Início » Internacional » Parlamento pressiona por renuncia de May após rejeitar Brexit
REINO UNIDO

Parlamento pressiona por renuncia de May após rejeitar Brexit

Pela terceira vez, deputados britânicos rejeitam acordo de May com a União Europeia para o Brexit

Parlamento pressiona por renuncia de May após rejeitar Brexit
A votação terminou com 344 votos contrários ao acordo e 286 a favor (Foto: Mark Duffy/UK Parliament)

O Parlamento do Reino Unido rejeitou, pela terceira vez, o acordo da primeira-ministra britânica, Theresa May, com a União Europeia (EU) pelo Brexit (saída do Reino Unido da UE). Com a mais recente derrota, líderes parlamentares aumentaram a pressão para que May renuncie ao cargo.

A votação, ocorrida nesta sexta-feira, 29, terminou com a diferença de 58 votos, sendo 344 votos contrários ao acordo e 286 a favor. Esta foi a terceira vez que o pacto, acordado em 2018, foi colocado em votação no Parlamento. Inicialmente, o processo do Brexit estava previsto ser concluído nesta sexta-feira, mas May conseguiu adiá-lo para o dia 12 de abril – 22 de maio, se o acordo fosse aprovado.

Agora, com os deputados pressionando May no cargo, a primeira-ministra terá de correr contra o tempo para conseguir adiar o processo de separação do Reino Unido da União Europeia. Caso isso não ocorra, o país pode ser obrigado a deixar o bloco econômico sem nenhum acordo, o que pode prejudicar a economia.

A principal resistência ao acordo de May foi encontrada nos partidos Unionista Democrático e Trabalhista. Jeremy Corbyn, líder do Trabalhista, puxou o coro para que May renunciasse após mais essa derrota. O deputado foi apoiado por Steve Baker, do European Research Group – grupo de apoio à pesquisa para membros conservadores do Parlamento.

“Esta deve ser a derrota final para o acordo de Theresa May. Não passou. Não vai passar. Lamento dizer que é hora de Theresa May seguir suas palavras e abrir caminho para que um novo líder possa entregar um acordo de retirada que será aprovado pelo Parlamento”, apontou Baker.

Para a oposição, que se uniu para rejeitar a proposta, o acordo de May com a União Europeia é ruim para o Reino Unido. Os opositores acreditam que outro político poderia oferecer melhores opções para o país. No entanto, à medida que o tempo se esgota, a situação dos britânicos vai ficando mais complicada.

Leia também: Theresa May encara o parlamento por Brexit

Fontes:
The Guardian-MPs reject Theresa May's Brexit deal by 58 votes
Independent-Brexit news - live: Frustrated May lashes out at MPs after third attempt to pass deal ends in humiliating failure

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *