Início » Internacional » Parlamento da Austrália aprova casamento gay
LEI APROVADA

Parlamento da Austrália aprova casamento gay

Lei deve ser sancionada nos próximos dias e fará da Austrália o 27° país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Parlamento da Austrália aprova casamento gay
Apenas quatro deputados da Câmara, que tem 150 parlamentares, votaram contra a proposta (Foto: Pixabay)

A Câmara dos Representantes da Austrália aprovou nesta quinta-feira, 6, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A medida ocorre uma semana após a proposta ser aprovada no Senado do país e era a última etapa para que a proposta fosse totalmente aprovada pelo parlamento australiano.

Agora, a lei necessita apenas da sanção do governador-geral Peter Cosgrove (representante na Austrália da rainha Elizabeth II), uma vez que a Austrália é membro da Comunidade Britânica. A sanção está prevista para correr nos próximos dias e fará da Austrália o 27° país do mundo a legalizar o casamento gay.

“Que dia. Que dia para o amor, a igualdade e o respeito. É hora para mais casamentos”, disse o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, que em setembro deste ano fez uma consulta popular sobre a lei via correios. Como 62% dos 12,7 milhões de australianos foram favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, a proposta seguiu para o Senado.

No final de novembro, a proposta foi aprovada, sem emendas, com 43 votos a favor, 12 contra e várias abstenções e ausências. O documento seguiu para a Câmara, sendo que o governo avisou que o tema não poderia ser adiado.

Apenas quatro deputados da Câmara dos Representantes, que tem 150 parlamentares, votaram contra a proposta. A partir do próximo sábado, 9, os casais gays poderão apresentar os pedidos oficiais de matrimônio. Os primeiros casamentos podem acontecer dentro de um mês.

“Agradecemos a todos os australianos por seu apoio ao sim. Agradecemos a todos os que lutam há muitos anos, em alguns casos há mais de 10 anos, pela justiça e a igualdade” disse Alex Greenwich, um dos líderes da Campanha pela Igualdade, que defendia a proposta.

Fontes:
Folha de S.Paulo-Parlamento da Austrália aprova lei que legaliza o casamento gay no país
Isto é-Parlamento australiano aprova lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *