Início » Vida » Ciência » ‘Patagotitan mayorum’: o maior dinossauro do mundo
DESCOBERTA CIENTÍFICA

‘Patagotitan mayorum’: o maior dinossauro do mundo

O dinossauro herbívoro pesava 76 toneladas e tinha cerca de 37 metros de comprimento

‘Patagotitan mayorum’: o maior dinossauro do mundo
Em 2012, o seu fóssil foi encontrado no sul da Argentina (Imagem: G. Lio/PA/Independent)

Perto do Patagotitan mayorum, o famoso Tiranossauro Rex era pequeno. Um novo estudo nomeou agora esta espécie campeã em peso e tamanho. Com 76 toneladas, o dinossauro herbívoro era tão pesado quanto uma nave espacial.

Em 2012, o seu fóssil foi encontrado no sul da Argentina. Os pesquisadores que examinaram a nova descoberta disseram que o dinossauro de pescoço longo era o maior de um grupo de grandes dinossauros chamado titanossauro.

O nome Patagotitan mayorum foi uma homenagem à região da Patagônia, onde ele foi encontrado, junto com a palavra grega “titan”, que quer dizer grande, e uma homenagem ao rancho que abrigou os pesquisadores.

Seis fósseis da espécie foram estudados e datados em cerca de 100 milhões de anos atrás, baseado nas cinzas encontradas por perto, como explicou Diego Pol, coautor do estudo publicado na Proceedings of the Royal Society B. O dinossauro tinha uma média de 37 metros de comprimento.

Os cientistas já conhecem os titanossauros há algum tempo, mas esta é uma nova espécie e um novo gênero, segundo Pol. Antes do Patagotitan mayorum, o Argentinossauro era considerado o maior titanossauro.

A grande questão agora é entender como eles ficaram tão grandes. Ainda não há uma conclusão, mas há provavelmente uma relação com o grande florescimento daquele tempo. Era como se fosse um grande buffet em que o dinossauro podia comer tudo que quisesse.

Fontes:
Independent-Discovery of biggest dinosaur ever hailed by scientists as fossilised bones of Patagotitan unearthed in Argentina

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *