Início » Internacional » Papa Francisco se reunirá com líder da Igreja Ortodoxa russa
RELIGIÃO

Papa Francisco se reunirá com líder da Igreja Ortodoxa russa

Esta é a primeira vez que os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente se encontram desde o Grande Cisma de 1054

Papa Francisco se reunirá com líder da Igreja Ortodoxa russa
Papa Francisco e Patriarca Kirill (Foto: Wikimedia)

Na próxima sexta-feira, 12, o Papa Francisco vai ter um encontro histórico com o líder da Igreja Ortodoxa russa, o patriarca Kirill. Esta é a primeira vez que os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente se encontram desde o Grande Cisma de 1054, que separou a Igreja Católica em duas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 5.

O Papa Francisco vai visitar o México entre os dias 12 e 18 de fevereiro, e fará uma parada em Cuba para se reunir com Kirill no aeroporto de Havana, onde vão assinar uma declaração conjunta.

Em novembro de 2014, Francisco relatou ter dito a Kirill “Irei aonde quer que o senhor esteja. Me chame que vou.” O encontro entre os líderes mostra um grande avanço no antigo esforço do Vaticano de diminuir as divisões na cristandade.

Recentemente, o pontífice deu outro passo inesperado, quando anunciou sua participação numa cerimônia dos protestantes, que vai ocorrer em 31 de outubro na Suécia, para celebrar o 500° aniversário da Reforma de Martinho Lutero.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Papa e patriarca ortodoxo russo realizarão encontro histórico em Cuba
EBC-Encontro entre papa Francisco e patriarca Kirill será na próxima semana em Cuba

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *