Início » Internacional » Papa Francisco tem muita malandragem, diz José Mujica
Papa cativa um ateu

Papa Francisco tem muita malandragem, diz José Mujica

Apesar de ser ateu, presidente do Uruguai simpatizou com Francisco e não poupou elogios ao papa

Papa Francisco tem muita malandragem, diz José Mujica
Mujica e Francisco são famosos pelo desapego a formalidades a ao patrimônio financeiro (Reprodução/Terra)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente do Uruguai, José Mujica, se encontrou com o papa Francisco na última terça-feira, 11, durante uma visita ao Vaticano. Apesar de ser ateu declarado, Mujica disse ter simpatizado com o papa e não poupou elogios ao pontífice, com quem se reuniu durante 45 minutos.

Leia também: Francisco diz a jovens que não queria ser papa
Leia também: O que o papa disse sobre ateus, o céu e o inferno

“É um Papa esperto, que tem muita malandragem e uma grande tarefa pela frente. Se Deus existe, tem que dar-lhe uma mão porque tem a missão de reformar a única corte antiga que resta sobre a Terra”, disse o presidente ao jornal La República.

O presidente também elogiou a humildade do papa. “É um papa sóbrio, que tem consciência de que não é época de uma igreja com pompa, mas uma que esteja perto dos pobres”.

Mujica e Francisco são famosos pelo desapego a formalidades e ao patrimônio financeiro. Aos 77 anos, Mujica vive nos arredores de Montevidéu e tem o patrimônio avaliado em R$ 455 mil. O presidente doa 90% de seu salário de R$ 26 mil.

Mujica brincou ao receber um quadro de presente do papa. “Vou ter que fazer uma casa nova porque não tenho onde pendurá-lo”, disse. O presidente apresentou sua equipe ao pontífice, que fez um pedido especial para a médica pessoal do presidente uruguaio . “Cuide bem dele”, brincou.

Fontes:
Terra-Mujica sobre o Papa: “tem muita malandragem”

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Vitafer disse:

    Há ateus mais tementes a Deus, por suas obras, que muitos crentes.

  2. ISAAC J. A. CARMO disse:

    HÁ UM CERTO ATEÍSMO FORJADO EM CIMA DE UMA CONCEPÇÃO LIMITADA E DIMENSIONAL DE DEUS. DISSERAM QUE DEUS ERA GUERREIRO, QUE MANDAVA PASSAR À FIO DE ESPADA OS SEUS INIMIGOS, QUE DISPENSAVA GRAÇAS APENAS AOS SEUS AMIGOS, QUE ORDENAVA AOS SEUS EXÉRCITOS A SUBMISSÃO DA FRENTE INIMIGA E QUE, POR CIMA, TOLERAVA O USO DA MÃO ESCRAVA DOS VENCIDOS. UM DEUS QUE LITERALMENTE ESTAVA DE PLANTÃO PARA CASTIGAR, À TEMPO, E FORA DO TEMPO, OS QUE DEIXAVAM DE SEGUIR SUAS PRESCRIÇÕES EM FORMA DE CÓDIGOS HUMANOS. UM CERTO ATEÍSMO SE EXPLICA PELA PRESUNÇÃO DOS NÃO ATEUS EM ACHAR QUE PODEM DESENHAR DEUS, QUE PODEM DESCREVÊ-LO, QUE PODEM ENTENDÊ-LO EM SUA PLENITUDE, QUE PODEM PRE-JULGAR, EM NOME DE DEUS, TODOS AQUELES QUE, FRENTE A ESSES CONCEITOS IMPERFEITOS, RESOLVEM OPTAR POR UM OUTRO LADO. DESDE QUE O HOMEM TEVE O PRIMEIRO “FLASH” DE INTELIGÊNCIA, LÁ NO GRAU ZERO DA SUA HISTÓRIA, A BUSCA POR DEUS COMEÇOU. NO COMEÇO A COMUNICAÇÃO ERA POR VIA DIRETA, MAS DEPOIS QUE HOUVE A VIOLAÇÃO DA ORDEM ESTABELECIDA (PECADO, PARA NÓS CRISTÃOS), O HOMEM PASSOU A SE DEBATER, ORA PELO SEU RETORNO A DEUS, ORA PARA NEGÁ-LO OU PARA IGNORÁ-LO. MAS DEUS EXISTE, SIM, NÃO NA FORMA E NO CONCEITO QUE TENTARAM OU AINDA TENTAM NOS PERSUADIR. PORTANTO, NO MEU ENTENDIMENTO, NEM TODOS QUE SE AUTO-DENOMINAM ATEUS, SABEM O QUE ESTÃO DIZENDO. SE PERGUNTARMOS A ELES O QUE É QUE ELES NEGAM, CERTAMENTE IRIAM ELENCAR UMA SÉRIE DE DEFINIÇÕES QUE, POR SI SÓ, ESTARIAM DESENHANDO DEUS. A ESSES ATEUS EU RECOMENDARIA QUE, AO INVÉS DE NEGAR A EXISTÊNCIA DE DEUS, PROCURM, EM SILÊNCIO INTERIOR E EXTERIOR, OBSERVAR AS ESTRELAS NUMA NOITE ESCURA, OU PAREM PRA PENSAR NA SINCRONIA DOS MOVIMENTOS DA TERRA, OU AINDA NAS BATIDAS DO SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, E SE PERGUNTEM: POR QUE ISSO ACONTECE? E DEIXEM DE, POR SI MESMO, QUERER RESPONDER A TUDO ISSO.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *