article image
Tendências e Debates

Pena de morte: veja os países campeões

fonte | A A A

De acordo com o relatório anual publicado pela Anistia Internacional, pelo menos 1.252 pessoas foram executadas por seus governos em 2007. O Paquistão é o país com o maior número de pessoas no corredor da morte: são 7.436 prisioneiros esperando pela execução. Nos EUA, o segundo colocado, este número é de 3.263.

A China aparece na terceira posição, embora seus números não sejam precisamente comparáveis — assim como no Iraque e na Índia, no ano passado o número de chineses executados pelo Estado foi maior do que o número total de pessoas que estavam aguardando a pena de morte.

A terceira posição da China no ranking pode refletir o fato de que o país aplica a pena capital com rapidez, ao invés de permitir longos recursos judiciais, o que mantém menos pessoas à espera da execução. Já nos EUA, os longos processos e recursos podem explicar o número relativamente grande de pessoas no corredor da morte.

 


Você é a favor ou contra a pena de morte? Dê a sua opinião.

De volta ao topo comentários: (150)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. Roseane disse:

    Pena de morte sim, esse nosso pais so fica pior a cada dia porque as leis facilitam para o bandido, e quem sofre é a população que so quer PAZ!

  2. juliana disse:

    sou a favor pelo outro. pq pessosas q estrupam, matam, assassinam é pra pegar pena de morte mesmo

  3. jose´de mauá disse:

    Prisão perpétua para criminosos com pena acima de 30 anos. Pena de morte para criminosos com pena acima de 40 anos.

  4. jose´de mauá disse:

    No Brasil, se uma pessoa é condenada a mais de 30 anos, a mesma não vai ficar mais que 10 anos presa. Caso esta pessoa seja condenada em mais anos por outro crime, e ainda não foi presa, em nada irá aumentar sua punição. Portanto, o crime compensa no Brasil, pois, para os criminosos com penas maiores de 30 anos, não existe nada que o force a parar de cometer crimes, pois, sua pena não irá aumentar.

  5. jose´de mauá disse:

    Somente para aquele que pratiquem crimes graves reiteradamente, ou, em casos de massacre, como o caso do rapaz que invadiu a escola e matou várias crianças.

  6. jose renato rodrigues disse:

    Não se cobre um pecado com um outro pecado,isto vira apenas maldade e crueldade.Eu quando vi como são as execuçoes na China me tornei muito criterioso para comprar produtos vindo de lá.Por causa disso só compro um produto chines se não tiver jeito mesmo.Fico preocupado quando vejo chineses comprando empresas brasileiras,esse povo tem um instinto para a maldade,procure na internet e voce vai encontrar como eles matam os animais.Pra mim quanto mais longe eles ficarem melhor.

  7. jose renato rodrigues disse:

    Quem manda executar,seja ele o estado ou quem quer que seja,tem que ter as maos limpas.Vejamos o caso da China,se uma pessoa roubar ela é executada,mas o interessante é que o estado chines é tolerante com seu povo quando se diz ao roubo de produto intelectual,quantos xingling que nos compramos no brasil que nada mais é roubo de propriedade intelectual.Eles vendem pra nos um produto igual ao ipone da aplle,enquanto que um original custa ate 15 vezes mais.

  8. Evandro disse:

    Eu sou totalmente a favor, e não tenho duvida, Penas de 40 anos de prisão deveria ter a Pena de Morte, para ter uma pena como tudo isso ele teria que ter varios crime, entao voce acha que pode ser um inocente, um bandido pegue alguem da familia e o mate, ai voces vao sentir a dor e querer simplismente matar o culpado! como todos diz não seria uma solução mais sim diminuaria muito o crime no Brasil, pois o bandido estará ciente do crime que ele vai cometer!

  9. Eduardo disse:

    No Brasil já temos a pena de morte só que ela só funciona pra quem é honesto e batalha todos os dias para ter uma vida socialmente digna. quantos ja morreram em um latrocinio.

  10. Marcelo Alves de Lima disse:

    A PENA DE MORTE NÃO É UMA SOLUÇÃO MORAL,PORQUE SE O BRASIL COMO UM TODO COMETE BARBARIDADES NAS AÇÕES POLICIAIS CONTRA INOCENTES, IMAGINE COM A PENA DE MORTE IMPOSTA.TEMOS UMA INSEGURANÇA JURÍDICA PREOCUPANTE: PESSOAS SEM CULPA SÃO PRESOS QUASE TODA A VIDA E OS CULPADOS DE TUDO ESTÃO SOLTOS A VIDA INTEIRA. APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA DIVULGAR O MEU BLOG, LÁ ESTÃO OS ARTIGOS.

  11. Tom disse:

    Totalmente a favor da pena de morte, como medida profilática e como exemplo. Além disso, a família do criminoso também deveria ser punida por ter colocado no mundo e deseducado o ser. A família deveria ser obrigada a indenizar as vítimas.

  12. h.a.p disse:

    extremamente contra com a pena de morte vc esta castigando tambem a familia ou melhor punindo, que nao cometeu crime algum, o condenado depois de algumas horas nao existe mais a dor da familia e para toda a vida,todos podem ter um recomesso

  13. José coelho disse:

    Apesar do captalismo ser Injusto e exagerado, Sou completamente a favor da pena de morte para quem cometer mais de dois homicidios. Pois estes já não possuem mais sensibilidade emocional e continuaram sempre cometendo homicidios. Assim são os matadores de aluguel, traficantes, assaltantes, sequestradores e gangues.

  14. lizeane disse:

    sou contra ,pq uma pessoa inocente pode ser presa.

  15. Murillo disse:

    PENA DE MORTE NÃO RESOLVE A CRIMINALIDADE NO BRASIL.
    SÓ SERÃO EXECUTADOS POBRES, NEGROS E EXCLUIDOS.
    OS RICOS NÃO SOFRERÃO A PENA CAPITAL.
    GOVERNOS NÃO TEM DIREITO DE TIRAR A VIDA DE NINGUÉM.

  16. Fabiana disse:

    Contra

  17. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Sou a favor da pena de morte. Por que? Porque estamos vivendo o clima que não era para vivermos. O Brasil inteiro está caminhando para uma violência fora de controle. As drogas tomaram conta do país, que já estava desde o início nesta preparação, pelo fato simples e óbvio da farra, das festas, dos carnavais e de todo tipo de folia, inclusive com a vitória na Copa do Mundo. Ou seja: o brasileiro só pensa em festejar. Para isto necessita do dinheiro e este não encontra em qualquer lugar, a não ser roubando e matando. Então, está na hora de nos encontrar com a Justiça: a verdadeira justiça que países civilizados possuem: a pena de morte!

  18. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Pelo que li até aqui neste imenso espaço opinativo a maioria é contra a pena de morte e a prisão perpétua. Sou a favor da pena de morte e da prisão pepétua. Por que sou a favor? Porque quem mata merece conhecer a morte de perto e merece também um resto de vida inteira dentro de uma prisão. A pessoa terá assim um vastíssimo tempo para pensar no que fez e deixou de fazer. As pessoas que são contra as penas capitais são aquelas que nunca tiveram a raiva, o desespero de ter seus entes queridos estuprados, espancados e mortos. Ou também nunca foram assaltados, não passando pelo terror de um assalto à mão armada. Reflitam caros opinadores. Imaginem seus pais, seus filhos, sua esposa, seu esposo com um revólver na boca pronto para ser detonado por uma coisa qualquer em forma de gente, louco por matar, assaltar, estuprar. Reflitam e verão que a pena de morte seria a moral suficientemente capaz de fazer com que um homem que saia para roubar e matar pense duas ou mais vezes.

  19. Isa Pires disse:

    Quem mata já está morto… Se tivesse vida continuaria lutar por ela. Na verdade, quem não está condenado a morte? e por que será? porque fazemos tudo certinho? Somos melhores por querer a justiça matando quem mata? O que levaria uma pessoa a matar? as lições ou exemplos de amor e respeito que tenha recebido?

  20. Carol disse:

    Sou contra a pena de morte. Em termos de custos, ela vale quase o mesmo que uma pena privativa de liberdade (ppl) e, em termos de resolver os problemas, não vale nada, tão imprestável quanto as ppl.
    Sou a favor de uma aplicação menos paternalista do direito. Hoje em dia, um homicida que pegue a pena mínima (6 anos) pode ficar somente dois, por serviços prestados, bom comporamento e essas palhaçadas. É isso que vale a vida de alguém… Dois anos. As penas devem ser mais extensas, apenas isso.
    E os presídios deveriam ser exemplares, como o presídio militar, e não aquela balburdia que são.
    E isso de induto pra cá e pra lá deveria acabar. Os parentes querem ver os presos? Vão até lá. É injusto que a sociedade fique à mercê de criminosos porque eles querem ver papai e mamãe.
    E, para quem não sabe, o Brasil tem, sim, pena de morte. Já deram uma olhada no Código Penal Militar? Pois é lá que estão os crimes para os quais se aplicam as penas capitais.

  21. Abel Sidney disse:

    Se a pena de morte servisse de exemplo, de motivação para uma vida correta os chineses há muito tempo seriam os cidadãos mais pacatos e ordeiros do mundo… E não são, como os espetáculos da execução ao vivo não cria motivação o suficiente para se impedir a prática de crimes.

    Enfim, é muita simplista a ideia de que a “pena capital” pode ter um efeito impeditivo na prática de crimes.

    Fosse assim, no Rio e São Paulo onde a pena de morte, na prática ocorre há décadas diminuiaria o índice de criminalidade…

  22. catarina disse:

    sou contra ;)

  23. MOISÉS LUCENA disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte no Brasil e temos que ter leis mais duras e severas,fulano vai ser preso outro dia ele ja sai da cadeia por essa lei fraca,o criminoso tem que ter medo de sofrer as consequencias dos atos dos seus atos.

  24. otavio disse:

    sou a favor.

  25. Alan Benites disse:

    SIM, sou a favou da pena demorte no Brasil.
    Precisamos de leis mais duras, tal como a pena de morte, pois só assim o criminoso pensará duas vezes antes de cometer crimes, o criminoso tem que ter medo da consequencia dos seus atos, o que não acontece hoje.

  26. Ronaldim disse:

    Não sou a favor da pena de morte, pois não tenho dúvidas de que se criariam os esquadrões da morte no próprio Judiciário, a mando dos mais asquerosos políticos e endinheirados dessa Republiqueta chamada Brasil e, se fosse conveniente para esses "mara(cu)jás", qualquer um de nós, a pretexto dos seus objetivos escusos, seríamos vítimas de sentenças compradas e seríamos mortos inocentemente. Esse paisinho necessita sim é de políticas de controle de natalidade, educacionais e de profissionalização voltada aos setores de grande capital agregado: tecnologia, medicina, engenharia, etc… O caminho pode ser árduo ao se tentar mudar a cultura de um povo composto por analfabetos e aculturados, mas é necessário (e urgente) tentar mudar essa realidade!

  27. Bruno disse:

    Num país podre e corrupto e onde a cada ano surgem novos crimes cruéis que chocam a sociedade, era pra ter pena de morte há muito tempo. Homens e mulheres "menores" de 18 anos matam por aí, e fica por isso mesmo. E o congresso NÃO FAZ NADA!!!
    Visto que o sisitema penitenciário não funciona, o certo seria termos pena de trabalhos forçados, cruéis e pena de morte sem sombra de dúvida.
    A lei só beneficia o bandido, traficante e assassino. O cidadão de bem, que é honesto, está até com medo, daqui a pouco ele vai ser punido e preso.
    Parece que no Brasil, só é respeitado o vagabundo, ladrão, assassino, traficante…etc enfim
    é uma m…!!! esse nosso país…

  28. Fernando Rodrigues disse:

    Sou conttra a pena de morte. Não se combate a violência com violência. Ninguém têm o direito de tirar a vida em nenhum momento. O Estado acaba sendo paradoxal quando mata quem comete crime. Então o Estado deveria também "morrer".

  29. Alexandro disse:

    Sou a favor. É só através dessa pena que a família da vítima pode sentir o alívio de ter sido feita a verdadeira justiça. Nenhum familiar de vítimas de criminosos fica feliz ao ver que o criminoso está na cadeia comendo do bom e do melhor. Até nutricionistas os presídios têm… Isso é uma vergonha….

  30. IEDA DAL PRÁ disse:

    Se a pena de morte fosse a solução, e intimidasse o crime, os países q possuem essa punição não teria mais em quem aplicá-las.O que falta é responsabilidades paternas e maternas. o Brasil está sendo uma fábrica cada vez crescente de famílias desestruturadas e irresponsáveis!Deveria haver uma lei de investimento e programas de controle de natalidade. Algo q fizesse os garanhôes e parideiras serem responsáveis por suas criaçãoes

  31. Valeria Montelo disse:

    Bom, realmente nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida de outro, mas é muito relativo, queremos sempre justiça, mas infelizmente aq no Brasil não funciona, penso q a pena de morte não deveria existir mas deveria ter a prisão perpetua para quem assassinasse um ser humano.

  32. Valeria Montelo disse:

    Bom, realmente nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida de outro, mas é muito relativo, queremos sempre justiça, mas infelizmente aq no Brasil não funciona, penso q a pena de morte não deveria existir mas deveria ter a prisão perpetua para quem assassinasse um ser humano.

  33. Raul Medeiros disse:

    Eu sou contra a pena de morte, já que nenhum ser humano tem direito de tirar a vida de outro semelhante. E se a pessoa que é morta for inocente? O que o Estado poderia fazer para reparar esse dano? Resposta: NADA!

  34. Mariana disse:

    É um assunto muito complexo, pois de um lado, temos, por exemplo, a opinião de um pai ou uma mãe que teve seu filho assassinado, e quer por todas as hipóteses ver o assasssino assumindo as consequências do ato. Do outro, temos grandes erros de uma justiça muitas vezes falha. Como nos EUA, que há mais de 3000 presos esperando a senteça, quantos deles podem ser inocentes, e passam todos os dias sem saber se vão morrer ou não, com certeza sairão de lá com problemas psiólógicos. Enquanto não tivermos uma justiça estruturada, ou seja, uma justiça realmente "justa", não seria correto adotar um método de punição como esse.

  35. fernando disse:

    Pena de morte, não. É preferível pô-los a trabalhar 14 horas diárias. Isso para eles é castigo, o morrer já se sabe que é o final de todos nós, e ninguém consegue escapar .

  36. Cecél Garcia disse:

    Num país como o nosso com uma justiça corporativista, protecionista, em frangalhos e desacreditada.
    Só irião para forca, injeção letal ou cadeira elétrica.
    Os excluídos sociais, negros, homossexuais e outros que sofrem na pele nossa falta de justiça.

  37. MAURO VALDEVINO disse:

    sobre o tema, já fui a favor, pura ignorância. o fato é que não dá para voltar atrás, e se a pessoa for inocênte. Quantas vezes isso acontece e no final consegue-se provar que a pessoa é inocente? pense no tempo em que eramos crianças e quantas vezes nós fomos acusados de ter cometido alguma traquinagem e pior fomos punidos por isso e não tinhamos feito nada. Já pensou? E se fosse a pena capital? Por este motivo sou contra porque ninguem esta totalmente seguro e se for seu filho, como é que fica? porque morte para o filho dos outros é muito fácil e quando chegar a hora do seu filho, como é que vai ficar? por este motivo sou totalmente contra, existem outros meios.

  38. João Eudes disse:

    Pena de Morte não resolve o problema da criminalidade em lugar nenhum da terra. O mundo necessita muito mais de amor que de ódio pois só assim poderemos viver em uma sociedade descente. Como vão crescer os filhos desta sociedade do ódio? Cheios de ódio no coração e cada vez mais vai aumentar o número de criminosos. Não só sou contra a pena de morte como também sou a favor de redução das penas. O que falta é cumprir as leis para todos e quem estiver preso terá que produzir seu próprio sustento e não viver as nossas custas.

  39. Elisio disse:

    Nenhum ser humano ou nação tem o direito de tirar a vida de outro ser humano, sob qualquer hipótese. Mesmo que o estado tivesse esse poder, a justiça não é perfeita. Então a justiça iria ser criminosa, tirando a vida de alguns inocentes.
    A pena de morte não resolve nada! O drogado por exemplo, sabe que vai morer logo, que tem vida curta no vício e no tráfico, não dá valor a sua vida e nem a dos outros. Para um drogado tanto faz, ter ou não ter pena de morte. A vida dele já é um inferno mesmo.

  40. Erick Bryan disse:

    Sou a favor da Pena de Morte, pois as penas no Brasil não adiantam nada, uma vez que em vez de ressolcializar os presos, as cadeias são puros escritorios e escolas crime. Somente a pena de morte serveria como uma forma de coação as pessoas que pensassem em cometer crimes, como assassinatos, estupros, entre outros.

  41. Daonny Assunção disse:

    A FAVOR…

  42. Giorgio Ramos disse:

    Pena de morte sim,e esse papo de lei da naturaeza e erro judiciário já virou besteira. Erros médicos acontece todos os dias e ninguém ver campanhas contra isso, vitimas do crime morrem todos os dias e dai?Nada é feito. apenas 1.5% dos crimes são investigados e o resto ficam nas gavetas esperando que o criminoso se entregue com peso de conciencia. vamos deixar de sermos babacas com pombinhas na mão enquanto nossos parentes,amigos e mesmo os desconhecidos caem como moscas nas ruas vitimas desses marginais, marginais que também estão dentro da sociedade,
    não somos vaquinhas de presépio. milhões são gastos com presídios e o retorno é 95% dos badidos sem recuperação que retornam,retornam e retornam as cadeias como viciados impunes,PENA DE MORTE PARA OS REINCEDENTES para que em caso de erro não seja o ccondenado tão inocente assim.

  43. edson junior disse:

    Sou a favor da pena, talvez isso ajude a reduzir o numero de assassinatos.
    E independente de direitos humanos, afinal essa droga de direito só parece favorecer bandido, e bandido bom é bandido morto.

  44. Margareth disse:

    SIM À PENA DE MORTE.
    Ainda considerando os inocentes, o SALDO É POSITIVO. Falando de brasil, quantos inocentes JÁ MORREM hoje? Então TUDO BEM, QUE MATEM TBEM AS PESSOAS CERTAS, ESSES CRIMINOSOS ESCROTOS QUE NÃO FAZEM FALTA ALGUMA NO MUNDO. Tá com pena? Leva um desgraçado desse pra tua casa então, cada mentalidade de ameba que aparece.

    Só uma réplica para Raimundo de Araújo Caldas, pois é impossível replicar todos os disparates lidos:
    É, "tem muitos maluquinhos nos EUA que se armam até os dentes e matam dezenas de pessoas inocentes em escolas". Se vc for tão informado qto diz, DEVE SABER QUE ESSES MALUQUINHOS SE SUICIDAM DEPOIS DO ATO CRIMINAL, pois sabem que sofrerão a Pena de Morte mesmo, ou vão APODRECER NA CADEIA.

    Consideração final:
    Sendo o brasil a terra oficial do coitadismo, até que o balanço final está bem, MAIORIA A FAVOR DA PENA DE MORTE. Que bom!

  45. Suelen Diniz disse:

    Um assunto realmente polêmico. Creio que só seria possível aprovar a pena de morte se a justiça do país em questão funcionasse de maneira excelente. Se a justiça do país estiver sujeita a demasiados erros, acredito que a pena de morte não poderia nunca ser aprovada, uma vez que um inocente poderia ser morto injustamente.

  46. Kátia Cristina Dunham disse:

    Completamente contra a pena de morte. Está na hora desses países começar a prestar mais atenção nos sinais enviados pela natureza. Nínguém tem o direito de tirar a vida do ser humano. É preciso aprender a perdoar. Cada um vai responder pelos seus delitos, a justiça divina não falha. Nada nessa vida é por acaso, podem acreditar.

  47. Jailson Oliveira disse:

    Sou Radicalmente a favor sim PENA DE MORTE, só me preocupo se ela for sentenciada por um juduciário falho como o do Brasil. Muitos são contra em ter razão de executarem inocnetes, mas o que fazer com um homicida preso em flagrante? manda-lo a um sistema penitenciario falido, comer, dormir, fazer sexo , e sair de lá querendo matar mais gente ? Ja perdi parente em assalto , onde op maldito não hesitou em atirar em prol de R$ 20,00 que tava no bolso .e com isso tirou a vida de um grande homem que era meu tio. Justiça com as próprias mãos ? ainda sou a favor da época do faroeste , talvez seja a alternativa. Confiar no judiciário ? perdão, mas só em Deus mesmo. A Morte, talvez seja a única coisa que bandidos tenham medo, fora isso é lazer pra todos eles. PENA DE MORTE À BANDIDOS !!!!

  48. Luiz Carlos disse:

    Sou contra a pena de morte primeiramente porque, em caso de erro judiciário, não haverá como corrigir a injustiça com o injustiçado morto. Segundo: está comprovado que criminosos não temem a pena capital e ela não faz diminuir o crime. Terceiro: prisão perpétua já não é punição mais que suficiente? E pergunto: uma vez morto continua a haver punição para o criminoso? As vítimas ressuscitam com as punições? Punições diminuem os traumas das vítimas? A violência do Estado não aumenta ainda mais a violência? Não sejamos primitivos! O Brasil não é o Paquistão.

  49. José Edilson disse:

    Será que o preso da vida na nossa realidade não tem mais nenhum significado? nem um valor? destruindo vidas é possível socializar uma sociedade humana? não podemos contornar uma situação agindo da mesma forma truculenta dos vandúlos. enquanto a sociedade comportar-se de maneira promíscua e infidedigna com o próximo, nunca já mais consiguiremos viver tempos de paz, porque o mal só constroie o mal e falta de uma sengunda chanse nos faz viver momentos de meros repetidores de maus condutas perante ao mundo que se diz por vez ser um mundo humanitário, que de humano falta muitas chuvas para cair no lago da vida e quem sabe da esperança em algum dia em que os seres humanos pararem para refletirem que para viver felizes não se faz necessário estarem acoplados de mecanismos de alto destruição própria

  50. Bruno disse:

    A favor
    pois poupando os lobos que se condena o rebanho.