Início » Internacional » Papa Francisco: liberal, mas conservador
celibato e casamento gay

Papa Francisco: liberal, mas conservador

Conhecido pela visão liberal, Francisco já admitiu que o celibato gera problemas. Mas a postura do pontífice é outra quando ao assunto é casamento gay

Papa Francisco: liberal, mas conservador
Papa insinuou ser contra o casamento gay e a adoção de crianças por homossexuais (Reprodução/Independent)

Poucos pontífices se mostraram tão progressistas quanto o Papa Francisco. Conhecido por suas declarações polêmicas, ele já criticou as mudanças climáticas e disse que ciência e religião podem coexistir. Francisco também já abordou o tema do casamento de padres como forma de combater a pedofilia na Igreja Católica.

Sacerdotes anglicanos têm pedido para o papa reavaliar a postura do Vaticano em relação ao celibato e ao casamento de padres. Um grupo de padres anglicanos que, graças a uma regra criada por Bento XVI em 2009, puderam se converter à Igreja Católica sem adotar o celibato, vêm pedindo para que o papa interceda a favor do casamento de padres.

A esperança é alta, pois em agosto do ano passado, em entrevista ao jornal La Repubblica, o papa admitiu que a exigência do celibato “causou problemas para a igreja”.

No entanto, a postura do papa não é tão liberal quando o assunto é casamento gay. Na semana passada, em seu discurso semanal na Praça São Pedro, o papa sinalizou sua posição a respeito de um referendo da Eslováquia para banir o casamento gay e impedir que homossexuais adotem crianças.

“Eu saúdo os fiéis da Eslováquia e, através deles, quero expressar minha estima pela Igreja Católica eslovaca e encorajar todos a seguir defendendo a família, célula vital da nossa sociedade”, disse o pontífice.

O referendo ocorreu no último sábado, 7. Infelizmente para o papa e a igreja eslovaca, a votação foi invalidada, pois apenas 21,4% dos eleitores foram às urnas, quando o mínimo necessário era de 50%. Apesar disso, 90% dos que compareceram se pronunciaram contra a união entre pessoas do mesmo sexo.

Fontes:
The Independent-Pope tries and fails to influence anti-gay marriage vote
BBC-Vaticano abre portas para padres casados e cria dilema

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    O Casamento é uma instituição que históricamente sempre esteve relacionada às religiões. O que se realiza “no civil” é um Negócio Jurídico, tanto é assim que em alguns casos se chama de “união estável”. Os homossexuais deveriam inventar outro nome para a mesma coisa, resolveria o problema.

  2. ney disse:

    Enfim ele não segue os mandamentos do Criador do universo nem de seu filho Jesus, então ele pode ser liberal a vontade.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *