Início » Vida » Ciência » Pela 1ª vez, uma sonda espacial pousa na superfície de um cometa
Feito inédito

Pela 1ª vez, uma sonda espacial pousa na superfície de um cometa

A sonda Philae pousou com sucesso na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

Pela 1ª vez, uma sonda espacial pousa na superfície de um cometa
Feito foi anunciado às 14h (horário de Brasília), pela Agência Espacial Europeia (Reprodução/ESA)

Nesta quarta-feira, 12, a sonda espacial Philae se tornou a primeira a pousar na superfície de um cometa. O feito foi anunciado às 14h (horário de Brasília), pela Agência Espacial Europeia (ESA). A sonda pousou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Os astrônomos da ESA envolvidos na missão, intitulada Rosetta, comemoraram o sucesso da empreitada. “É um passo enorme para a humanidade. Sabemos que estes sinais não vêm simplesmente do céu. Eles vêm também do trabalho duro dos especialistas e do conhecimento europeus. Somos os primeiros, e isso vai ficar para a sempre”, comemorou o diretor-geral da ESA, Jean-Jacques Dordain.

A sonda Philae é equipada com dez instrumentos que permitirão tirar fotos, recolher amostras e analisar a composição do cometa, além de tentar identificar a presença de moléculas orgânicas.

Os cientistas esperam que a missão da sonda ajude a solucionar questões sobre a formação do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, e a origem da vida na Terra. Muitas teorias indicam que os cometas foram os responsáveis por trazer quase metade da água dos oceanos da Terra, bem como os elementos orgânicos básicos para que a vida se desenvolvesse no planeta.

Fontes:
O Globo-Sonda europeia faz pouso histórico em cometa
Módulo de sonda espacial aterrissa em cometa pela 1ª vez

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *