Início » Internacional » Partido de extrema esquerda fecha acordo para formar governo com direita nacionalista
Grécia

Partido de extrema esquerda fecha acordo para formar governo com direita nacionalista

Com isso, os governistas terão a maioria no Congresso nacional para administrar o pais. Primeiro-ministro prometeu rever os acordos de austeridade

Partido de extrema esquerda fecha acordo para formar governo com direita nacionalista
Líder do Syriza se tornou o primeiro-ministro, ele se comprometeu a não tomar medidas unilaterais contra credores da zona do euro (Foto: Reprodução/Internet)

A Grécia elegeu no último domingo, 25,  o partido de extrema esquerda Syriza para o governo. Nesta segunda-feira, 26, o Syriza formou uma surpreendente aliança com um pequeno partido de direita no país, o que lhe garantiu a maioria no Congresso Nacional. Os partidos não têm quase nada em comum a não ser animosidade pelas medidas de austeridade impostas ao país pelo bloco europeu.

O partido nacionalista Gregos Independentes disse que apoiaria o líder do Syriza, Alexis Tsipras, como próximo primeiro-ministro, após ele não conseguir uma maioria para governar sozinho.

“A partir desse momento, o país tem um governo. O Gregos Independentes dará um voto de confiança ao primeiro-ministro, Alexis Tsipras”, disse o líder do partido, Panos Kammenos, sem esclarecer se ele formará uma coalizão com Tsipras ou apenas dará apoio.

Governo deve reverter medidas de austeridade

O novo primeiro-ministro prometeu renegociar os acordos de resgate feitos pela Grécia, mas se comprometeu a não tomar qualquer ação unilateral contra os credores de outros países da zona do euro.

O oficial de planejamento financeiro do Syriza, Giorgos Stathakis, confirmou nesta segunda-feira, 26, que o novo governo não tem planos de se reunir com os negociadores da “troika” do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional e, ao invés, buscará se reunir diretamente com os governos.

Milhares de gregos voltaram suas atenções ao discurso de Tsipras, no centro de Atenas, depois que os adversários reconheceram a derrota.

“O povo grego escreveu história. A Grécia está deixando para trás um governo de catastrófica austeridade, medo e autocracia”, disse aos seus seguidores.

Fontes:
ABC-Greece's Syriza to Form Gov't After Election Victory

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *