Início » Internacional » Papa Francisco visita Colômbia para consolidar processo de paz
ACORDO DE PAZ

Papa Francisco visita Colômbia para consolidar processo de paz

Visita papal ocorrerá em meio a processo de paz entre governo colombiano, guerrilhas e grupos paramilitares

Papa Francisco visita Colômbia para consolidar processo de paz
O governo colombiano tem concentrado seus esforços em encerrar os conflitos armados (Foto: César Carrión/ SIG)

O Papa Francisco inicia nesta quarta-feira, 6, uma viagem de cinco dias à Colômbia para encorajar o processo de paz no país e encerrar meio século de conflitos entre o governo, guerrilhas e grupos paramilitares. Esta é a vigésima viagem internacional do pontífice, sendo a quinta à América Latina.

A visita do papa acontece logo após a assinatura de um cessar-fogo entre o governo colombiano e o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN), que hoje é o maior em atividade no país. O cessar-fogo, iniciado nesta segunda-feira, 4, tem previsão de durar pelo menos 102 dias.

O governo colombiano tem concentrado seus esforços em encerrar os conflitos armados e acredita que a visita de Francisco ajudaria neste processo. No ano passado, um acordo histórico foi assinado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que deixou de ser a maior guerrilha latino-americana para pleitear uma participação na política colombiana.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, o pontífice adiou a ida à Colômbia até que um processo de paz viável estivesse em andamento. “Ele queria ir há muito tempo. Agora, o momento chegou”, afirmou Burke.

Em mensagem apostólica divulgada esta semana, Francisco afirmou que o lema da viagem à Colômbia é “Demos o primeiro passo”. “Dar o primeiro passo nos anima a sair ao encontro do outro e a estender a mão e a dar o sinal da paz. Paz que a Colômbia está procurando há muito tempo e trabalha para consegui-la. Uma paz estável, duradoura, para nos vermos e tratarmos como irmãos, nunca como inimigos”, disse Francisco.

Nesses cinco dias, o papa visitará a capital Bogotá e as cidades de Villavicencio, Medellín e Cartagena. Ele deve desembarcar na Colômbia às 4h30 da tarde (6h30 da tarde, no horário de Brasília).

Furacão desvia rota

O Vaticano informou que avião que está levando o pontífice de Roma, na Itália, a Bogotá alterou sua rota para contornar o furacão Irma, que está sobre o Caribe. O avião, que deveria voar sobre Porto Rico, agora segue outro percurso e atravessará as ilhas de Barbados, Granada e Trinidad.

Na manhã desta quarta-feira, o furacão atingiu a ilha de Barbuda e se dirigia a outros pontos do Caribe, podendo atingir até o estado americano da Flórida. Autoridades americanas emitiram alerta e ordens de retirada obrigatória.

O voo AZ-4000, da companhia aérea Alitalia, decolou às 11h da manhã (6h00 da manhã, no horário de Brasília) do aeroporto de Fiumicino, em Roma. Além do Papa Francisco, a bordo viajam cerca de 20 membros da comitiva papal e 71 jornalistas.

Fontes:
O Globo-Papa Francisco visita Colômbia para consolidar processo de paz
G1-Avião que leva papa à Colômbia muda rota para evitar furacão Irma

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *