Início » Internacional » Partido de Putin sofre revés em eleições locais
RÚSSIA

Partido de Putin sofre revés em eleições locais

Em Moscou, a legenda governista Rússia Unida perdeu um terço dos assentos no parlamento local

Partido de Putin sofre revés em eleições locais
Em 2014, partido conquistou 38 cadeiras. Agora, apenas 25 assentos foram conquistados (Foto: Kremlin.ru)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sofreu um revés nas eleições regionais de Moscou do último domingo, 8. Seu partido, o Rússia Unida, perdeu um terço de suas cadeiras no parlamento local da cidade. Apesar do revés, a legenda ainda detém a maioria na Casa.

Nas eleições de 2014, o partido governista conquistou 28 cadeiras na Casa e outras 10 para candidatos apoiados pela legenda. Agora, conseguiu apenas 25 das 45 cadeiras, perdendo um total de 13 assentos – cerca de um terço das cadeiras que dominava na assembleia.

Enquanto o Rússia Unida conquistou 25 assentos, o Partido Comunista totalizou 13 cadeiras, o partido liberal Yabloko somou quatro cadeiras e o partido Rússia Justa ficou com três assentos. O Rússia Justa é um partido da “oposição” que é tolerado pelo Kremlin. Na Rússia, é normal que políticos opositores sejam excluídos por Moscou da votação.

Segundo a agência de notícias Reuters, vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas enchendo as urnas com várias cédulas de votos. Pelo menos seis soldados confirmaram que foram obrigados a votar. Um dos militares afirmou que não era orientado em quem votar, mas “dizem para cumprir o nosso dever cívico”.

O declínio veio no rol da baixa popularidade do partido governista. Para o principal opositor de Putin, Alexei Navalny, a perda de cadeiras da legenda é uma oportunidade para que a oposição se fortaleça para as eleições parlamentares nacionais de 2021.

No entanto, o caminho da oposição não deve ser fácil. Isso porque, apesar da perda de cadeiras, o partido governista conquistou maioria em diferentes partes do país, incluindo a cidade de São Petersburgo. “O partido mostrou sua liderança política”, destacou o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov.

Fontes:
Reuters-Russia's ruling party loses a third of seats in Moscow election after protests
G1-Partido governista sofre duro revés nas eleições locais de Moscou

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *