e realização de seus ideais.
    Abração.
    Vitafer

  10. José Santos disse:

    Dizer isso foi um verdadeiro MILAGRE. Um passo enorme para a humanidade, finalmente.

  11. Expedito Jorge disse:

    Crentes ou não ,todos merecem respeitos de crer ou não crer.Penso ser isto muito subjetivo da fé e da formação de cada um e suas culturas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *