Início » Internacional » Parlamento da Venezuela acusa Maduro de golpe
'RUPTURA DA ORDEM'

Parlamento da Venezuela acusa Maduro de golpe

Parlamentares da oposição querem apoio internacional para ativar 'todos os mecanismos necessários para garantir os direitos do povo da Venezuela'

Parlamento da Venezuela acusa Maduro de golpe
Processo de referendo contra Maduro foi suspenso na semana passada (Fonte: Reprodução/Wikimedia Commons)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Parlamento da Venezuela, que é controlado pela oposição, declarou neste domingo, 23, a “ruptura da ordem constitucional e a existência de um golpe de Estado” no país “cometido pelo regime de Nicolás Maduro e pelos poderes Judicial e Eleitoral”, após a suspensão do processo de referendo contra Maduro.

Leia também: Venezuela adia coleta de assinaturas para convocar referendo

Os parlamentares querem apoio internacional para ativar “todos os mecanismos necessários para garantir os direitos do povo da Venezuela”. A oposição também convocou a população a fazer uma “defesa ativa” da Constituição venezuelana.

Durante a sessão extraordinária neste domingo, os parlamentares anunciaram ainda que vão formalizar uma denúncia no Tribunal Penal Internacional contra os juízes regionais e os reitores do Conselho Nacional Eleitoral, considerados “responsáveis” pela suspensão do processo de referendo para tirar o presidente Nicolás Maduro do poder.

O acordo aprovado no Parlamento também exige que as Forças Armadas do país “não obedeçam ou executem nenhum ato ou decisão que sejam contrários aos princípios constitucionais”.

Apoiadores do governo do presidente Nicolás Maduro invadiram o Parlamento durante o debate neste domingo. Agentes de segurança e deputados governistas tentaram conter os manifestantes. A sessão teve que ser suspensa após os simpatizantes de Maduro entrarem à força na parte baixa do plenário e nos jardins da sede parlamentar.

Fontes:
Uol - Parlamento da Venezuela aprova texto que diz que Maduro promoveu golpe

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. FRANK disse:

    FERRO NESTE BANDIDO BOLIVARIANO, CORRUPTO, POPULISTA, PELEGO, SEM VERGONHA. NAZISTA DISFARÇADO DE SOCIALISTA. PETRALHA DESASTRADO.

  2. mario alberto benedetto disse:

    Favor ce a CIA NORTE AMERICANA matar NICOLÁS MADURO,VIVA DONALD TRUM,VIA O IMPERIALISMO NORTE AMERICANO

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *