Início » Internacional » Partido de Tsipras vence eleições na Grécia
abstenção recorde

Partido de Tsipras vence eleições na Grécia

Eleições legislativas antecipadas foram marcadas pela maior abstenção da história do país

Partido de Tsipras vence eleições na Grécia
Tsipras retorna ao cargo de primeiro-ministro da Grécia (Fonte: Reprodução/Agência Brasil/Agência Lusa/Pantelis Saitas)

Em um pleito marcado pela maior abstenção da história, o partido de esquerda Syriza, de Alex Tsipras, venceu as eleições deste domingo, 20, na Grécia.

Tsipras havia sido eleito em janeiro, mas renunciou ao cargo de primeiro-ministro em agosto após uma divisão dentro do Syriza nas negociações com os credores internacionais.

As eleições legislativas antecipadas foram marcadas pela abstenção de 43% dos eleitores. Trata-se do maior índice já registrado na Grécia, onde o voto é obrigatório.

Em discurso no centro de Atenas, Tsipras afirmou que, “na Europa hoje, a Grécia e o povo grego são sinônimos de resistência e dignidade e essa luta continuará por mais quatro anos […] Temos dificuldades à frente, mas estamos em terreno sólido”.

O líder do partido conservador grego Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, reconheceu a derrota e parabenizou Tsipras. “Eu o parabenizo e peço que crie logo o governo que é necessário”, disse.

Tsipras anunciou neste domingo que repetirá a coalizão com a direita nacionalista Gregos Independentes.

Com 80% dos votos apurados, o partido de Tsipras obteve 35% dos votos e 145 cadeiras, o Nova Democracia, 28% e 75 deputados, o neonazista Amanhecer Dourado, 7% e 18 cadeiras, o social-democrata Pasok, 6% e 17 cadeiras, os comunistas de KKE, 5% e 15 cadeiras, o centrista To Potami, 4% e 11 cadeiras, e a União de Centristas, 3% e 9 cadeiras.

Fontes:
G1 - Um mês após renúncia, Tsipras vence eleições na Grécia
Terra - Syriza vence eleições gregas com maior abstenção da história

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *