Início » Internacional » Papa Francisco diz que seu pontificado deve ser breve
Igreja Católica

Papa Francisco diz que seu pontificado deve ser breve

Pontífice diz que sente falta de sua rotina na Argentina, onde era cardeal

Papa Francisco diz que seu pontificado deve ser breve
O Papa Francisco criticou bastante a Cúria de Roma, que vem passando por uma completa reformulação promovida por ele (Brasil/Andrew Medichini/AP)

Após completar dois anos no comando da Igreja Católica, o Papa Francisco disse que seu pontificado deve ser breve, com duração de quatro ou cinco anos. A afirmação veio durante uma entrevista do papa ao canal de TV mexicano Tevelisa. “Sinto que o Senhor me colocou aqui por um curto período de tempo, quatro ou cinco anos, e nada mais. Pelo menos dois já passaram”, afirmou o pontífice.

“É como a psicologia de quem joga e se convence que vai perder para não se decepcionar e, se ganha, fica feliz. Não sei. Mas é um sentimento”, disse. “Sempre deixo em aberto a possibilidade”.

Segundo a tradição, quando um papa é eleito, ele fica no cargo até morrer, como aconteceu com João Paulo II. No entanto, Bento XVI rompeu essa convenção. Em 2013, ele foi o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos, o que não acontecia desde que Gregorio XII deixou o posto, no contexto do Grande Cisma do Oriente, que determinou o rompimento entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente. Francisco já havia sugerido que poderia, um dia, renunciar, aproveitando a brecha deixada por seu antecessor.

O pontífice deixou claro que não gosta de viajar e que sente falta de sua rotina na Argentina, onde era cardeal. Ele criticou bastante a Cúria de Roma, que vem passando por uma completa reformulação promovida por ele. “Esta é a última corte que resta na Europa. As demais se democratizaram, incluindo as mais clássicas”, afirmou.

Fontes:
O Globo-Papa Francisco diz que seu pontificado deve durar menos de cinco anos

2 Opiniões

  1. WILLIANS RODRIGUES GOMES disse:

    O “Santo” Padre está pensando em tirar seu time de campo.
    E a “Santa Mãe dos Pobres”, Dilmanta, será que tomará a mesma decisão???

  2. Renato Fregapani disse:

    É um truque, todo orador diz que vai ser breve, antes de falar por mais de hora.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *