Início » Internacional » Pena de morte: veja os países campeões
Tendências e Debates

Pena de morte: veja os países campeões

De acordo com o relatório anual publicado pela Anistia Internacional, pelo menos 1.252 pessoas foram executadas por seus governos em 2007. O Paquistão é o país com o maior número de pessoas no corredor da morte: são 7.436 prisioneiros esperando pela execução. Nos EUA, o segundo colocado, este número é de 3.263.

A China aparece na terceira posição, embora seus números não sejam precisamente comparáveis — assim como no Iraque e na Índia, no ano passado o número de chineses executados pelo Estado foi maior do que o número total de pessoas que estavam aguardando a pena de morte.

A terceira posição da China no ranking pode refletir o fato de que o país aplica a pena capital com rapidez, ao invés de permitir longos recursos judiciais, o que mantém menos pessoas à espera da execução. Já nos EUA, os longos processos e recursos podem explicar o número relativamente grande de pessoas no corredor da morte.

 


Você é a favor ou contra a pena de morte? Dê a sua opinião.

Fontes:
Economist - Capital punishment -- Waiting for the noose

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

150 Opiniões

  1. Roseane disse:

    Pena de morte sim, esse nosso pais so fica pior a cada dia porque as leis facilitam para o bandido, e quem sofre é a população que so quer PAZ!

  2. juliana disse:

    sou a favor pelo outro. pq pessosas q estrupam, matam, assassinam é pra pegar pena de morte mesmo

  3. jose´de mauá disse:

    Prisão perpétua para criminosos com pena acima de 30 anos. Pena de morte para criminosos com pena acima de 40 anos.

  4. jose´de mauá disse:

    No Brasil, se uma pessoa é condenada a mais de 30 anos, a mesma não vai ficar mais que 10 anos presa. Caso esta pessoa seja condenada em mais anos por outro crime, e ainda não foi presa, em nada irá aumentar sua punição. Portanto, o crime compensa no Brasil, pois, para os criminosos com penas maiores de 30 anos, não existe nada que o force a parar de cometer crimes, pois, sua pena não irá aumentar.

  5. jose´de mauá disse:

    Somente para aquele que pratiquem crimes graves reiteradamente, ou, em casos de massacre, como o caso do rapaz que invadiu a escola e matou várias crianças.

  6. jose renato rodrigues disse:

    Não se cobre um pecado com um outro pecado,isto vira apenas maldade e crueldade.Eu quando vi como são as execuçoes na China me tornei muito criterioso para comprar produtos vindo de lá.Por causa disso só compro um produto chines se não tiver jeito mesmo.Fico preocupado quando vejo chineses comprando empresas brasileiras,esse povo tem um instinto para a maldade,procure na internet e voce vai encontrar como eles matam os animais.Pra mim quanto mais longe eles ficarem melhor.

  7. jose renato rodrigues disse:

    Quem manda executar,seja ele o estado ou quem quer que seja,tem que ter as maos limpas.Vejamos o caso da China,se uma pessoa roubar ela é executada,mas o interessante é que o estado chines é tolerante com seu povo quando se diz ao roubo de produto intelectual,quantos xingling que nos compramos no brasil que nada mais é roubo de propriedade intelectual.Eles vendem pra nos um produto igual ao ipone da aplle,enquanto que um original custa ate 15 vezes mais.

  8. Evandro disse:

    Eu sou totalmente a favor, e não tenho duvida, Penas de 40 anos de prisão deveria ter a Pena de Morte, para ter uma pena como tudo isso ele teria que ter varios crime, entao voce acha que pode ser um inocente, um bandido pegue alguem da familia e o mate, ai voces vao sentir a dor e querer simplismente matar o culpado! como todos diz não seria uma solução mais sim diminuaria muito o crime no Brasil, pois o bandido estará ciente do crime que ele vai cometer!

  9. Eduardo disse:

    No Brasil já temos a pena de morte só que ela só funciona pra quem é honesto e batalha todos os dias para ter uma vida socialmente digna. quantos ja morreram em um latrocinio.

  10. Marcelo Alves de Lima disse:

    A PENA DE MORTE NÃO É UMA SOLUÇÃO MORAL,PORQUE SE O BRASIL COMO UM TODO COMETE BARBARIDADES NAS AÇÕES POLICIAIS CONTRA INOCENTES, IMAGINE COM A PENA DE MORTE IMPOSTA.TEMOS UMA INSEGURANÇA JURÍDICA PREOCUPANTE: PESSOAS SEM CULPA SÃO PRESOS QUASE TODA A VIDA E OS CULPADOS DE TUDO ESTÃO SOLTOS A VIDA INTEIRA. APROVEITO ESTE ESPAÇO PARA DIVULGAR O MEU BLOG, LÁ ESTÃO OS ARTIGOS.

  11. Tom disse:

    Totalmente a favor da pena de morte, como medida profilática e como exemplo. Além disso, a família do criminoso também deveria ser punida por ter colocado no mundo e deseducado o ser. A família deveria ser obrigada a indenizar as vítimas.

  12. h.a.p disse:

    extremamente contra com a pena de morte vc esta castigando tambem a familia ou melhor punindo, que nao cometeu crime algum, o condenado depois de algumas horas nao existe mais a dor da familia e para toda a vida,todos podem ter um recomesso

  13. José coelho disse:

    Apesar do captalismo ser Injusto e exagerado, Sou completamente a favor da pena de morte para quem cometer mais de dois homicidios. Pois estes já não possuem mais sensibilidade emocional e continuaram sempre cometendo homicidios. Assim são os matadores de aluguel, traficantes, assaltantes, sequestradores e gangues.

  14. lizeane disse:

    sou contra ,pq uma pessoa inocente pode ser presa.

  15. Murillo disse:

    PENA DE MORTE NÃO RESOLVE A CRIMINALIDADE NO BRASIL.
    SÓ SERÃO EXECUTADOS POBRES, NEGROS E EXCLUIDOS.
    OS RICOS NÃO SOFRERÃO A PENA CAPITAL.
    GOVERNOS NÃO TEM DIREITO DE TIRAR A VIDA DE NINGUÉM.

  16. Fabiana disse:

    Contra

  17. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Sou a favor da pena de morte. Por que? Porque estamos vivendo o clima que não era para vivermos. O Brasil inteiro está caminhando para uma violência fora de controle. As drogas tomaram conta do país, que já estava desde o início nesta preparação, pelo fato simples e óbvio da farra, das festas, dos carnavais e de todo tipo de folia, inclusive com a vitória na Copa do Mundo. Ou seja: o brasileiro só pensa em festejar. Para isto necessita do dinheiro e este não encontra em qualquer lugar, a não ser roubando e matando. Então, está na hora de nos encontrar com a Justiça: a verdadeira justiça que países civilizados possuem: a pena de morte!

  18. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Pelo que li até aqui neste imenso espaço opinativo a maioria é contra a pena de morte e a prisão perpétua. Sou a favor da pena de morte e da prisão pepétua. Por que sou a favor? Porque quem mata merece conhecer a morte de perto e merece também um resto de vida inteira dentro de uma prisão. A pessoa terá assim um vastíssimo tempo para pensar no que fez e deixou de fazer. As pessoas que são contra as penas capitais são aquelas que nunca tiveram a raiva, o desespero de ter seus entes queridos estuprados, espancados e mortos. Ou também nunca foram assaltados, não passando pelo terror de um assalto à mão armada. Reflitam caros opinadores. Imaginem seus pais, seus filhos, sua esposa, seu esposo com um revólver na boca pronto para ser detonado por uma coisa qualquer em forma de gente, louco por matar, assaltar, estuprar. Reflitam e verão que a pena de morte seria a moral suficientemente capaz de fazer com que um homem que saia para roubar e matar pense duas ou mais vezes.

  19. Isa Pires disse:

    Quem mata já está morto… Se tivesse vida continuaria lutar por ela. Na verdade, quem não está condenado a morte? e por que será? porque fazemos tudo certinho? Somos melhores por querer a justiça matando quem mata? O que levaria uma pessoa a matar? as lições ou exemplos de amor e respeito que tenha recebido?

  20. Carol disse:

    Sou contra a pena de morte. Em termos de custos, ela vale quase o mesmo que uma pena privativa de liberdade (ppl) e, em termos de resolver os problemas, não vale nada, tão imprestável quanto as ppl.
    Sou a favor de uma aplicação menos paternalista do direito. Hoje em dia, um homicida que pegue a pena mínima (6 anos) pode ficar somente dois, por serviços prestados, bom comporamento e essas palhaçadas. É isso que vale a vida de alguém… Dois anos. As penas devem ser mais extensas, apenas isso.
    E os presídios deveriam ser exemplares, como o presídio militar, e não aquela balburdia que são.
    E isso de induto pra cá e pra lá deveria acabar. Os parentes querem ver os presos? Vão até lá. É injusto que a sociedade fique à mercê de criminosos porque eles querem ver papai e mamãe.
    E, para quem não sabe, o Brasil tem, sim, pena de morte. Já deram uma olhada no Código Penal Militar? Pois é lá que estão os crimes para os quais se aplicam as penas capitais.

  21. Abel Sidney disse:

    Se a pena de morte servisse de exemplo, de motivação para uma vida correta os chineses há muito tempo seriam os cidadãos mais pacatos e ordeiros do mundo… E não são, como os espetáculos da execução ao vivo não cria motivação o suficiente para se impedir a prática de crimes.

    Enfim, é muita simplista a ideia de que a “pena capital” pode ter um efeito impeditivo na prática de crimes.

    Fosse assim, no Rio e São Paulo onde a pena de morte, na prática ocorre há décadas diminuiaria o índice de criminalidade…

  22. catarina disse:

    sou contra 😉

  23. MOISÉS LUCENA disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte no Brasil e temos que ter leis mais duras e severas,fulano vai ser preso outro dia ele ja sai da cadeia por essa lei fraca,o criminoso tem que ter medo de sofrer as consequencias dos atos dos seus atos.

  24. otavio disse:

    sou a favor.

  25. Alan Benites disse:

    SIM, sou a favou da pena demorte no Brasil.
    Precisamos de leis mais duras, tal como a pena de morte, pois só assim o criminoso pensará duas vezes antes de cometer crimes, o criminoso tem que ter medo da consequencia dos seus atos, o que não acontece hoje.

  26. Ronaldim disse:

    Não sou a favor da pena de morte, pois não tenho dúvidas de que se criariam os esquadrões da morte no próprio Judiciário, a mando dos mais asquerosos políticos e endinheirados dessa Republiqueta chamada Brasil e, se fosse conveniente para esses "mara(cu)jás", qualquer um de nós, a pretexto dos seus objetivos escusos, seríamos vítimas de sentenças compradas e seríamos mortos inocentemente. Esse paisinho necessita sim é de políticas de controle de natalidade, educacionais e de profissionalização voltada aos setores de grande capital agregado: tecnologia, medicina, engenharia, etc… O caminho pode ser árduo ao se tentar mudar a cultura de um povo composto por analfabetos e aculturados, mas é necessário (e urgente) tentar mudar essa realidade!

  27. Bruno disse:

    Num país podre e corrupto e onde a cada ano surgem novos crimes cruéis que chocam a sociedade, era pra ter pena de morte há muito tempo. Homens e mulheres "menores" de 18 anos matam por aí, e fica por isso mesmo. E o congresso NÃO FAZ NADA!!!
    Visto que o sisitema penitenciário não funciona, o certo seria termos pena de trabalhos forçados, cruéis e pena de morte sem sombra de dúvida.
    A lei só beneficia o bandido, traficante e assassino. O cidadão de bem, que é honesto, está até com medo, daqui a pouco ele vai ser punido e preso.
    Parece que no Brasil, só é respeitado o vagabundo, ladrão, assassino, traficante…etc enfim
    é uma m…!!! esse nosso país…

  28. Fernando Rodrigues disse:

    Sou conttra a pena de morte. Não se combate a violência com violência. Ninguém têm o direito de tirar a vida em nenhum momento. O Estado acaba sendo paradoxal quando mata quem comete crime. Então o Estado deveria também "morrer".

  29. Alexandro disse:

    Sou a favor. É só através dessa pena que a família da vítima pode sentir o alívio de ter sido feita a verdadeira justiça. Nenhum familiar de vítimas de criminosos fica feliz ao ver que o criminoso está na cadeia comendo do bom e do melhor. Até nutricionistas os presídios têm… Isso é uma vergonha….

  30. IEDA DAL PRÁ disse:

    Se a pena de morte fosse a solução, e intimidasse o crime, os países q possuem essa punição não teria mais em quem aplicá-las.O que falta é responsabilidades paternas e maternas. o Brasil está sendo uma fábrica cada vez crescente de famílias desestruturadas e irresponsáveis!Deveria haver uma lei de investimento e programas de controle de natalidade. Algo q fizesse os garanhôes e parideiras serem responsáveis por suas criaçãoes

  31. Valeria Montelo disse:

    Bom, realmente nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida de outro, mas é muito relativo, queremos sempre justiça, mas infelizmente aq no Brasil não funciona, penso q a pena de morte não deveria existir mas deveria ter a prisão perpetua para quem assassinasse um ser humano.

  32. Valeria Montelo disse:

    Bom, realmente nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida de outro, mas é muito relativo, queremos sempre justiça, mas infelizmente aq no Brasil não funciona, penso q a pena de morte não deveria existir mas deveria ter a prisão perpetua para quem assassinasse um ser humano.

  33. Raul Medeiros disse:

    Eu sou contra a pena de morte, já que nenhum ser humano tem direito de tirar a vida de outro semelhante. E se a pessoa que é morta for inocente? O que o Estado poderia fazer para reparar esse dano? Resposta: NADA!

  34. Mariana disse:

    É um assunto muito complexo, pois de um lado, temos, por exemplo, a opinião de um pai ou uma mãe que teve seu filho assassinado, e quer por todas as hipóteses ver o assasssino assumindo as consequências do ato. Do outro, temos grandes erros de uma justiça muitas vezes falha. Como nos EUA, que há mais de 3000 presos esperando a senteça, quantos deles podem ser inocentes, e passam todos os dias sem saber se vão morrer ou não, com certeza sairão de lá com problemas psiólógicos. Enquanto não tivermos uma justiça estruturada, ou seja, uma justiça realmente "justa", não seria correto adotar um método de punição como esse.

  35. fernando disse:

    Pena de morte, não. É preferível pô-los a trabalhar 14 horas diárias. Isso para eles é castigo, o morrer já se sabe que é o final de todos nós, e ninguém consegue escapar .

  36. Cecél Garcia disse:

    Num país como o nosso com uma justiça corporativista, protecionista, em frangalhos e desacreditada.
    Só irião para forca, injeção letal ou cadeira elétrica.
    Os excluídos sociais, negros, homossexuais e outros que sofrem na pele nossa falta de justiça.

  37. MAURO VALDEVINO disse:

    sobre o tema, já fui a favor, pura ignorância. o fato é que não dá para voltar atrás, e se a pessoa for inocênte. Quantas vezes isso acontece e no final consegue-se provar que a pessoa é inocente? pense no tempo em que eramos crianças e quantas vezes nós fomos acusados de ter cometido alguma traquinagem e pior fomos punidos por isso e não tinhamos feito nada. Já pensou? E se fosse a pena capital? Por este motivo sou contra porque ninguem esta totalmente seguro e se for seu filho, como é que fica? porque morte para o filho dos outros é muito fácil e quando chegar a hora do seu filho, como é que vai ficar? por este motivo sou totalmente contra, existem outros meios.

  38. João Eudes disse:

    Pena de Morte não resolve o problema da criminalidade em lugar nenhum da terra. O mundo necessita muito mais de amor que de ódio pois só assim poderemos viver em uma sociedade descente. Como vão crescer os filhos desta sociedade do ódio? Cheios de ódio no coração e cada vez mais vai aumentar o número de criminosos. Não só sou contra a pena de morte como também sou a favor de redução das penas. O que falta é cumprir as leis para todos e quem estiver preso terá que produzir seu próprio sustento e não viver as nossas custas.

  39. Elisio disse:

    Nenhum ser humano ou nação tem o direito de tirar a vida de outro ser humano, sob qualquer hipótese. Mesmo que o estado tivesse esse poder, a justiça não é perfeita. Então a justiça iria ser criminosa, tirando a vida de alguns inocentes.
    A pena de morte não resolve nada! O drogado por exemplo, sabe que vai morer logo, que tem vida curta no vício e no tráfico, não dá valor a sua vida e nem a dos outros. Para um drogado tanto faz, ter ou não ter pena de morte. A vida dele já é um inferno mesmo.

  40. Erick Bryan disse:

    Sou a favor da Pena de Morte, pois as penas no Brasil não adiantam nada, uma vez que em vez de ressolcializar os presos, as cadeias são puros escritorios e escolas crime. Somente a pena de morte serveria como uma forma de coação as pessoas que pensassem em cometer crimes, como assassinatos, estupros, entre outros.

  41. Daonny Assunção disse:

    A FAVOR…

  42. Giorgio Ramos disse:

    Pena de morte sim,e esse papo de lei da naturaeza e erro judiciário já virou besteira. Erros médicos acontece todos os dias e ninguém ver campanhas contra isso, vitimas do crime morrem todos os dias e dai?Nada é feito. apenas 1.5% dos crimes são investigados e o resto ficam nas gavetas esperando que o criminoso se entregue com peso de conciencia. vamos deixar de sermos babacas com pombinhas na mão enquanto nossos parentes,amigos e mesmo os desconhecidos caem como moscas nas ruas vitimas desses marginais, marginais que também estão dentro da sociedade,
    não somos vaquinhas de presépio. milhões são gastos com presídios e o retorno é 95% dos badidos sem recuperação que retornam,retornam e retornam as cadeias como viciados impunes,PENA DE MORTE PARA OS REINCEDENTES para que em caso de erro não seja o ccondenado tão inocente assim.

  43. edson junior disse:

    Sou a favor da pena, talvez isso ajude a reduzir o numero de assassinatos.
    E independente de direitos humanos, afinal essa droga de direito só parece favorecer bandido, e bandido bom é bandido morto.

  44. Margareth disse:

    SIM À PENA DE MORTE.
    Ainda considerando os inocentes, o SALDO É POSITIVO. Falando de brasil, quantos inocentes JÁ MORREM hoje? Então TUDO BEM, QUE MATEM TBEM AS PESSOAS CERTAS, ESSES CRIMINOSOS ESCROTOS QUE NÃO FAZEM FALTA ALGUMA NO MUNDO. Tá com pena? Leva um desgraçado desse pra tua casa então, cada mentalidade de ameba que aparece.

    Só uma réplica para Raimundo de Araújo Caldas, pois é impossível replicar todos os disparates lidos:
    É, "tem muitos maluquinhos nos EUA que se armam até os dentes e matam dezenas de pessoas inocentes em escolas". Se vc for tão informado qto diz, DEVE SABER QUE ESSES MALUQUINHOS SE SUICIDAM DEPOIS DO ATO CRIMINAL, pois sabem que sofrerão a Pena de Morte mesmo, ou vão APODRECER NA CADEIA.

    Consideração final:
    Sendo o brasil a terra oficial do coitadismo, até que o balanço final está bem, MAIORIA A FAVOR DA PENA DE MORTE. Que bom!

  45. Suelen Diniz disse:

    Um assunto realmente polêmico. Creio que só seria possível aprovar a pena de morte se a justiça do país em questão funcionasse de maneira excelente. Se a justiça do país estiver sujeita a demasiados erros, acredito que a pena de morte não poderia nunca ser aprovada, uma vez que um inocente poderia ser morto injustamente.

  46. Kátia Cristina Dunham disse:

    Completamente contra a pena de morte. Está na hora desses países começar a prestar mais atenção nos sinais enviados pela natureza. Nínguém tem o direito de tirar a vida do ser humano. É preciso aprender a perdoar. Cada um vai responder pelos seus delitos, a justiça divina não falha. Nada nessa vida é por acaso, podem acreditar.

  47. Jailson Oliveira disse:

    Sou Radicalmente a favor sim PENA DE MORTE, só me preocupo se ela for sentenciada por um juduciário falho como o do Brasil. Muitos são contra em ter razão de executarem inocnetes, mas o que fazer com um homicida preso em flagrante? manda-lo a um sistema penitenciario falido, comer, dormir, fazer sexo , e sair de lá querendo matar mais gente ? Ja perdi parente em assalto , onde op maldito não hesitou em atirar em prol de R$ 20,00 que tava no bolso .e com isso tirou a vida de um grande homem que era meu tio. Justiça com as próprias mãos ? ainda sou a favor da época do faroeste , talvez seja a alternativa. Confiar no judiciário ? perdão, mas só em Deus mesmo. A Morte, talvez seja a única coisa que bandidos tenham medo, fora isso é lazer pra todos eles. PENA DE MORTE À BANDIDOS !!!!

  48. Luiz Carlos disse:

    Sou contra a pena de morte primeiramente porque, em caso de erro judiciário, não haverá como corrigir a injustiça com o injustiçado morto. Segundo: está comprovado que criminosos não temem a pena capital e ela não faz diminuir o crime. Terceiro: prisão perpétua já não é punição mais que suficiente? E pergunto: uma vez morto continua a haver punição para o criminoso? As vítimas ressuscitam com as punições? Punições diminuem os traumas das vítimas? A violência do Estado não aumenta ainda mais a violência? Não sejamos primitivos! O Brasil não é o Paquistão.

  49. José Edilson disse:

    Será que o preso da vida na nossa realidade não tem mais nenhum significado? nem um valor? destruindo vidas é possível socializar uma sociedade humana? não podemos contornar uma situação agindo da mesma forma truculenta dos vandúlos. enquanto a sociedade comportar-se de maneira promíscua e infidedigna com o próximo, nunca já mais consiguiremos viver tempos de paz, porque o mal só constroie o mal e falta de uma sengunda chanse nos faz viver momentos de meros repetidores de maus condutas perante ao mundo que se diz por vez ser um mundo humanitário, que de humano falta muitas chuvas para cair no lago da vida e quem sabe da esperança em algum dia em que os seres humanos pararem para refletirem que para viver felizes não se faz necessário estarem acoplados de mecanismos de alto destruição própria

  50. Bruno disse:

    A favor
    pois poupando os lobos que se condena o rebanho.

  51. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Quem nunca esteve a mercê de um bandido, de um crápula que pelo fato de portar uma arma acha-se o Senhor dos Anéis, ou da vida e da morte, tais pessoas realmente ainda têm uma certa timidez com relação à pena máxima, que é a morte, ou a prisão perpétua. Nos Estados Unidos se um garoto, ou uma garota de 16 anos mata alguém é condenada à prisão perpétua e só não é condenada à morte porque é menor de idade. Aqui no Brasil os menores até quase 18 anos têm direito a praticar qualquer crime, inclusive o crime de morte. Não pegará sequer cadeia de alguns anos e sim uma espécie de pensão, ou casa de permanência para ressocialização até completar a maioridade 21 anos. Quando completa esta idade o crime cometido é apagado de sua vida, isto é deixa de prevalecer. A ficha do indivíduo estará limpa. É coisa assim do arco da velha. Bem por isto o país está virando um caos irreversível. Eu daria uns trinta ou até cinquenta anos para este nosso país se fragmentar em quase dez paíse independentes, caso continuemos nesta falta de leis duras, tornando a irresponsabilidade dos criminosos em fatos comuns ao dia-a-dia. Aliás, quem parece pagar caro por viver no Brasil são os pobres, deserdados da sorte e que para as classes mais favorecidas são como bandidos apesar da imensa honra, que a pobreza ensina ao cidadão comum. Os bandidos são bandidos porque o crime no em nosso país sempre compensou. Só não compensa o crime – muitas vezes forjado pelas autoridades, ou pelos bandidos endinheirados e refestelados no poder – como no caso dos Irmãos Naves, a maior injustiça que já existiu na face da Terra! Poucos conhecem essa história. Apesar disso qualquer pode encontrá-la no Google.
    Pena de morte e prisão perpétua é a solução para este país repleto de bandidos, desde os palácios suntuosos do poder ao barraco das favelas!

  52. Jeydson Cândido disse:

    Sou a favor em parte,

    Mas não queria fosse implantado aqui no Brasil porque acho que a nossa legislação não está preparada para tal coisa, vivemos em um país que infelizmente é injusto e a injustiça é a chave. Para isso tudo muita gente perderia sua vida injustamente e isso não é o certo.

  53. Thierry Lamarck Oliveira disse:

    A favor.

  54. Ricardo disse:

    Para casos hediondos e comprovados não vejo qual o motivo para não se ter.
    Esperar o Messias para mudar a filosofia humana e implantar a bondade universal acho delírio.

    Para os que não concordam eu pergunto:
    já ouviram falar por acaso em indivíduos sociopatas? já os estudaram? gostaria de conviver com um? acho melhor estuda-los antes defende-los.

    Os sociopatas são caracterizados pelo desprezo pelas obrigações sociais e por uma falta de consideração com os sentimentos dos outros. Eles exibem egocentrismo patológico, emoções superficiais, falta de auto-percepção, pobre controle da impulsividade (incluindo baixa tolerância para frustração e limiar baixo para descarga de agressão), irresponsabilidade, falta de empatia com outros seres humanos e ausência de remorso, ansiedade e sentimento de culpa em relação ao seu comportamento anti-social. Eles são geralmente cínicos, manipuladores, incapazes de manter uma relação e de amar. Eles mentem sem qualquer vergonha, roubam, abusam, trapaceiam, negligenciam suas famílias e parentes, e colocam em risco suas vidas e a de outras pessoas. O pesquisador canadense Robert Hare, um dos maiores especialistas do mundo em sociopatia criminosa, os caracteriza como "predadores intra-espécies que usam charme, manipulação, intimidação e violência para controlar os outros e para satisfazer suas próprias necessidades. Em sua falta de consciência e de sentimento pelos outros, eles tomam friamente aquilo que querem, violando as normas sociais sem o menor senso de culpa ou arrependimento."

    concordo que a pena de morte não é a solução para a violencia porem se fossemos seguir essa linha de pensamento deveriamos soltar todos os bandidos das prisões e acabar com a polícia pois essas duas não são soluções para a violencia tambem.

    A pena de morte deveria se dar em casos de extrema violencia ou covardia com fatos de prova incontestaveis como por exemplo esses marginais em SP da gangue skinheads que pisotearam um policial militar e não em casos menores.

  55. Leonardo Felipe Serra Vasques disse:

    Sou contra.

    Não sabemos o que vem após perdermos nossas vidas, e muito menos se essa coisa é boa ou ruim.
    Matar um criminoso é o mesmo que jogá-lo num buraco inexplorado pelo homem e achar que fez mal a ele. Pode ou não no fundo do buraco haver algo ruim.
    Criminosos na minha opinião, devem ser castigados com métodos humanos com ciência do que vai acontecer.
    Então, creio que para um crime "humano" (quem inventou a idéia doq é certo ou errado na humanidade, somos nós, humanos), a punição deve ser dada a partir de métodos criados pelo homem.

    Simplesmenter matar um criminoso, já que não sabemos o que irá acontecer a ele, só vai aliviar o nosso lado, pois estaremos com um perigo a menos em nossas vidas.

    Porém, se eles preferem agir pela religião ao invés da razão e da lógica, o problema é deles, desde que nenhum terrorista se exploda aqui, tá tudo certo.

    Matar ou se livrar de algo é a melhor maneira que o homem encontrou para livrar-se de seus problemas.

  56. Milton Junior disse:

    Sou radicalmente contra a pena de morte em qualqer lugar do mundo. Niguém pode tirar a vida de uma pessoa, esse direito é reservado somente a Deus.

    Pena de morte não diminui vilência (ao contrario é a pior das vilências), não gera paz (mas gera revolta em uns e peso na consiciência de outros), não faz justiça (ao contrario, é alimentada pela sede de vingança e também gera injustiças irreparáveis).

    O Brasil precisa de prisões que não sejam corruptas nem superlotadas. Precisa de presídios que ressocializem os presos e os eduquem ensinando-os um ofício e valores corretos, ao mesmo tempo os presos poderiam trabalhar tornando o sistema carcerário totalmente auto sustentável financeiramente. Resolveria 90% dos problemas do presídios do Brasil e, de certa forma, até seria uma forma de tentar consertar as consequências do enorme défecit do brasileiro em cuidar de suas crianças mais pobres que vivem nas ruas sem família nem educação sofrendo todo tipo de trauma e rejeição da sociedade, o que as faz tornarem-se bandidos quando atingem a adolescência e vida adulta.
    De quem é a culpa de tanta violência?

    Pena de morte resolve ou ao menos melhora se olharmos para a origem dessa violência?

    Pena de morte é a forma honestamente mais correta e justa?

    Coloque-se no lugar do outro. "Quem for totalmente puro, sem pecados e não tiver nenhuma culpa que atire a primeira pedra!!!"

  57. Jeovah de Moura Nunes disse:

    Sou radicalmente a favor da pena de morte e prisão perpétua quando o crime chega aos atuais estágios de vergonha, de injustiça e principalmente de impunidade. Se as vítimas estão morrendo que nem moscas neste país e não se chega a um consenso para uma penalidade mais dura e exemplar, então estamos todos condenados a uma prisão domiciliar porque está chegando os tempos em que não poderemos sair de casa sem o receio (aqui no interior, em Sampa é o medo desesperador) de que não voltaremos para casa e sim para o necrotério. Então: PENA DE MORTE JÁ PARA TODOS OS CRIMINOSOS QUE MATAM E PRISÃO PERPÉTUA COM TRABALHOS FORÇADOS PARA OS QUE ASSALTAM E DEIXAM SEQÜELAS FÍSICAS E MORAIS EM SUAS VÍTIMAS!

  58. Marlene disse:

    Sou radicalmente contra a pena de morte no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. Não existe um sistema de julgamento perfeito e, nos anais da história, já se executou muito inocente. No Brasil o absurdo chega ao ponto de "laranjas" irem para as cadeias em lugar dos verdadeiros criminosos. Quem pode garantir que nenhum inocente seria executado? Nosso sistema penal é notoriamente falido, a pena que deveria ter o poder de ressocializar não consegue seu intento. Pena de morte não intimidou ninguém a deixar de cometer crimes em nenhuma parte do planeta. Os Estados têm é que investir em educação e divisão justa de renda, extirpando a criminalidade pela base. Pena de morte é confissão de incompetência na gestão dos governos.

  59. Cezar Queiroz disse:

    Não concordo com a pena de morte. Em um país que não consegue garantir as necessidades básicas de seu povo, onde em algumas regiões já se nasce condenado a morte tamanho é o descaso das autoridades com os mais desfavorecidos.

  60. Danielle Pitz disse:

    Sou contra a pena de morte por ela violar o primeiro e mais importante direito humano: o direito à vida.Há maneiras melhores de se punir um criminoso, reitegrando-o à sociedade de forma que ele aprenda a caminhar com as próprias pernas, rumo a uma vida reta e exemplar, tanto quanto possível…

  61. Marcelo Costa disse:

    Nas palavras de Aristóteles, "a pólis vem antes do indivíduo". A sociedade tem o direito de eliminar do convívio dos cidadãos todo aquele que está com comportamento desajustado. Isso passa da restrição dos direitos individuais, como por exemplo, à liberdade, à locomoção ou à vida.

    É óbvio que toda execução penal deve ser precedida de um julgamento justo e imparcial.

    Não existe nenhuma restrição filosófica, moral ou religiosa que vede a sociedade do direito de eliminar os desajustados incorrigíveis dos demais cidadãos de bem.

    A propósito, leiam o livro do Gênesis, Cap 9 v 5-6.

  62. renata disse:

    É muito engraçado saber que pessoas que sabem que a justiça erra quando condena algumas vezes, mesmo assim defendem a pena de morte. É muita falta de respeito com o ser humano, e com certeza essas pessoas só pensam assim por que nunca aconteceu com eles ou com uma pessoa que eles amam.
    E mesmo que não houvessem erros no julgamento, acho que da mesma forma como o governo não tem e nem deve ter o direito de escolher quem deve nascer, não tem o direito de escolher quem deve morrer.
    Acho que tudo o que acontece na sociedade deve ser resolvido na mesma, em vida. Se a justificativa para a pena de morte for a de que a pessoa nao está mais apta a conviver com os outros, ela deveria ser simplesmente isolada. E esse negócio de pagar na mesma moeda não existe, qualquer crime, como roubo, etc nunca a pena recupera o que se perdeu para quem foi vítima… as coisas nunca vao voltar a ser como eram antes, mesmo com a pena de morte, então para quer vai servir? qual é a justificativa ??! Um dia aquele criminoso já vai morrer de qualquer forma, ele tem que ser punido em vida, só cabe aos homens penalizar dessa forma.

  63. Victor Matuk disse:

    A favor. Tem gente demais no mundo.

  64. Jassa disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte. Se o bandido mata, ele tem que morrer.

  65. Roberto disse:

    Sou a favor da pena de morte. Ser contra a pena de morte é o mesmo que dizer que nenhuma penalidade da lei será mais grave do que o delito. Ou seja o Brasil é um país onde o delito é mais grave do que a penalidade da lei.

  66. carlos A Jacintho disse:

    sou contra a pena de morte totalmente,deixar na mãos do homem o destino da vida, é por demais egoismo dessa raça que se juga acima do bem e do mau, homens mau acabados em busca da perfeição.Devemos buscar outros metodos,outras formas de recuperação,esgotando-se novas possibilidades.

  67. jean scheifer disse:

    sou totalmente contra,essa medida é ultrapassada e errone a,do ponto de vista sociológico a pena de morte traz consigo uma idéia de terror amedrontando os criminosos,o que não pareçe uma idéia tão ruin assim,mas é.pra mim sistemas carcerários de qualidade com a tarefa única de resocializar os bestializados é a melhor saída.

  68. leonardo rosendo disse:

    sou a favor da pena de morte,pois,claro que a justiça não e perfeita e pode cometer erros,mas vai servi de exemplo para os outros que forem pego futuramente,nem sempre os acusados são cupados mais a maioria das vezes são e existem muitos crimes que são muito barbaros(assasinatos,estrupos,explosões de imoveis etc) onde o autor dos crimes vai apenas ficar preso equanto os parentes de quem ele tiro a vida vão ficar sofrendo? bem,eu so a favor da pena de morte.

  69. Kaiser D. Schwarcz disse:

    Sou contra a pena de morte. Como já foi dito, o sistema judiciário pode cometer erros (não só no Brasil como em qualquer país), e depois da execusão de um suposto criminoso, não haveria como reparar nem amenizar esse erro. Além disso, acredito que nenhum sistema de governo tem o direito de tirar a vida de qualquer de seus cidadãos.
    Para o problema da superlotação das cadeias, a solução é pôr na cadeia apenas quem comete crimes bárbaros (assassinato, estupro e agressão física grave) ou, temporáriamente para quem obstrui investigações. Os outros crimes deveriam ser punidos com reclusão parcial, penas de restrição de direitos ou prestação de serviços sociais. Prisão deve ser só para quem representa grande risco imediato à integredade física de outrem.

  70. Ulisses Rodrigues disse:

    contra a pena de morte, pois o sistema judiciário no Brasil é falho.É dito popular "prisão para os 3p",e o judiciário demonstrou por diversas vezes seus pontos fracos.Podemos exemplificar, o caso Isabela Nardoni, que a polícia técnica se contradiz em seus laudos, não obstante, vale salientar que crimes com a mesma natureza, são comuns em áreas pobres, a diferença do aludido crime, é que se trata de uma menina que representa a classe média no país.Logo, com estas distorções de tratamento, não há o que se falar em pena de morte no Brasil.

  71. Raisa Fornazari disse:

    Não acho certo tirar a vida de alguém por pior que seja o crime cometido. Quem somos nós pra dizer se alguém é um assassino ou não? E se não é? Deixamos um inocente morrer?

    Não é questão de religião, mas de ética. Nem todo mundo é cristão e lê a Bíblia, tampouco as leis têm de ser baseadas nela. As leis são para todos.

    Se a pessoa matou alguém, fez algo muito grave, acredito que a melhor escolha seria a prisão perpétua. Claro que manter muitos prisioneiros é caro. Então uma solução viável seria colocá-los para trabalhar dentro da cadeia para ter suprir suas necessidades mais básicas. Assim quem sabe se concientizam, e se, por ventura, virem a voltar à sociedade, não retornem também à vida de crimes.

    Já é chavão de tanto que é falado, mas não custa repetir que há muito o que se mudar no sistema penal brasileiro. Chega até ao ponto de atrair bandidos de outras localidades a cometer seus crimes aqui pela crença na impunidade. É preciso, antes de tudo, mais rigor e competência da parte dos órgãos de segurança. Esse sim deveria ser seu enfoque.

  72. Jhéssy disse:

    Não sou contra nem a favor, porque o Brasil é um País em quesito de justiça muito precário, porém acho que pegar citações da Bíblia é muita besteira.

    Como se na hora em que eles cometem seus crimes eles lembram os mandamentos dela… como não matar.

    mas devido ao fato anteriormente citado, acho que deveria ter prisão perpétua, em uma ilha por exemplo, onde eles só podessem comer o que plantar.. isso os faria pensar 2 vezes antes de cometer qualquer crime, considerado justo a essa prisão.. outra coisa que diminuiria os crimes seria o aumento da maioridade em quesito penal, porque como eles sabem que menor de idade passa pouco tempo preso, eles cometem logo.. e depois de 1 a 3 anos saem de ficha limpa.

    Sou contra a pena de morte tbm pelo motivo q os criminosos devem pagar pelo q fizeram e a morte é rapida e indolor.

    agora, passar a vida preso fariam repensar bem tudo q fizeram..

  73. Thomas Korontai disse:

    O tema deveria ser objeto de decisão do povo de cada estado e não por Brasília. É claro que dentro de um novo modelo de Judiciário, e de Federação, pois o que existe hoje, já há muita gente condenada à morte, pois somos prisioneiros de um sistema perverso, sugador e injusto. Federalismo é o caminho.
    http://www.federalista.org.br

  74. shaiane disse:

    sou a favor de traficante,estuprador e assassino serem condenados a morte

  75. Anna Christina disse:

    Sou contra pena de morte, recurso que considero bárbaro.
    Parece meio óbvio que o que aumenta a criminalidade não é a pena, e sim a certeza da impunidade.
    Então, instituir uma pena de morte com um sistema policial e judiciário como o nosso seria apenas a maneira mais fácil de se livrar de gente pobre, feia e suja, alguns poucos que tenham o azar de cair na mão de um policial.
    Não vai resolver em nada o problema real do Brasil, como não resolveu os problemas de criminalidade nos Estados Unidos.

  76. Evelinne Dourado disse:

    Seria, por acaso, a Idade Média, para o homem se sentir à vontade para matar um outro homem?
    Leiam a Bíblia. Se acharem utópico demais, pensem nos ideais Iluministas.
    Sou, sim, a favor da prisão perpétua. E não venham me falar de gastos estatais, porque pode-se, muito bem, fazer com que o próprio preso trabalhe para manter-se na prisão.

  77. Paulo disse:

    Sou a favor como sendo a solução para a superlotação de cadeias e a sensação de impunidade que impera no país.

  78. Evandro T M Guimarães disse:

    SOU CONTRA A PENA DE MORTE, O HOMEM NÃO FOI FEITO PRA MATAR O PRÓPRIO HOMEM. TEMOS É QUE NOS UNIR E ASSIM PRATICARMOS POLÍTICAS EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE FORMA QUE SEJAM DIMINUÍDAS DIFERENÇAS SOCIAIS E ASSIM SE EVIDENCIE A TOTAL LIBERDADE DA HUMANIDADE.

  79. Cacá disse:

    Sou completamente a favor e deveria já estar implandada aqui no Brasil para acabar com a safadeza desse "desgoverno" petista

  80. Jonatan disse:

    Sou a favor da pena de morte, e não apenas a quem comete crimes hediondos, e sim de um simples usuário ao chefão do crime organizado, todos que pratiquem atos inaceitáveis como: roubo, extorsão, estupro, assassinato, uso de produtos ilegais entre muitos outros. Só assim as pessoas iriam pensar antes de agir e não agir para se arrepender. Logo sou a favor e não faço objeção nenhuma de matar para o bem da sociedade. Imagine se todos os dias você acordasse sem ter que temer a estranhos, sair tranqüilo de casa. Muitos dizem que isso é uma utopia mas eu acho que não, acho que a pena de morte é a única saída para limpar o mundo onde vivemos.

  81. Bia Bidarra disse:

    Totalmente contra a pena de morte.Primeiro, ela não resolve problema nenhum.E se o caso fosse o Brasil,o problema é mais agravante. O nosso sistema prisional esta afogado e é falho.Mas, nem por isso a pena de morte resolveria essa questão. É preciso mais. Muito mais do que uma resolução paleativa para a contenção da violência. Precisa-se de políticas públicas eficientes, de um Estado atuante, de cidadãos bem educados e sobretudo de um legislativo mais condizente com a realidade do país. A doença brasileira é, sem dúvida, a resolução dos nossos dilemas de forma imediatista. Faz parte da nossa história, da nossa cultural. No entanto, é preciso que haja uma mudança, em todos os sentidos.

  82. Raimundo de Araújo Caldas disse:

    Sou completamente contra a pena de morte. Em um País que crianças vivem sem uma estrutura familiar, no abondono do Estado. Como defender pena de morte, se o povo não tem educação de qualidade? Como defender um absurdo deses?
    Os defensores da pena de morte, já pararam para pensar que em paises como; os Estados Unidos há pena de morte, e nem por isso acabaram com a violência. Muito pelo ocontrario, lá tem uns maluquinhos, que se armam até os dentes envadem escolas e matam dezenas de pessoas inocentes.
    Outro caso é a China, e países Arabes, que praticam pena de morte. Estes países não se podem levar em consideração, eles têm regimes totalitários e, não respeitam os direitos humanos.
    Quem seria condenado à morte no Brasil? Os garotos que queimaram o Indio Galdino? Estes não! São garotos de famílias importantes. Talvêz aqueles de classe média alta que traficam (LSD), ou será os que batem em mulheres em pontos de ônibus? Estes não! São Universitários, seus pais são Advogados, Juízes, Deputados, Senadores e etc.
    Agora aquele garoto, que cresceu pedindo moédas nos semáfaros das grandes cidades, sim, esse enquadra no perfíl. É preto, não pôde estudar, e agora já crescido, não teve oportunidades, com toda certeza vai cometer crimes.
    Não posso crer em pena de morte, quando se ver crianças tendo dificuldades no aprendizado escolar, por falta de alimentação básica. Uma criança condenada a uma vida miserável por não ter o básico para o seu desenvolvimento fisíco e mental.
    Portanto o que precisamos defender é a vida, já mais a morte.

  83. luiz felipe pinto delgado disse:

    Sou a favor da pena de morte em caso de reincidência de crime hediondo.

  84. João Neto disse:

    Sou contra a pena de morte já que num dos países onde seu índice é maior (os EUA) a criminalidade é absurda, provando sua ineficiência. Além disso, sendo a vida direito perivisto a todos, não é correto ser tão criminoso quanto qualquer bandido matando-o. Sem contar que todo nós morremos, portanto, a pena de morte para um bandido nada mais é que acelerar um estágio simples da vida, poupando-lhe até do sofrimento de ser preso e ´pagar realmente or sua pena. O único argumento válido para a pena de morte é a quantidade de dinheiro gasto na manutenção de cadeias, mas caso houvesse competência do Governo (e de qualquer meio que faz a lei ser cumprida) em educar as pessoas e punir os verdadeiros crimisos tçavez o índice de crimes bárbaros não fosse o visto hoje e sim um bem mais baixo

  85. isabel cristina disse:

    Sou a favor da pena de morte sim. Jesus disse se alguem de vocês fizer mal a um desses pequeninos é melhor amarrar uma pedra de mó e atira-lo ao mar. As pessoas que fazem mal a outras como estupro, sequestro, roubo seguido de morte, pedofilia, são alaguns dos casos que ninguém quer que aconteça a alguem de sua família certo? Então …. o que não quero para mim não quero para ninguém. Sofro pelas famílias que passaram por isso.

  86. natalia alves disse:

    Sou a favor pois só dessa forma as pessoas irão pensar duas vezes antes de cometerem algo assim.

  87. maristela disse:

    eu sou a favor

  88. Milka disse:

    Eu sou contra a pena. Todos nós somos filhos de Deus, somente Ele sabe o que fazer conosco. Não sou a favor de tiraremj a vida de alguém, por mais coisa de errado essa pessoa tenha feito. Deviamos nos colocar no lugar deles ou da familia deles. Sei que é dificil para quem perder alguem pq alguem tirou sua vida, mas ão precisamos fzr o mesmo në?

  89. Giovani Antunes Campos disse:

    Até hoje não ouvi nem li, nenhum argumento consistente para a defesa da pena de morte. Somente um Estado voltado para a Guerra, por guerra, é capaz de ser coerente com tal atitude, ainda assim, significa atentar contra a própria vida, o que não é lógico, nem instintivo.
    Nascemos para viver, e morrer, é ato que não compreendemos, não aceitamos. Quero registrar que a adoção da pena de morte revela mais o entendimento de que não é possível recuperar um indivíduo criminoso, portanto, o Estado, entende ser o meio para encerrar a questão, onde aqueles que comentem crimes devem ser mortos, não importa o crime, pois todo crime é um mal para as pessoas. Mas devemos refletir, quem é o Estado? e devemos pensar que o erro *crime), pode ser cometido por qualquer ser humano.

  90. Lina Maria. disse:

    Demostro-me contra a pena de morte.Acredito que essa medida nada mais é que a meneira mais econômica que os gorvernos utilizam no combate ao crime, visto que seria muito mais caro manter um prisioneiro em cárcere do que retirar-lhe a vida.Partindo para o lado humano, a morte precoce dessas pessoas não causaria a estas nenhuma punição capaz de faze-los repensar tais atitudes, elas apenas morreriam e ponto,suas mortes não dariam fim a dor provocada a muitas familias vitimas dessa criminalidade.Isso se estivermos falando de crimes hediondos como matar ou roubar, mas o que dizer das muitas pessoas que são julgadas a morte por questões culturais como as milhares de mulheres mortas na África ???Acredito que o mais doloroso castigo seria uma prisão talves perpétua a depender do caso, em uma solitária.

  91. Henrique disse:

    Totalmente A FAVOR!! Mas para isso precisa haver em nosso país uma reformulação completa no judiciário e uma "limpa" na polícia, trazendo mais competência técnica e ética aos órgãos oficiais. A partir daí … bandido tem que ir pro caixão mesmo!
    Vcs concordam que fiquemos sustentando assassinos como o "Champinha" e traficantes como o Fernandinho Beira-Mar e tantos outros na cadeia. Isto custa uma fortuna a qual é paga com o nosso suor. Qtos já não foram também vítimas de bandidos com ligações de "falsos sequestos" DE DENTRO DOS PRESÍDIOS… acham que este tipo de vagabundo merece o quê?
    Também pode haver "Trabalhos Forçados" para os marginais comuns… tem muita estrada, ponte, praça, prédios públicos que precisam de reforma e conservação… tem muita ferrovia que precisa ser feita, tem muita horta comunitária que precisa de mão-de-obra… e tem fartura de gente nos presídios. E se os tais "direitos humanos" reclamarem… é só os colocarem pra ralar junto com quem eles defendem.

  92. Fernando Canto disse:

    Sou a favor da pena de morte e prisão perpétua.
    Assim como sou a favor de melhorar as condições carcerárias no Brasil que são dantescas.
    Quero esclarecer que sendo a favor da pena de morte, também sou a favor de que Estado deve oferecer todos os recursos disponíveis para defesa do réu,senão somente pobres acabarão executados, o que representa 70% desse país neo-escravocrata.

  93. Rafael Ferraz disse:

    Sou a favor da pena de morte. Esta história de "se fosse meu filho que tivesse sido condenado" é piada…se ele tivesse sido condenado é porque não merece estar entre nós mesmo…e tenho dois filhos, então posso falar. Seria uma forma de desocupar nossos presídios de detentos que não têm mais recuperação, além de não influenciar negativamente os presos menos perigosos.

  94. Raphael Maia Alves Netto disse:

    SIM À PENA DE MORTE.
    É a única maneira de melhorarmos de fato o Brasil.
    É a única forma, desses pilantras, safados e estupradores que tem por ai, terem vergonha na cara, só funciona a justiça, na base do medo, é realmente, uma lástima!

  95. Anônimo Da Silva disse:

    Gostaria que cada pessoa que é a favor da pena de morte estivese no lugar do condenado.

    E SE FOSSE UM FILHO DE VOCÊS QUE ESTIVESE SIDO CONDENADO À MORTE?

    PENSEM E REFLITAM, APLICAR A PENA DE MORTE É DESCER AO MESMO NÍVEL BAIXO DE QUEM MATOU OU COMETEU CRIME.

  96. Marília disse:

    Acho que as leis são boas, a aplicação que é ridicula. As cadeias estão cheias de pobres, miseraveis cativos da justiça brasileira, que caminha cada dia mais lentamente, apesar de toda tecnologia, a serviço de quem tem condições de pagar um bom advogado.
    Claro que sou contra a pena de morte, não estamos preparados para julgar, se a polícia não tem meios para investigar, trabalha com o improviso, viaturas velhas, corrupção e delegacias lotadas de presos.
    Não temos maturidade para apenar um homem com a morte.

  97. Roberto disse:

    Sou completamente a favor da PENA DE MORTE, tendo em vista de que crimes com requintes de crueldade devem sim ser pagos com a mesma "moeda" com o que foi aplicado em tal ocorrência, lembro ainda do caso Isabella, onde que comprovando os culpados, estes por si só devem ser condenados a pena de morte, portanto em nosso país ainda falta bom senso de nossos governantes para autorizar tal lei, entretanto, precisa ser feito uma maior e muito melhor reformulação no nosso código penal, e que "crianças" devem pagar por seus crimes, pois esta fácil em demasio a impunidade… Lembro ainda de que nos EUA não existe crime praticado por "crianças que ficam impune, será que não esta na hora do povo, lutar por seus direitos, pois quando o povo quer ele consegue, lembram do Collor, ditadura e muitos mais eventos que o povo "derrubou"… Mas pra não ficar com delongas, pena de morte aos bandidos simmmmm…

  98. marcia disse:

    sempre contra a pena de morte ,por que sei que so paga pobres, ,pois aquele promotor que matou a mulher gravida esta solto ,e outros por ai acho que vai demorar para ter um pais mais justos em todos os sentidos

  99. Lucas Fuhr disse:

    Que absurdo conseguir crer que a condenação de alguém à morte (aquilo que mais tememos em vida) vai ser solução para alguma coisa no nosso planeta! Pena de morte seria partir do princípio de que os seres humanos não são recuperáveis – uma vez ingressos na criminalidade – e que, por isso, os que tomaram o caminho "errado" perderam a dignidade de permanecer vivos; sendo que no Brasil ocorriam váááários casos de execuções injustas como: *matariam-se muito mais os pobres, pois na visão dos que apóiam essa atrocidade, que é a pena de morte, bandido é tudo favelado e vice-versa; desconsiderando completamente que as origens da violência e do crime vêm do tráfico de drogas e da falta de oportunidade de crescer economicamente nesse mundo capitalista.
    Não é possível continuar fingindo que não nos damos conta de que o crime vem da pobreza, vem da falta de possibilidades, vem da gigantesca desigualdade social que nosso país mantém [aliás, somos o país com a 5ª pior distribuição de renda do planeta]!!
    *ocorreriam diversos casos de abuso, de exagero mesmo!
    Ou alguém acha que iria haver um consenso entre todos para o que é crime digno de pena de morte?! uns diriam que só em caso de estupro….outros diriam que só em caso de assassinato…..outros iam quere caí matando tudo que é tipo de ladrão, enfim….apelaríamos ao método VINGATIVO de promover a justiça, de cumprir as leis e esse é o fator que tornaria mais caricato ainda o nosso sistema jurídico: "aaah! o Brasil ta muito violento….vamo nos vinga dos que promovem isso matando eles duma vez por todas!!".
    Vingança é vingança: sentimento humano de raiva seguido de uma ação que a externe de uma vez.
    E Justiça é diferente de Vingança, felizmente!

  100. Rodrigo disse:

    Sou a favor. Acho que só assim, a criminalidade diminuiria.

  101. Amanda disse:

    SIM À PENA DE MORTE.
    Mas é claro que para isso dar certo no Brasil, seria necessário uma reformulação das leis. É óbvio que pena perpétua seria condenar a população a pagar mais impostos, o que nao é justo. Justo é condenar à morte a corrupção, seja ela cometida por um político,por um policial, etc. Só assim o país toma rumo.
    O que me preocupa é quem vai estar julgando. É terrível imaginar que tdo seria filmado, gravado, vigiado, seria paranóico.
    No fim, sou a favor, mas o Brasio nao está pronto pra isso. Tem que ser gradual.

  102. Cleone disse:

    Comprovando a culpa, sou a favor. Não considero justo um inocente morto e um assassino tendo uma 2ª chance..desfrutando da vida ou se arrependendo. Creio que a pena de morte seja a melhor saída para acabar com a violência e colocar ordem no país.

  103. Gabriel disse:

    eu aprovo a lei da pena de morte aui no Brasil seria muito util, isso vai dar mais ordem aqui mas do jeito que anda esse governo o Brasil nunca vai melhorar.

  104. michel disse:

    todas as pessoas são erradas mas so que na vida temos senpre uma 2ª chance então sou contra a pena de morte
    paz e amor
    o fim do mundo está breve então vamos perdoar os nossos inimigos e os nossos devedores.

  105. Luiz Jorge F Botelho disse:

    TOTALMENTE A FAVOR.
    BANDIDO BOM, É BANDIDO MORTO.
    PRISÃO DE SEGURANÇA MÁXIMA É SETE PALMOS DE TERRA.

  106. Rosny Aryon Conrad disse:

    Sou a favor sim, porque o bandido teria uma nova chance, e o qua morreu teria uma nova chance? Sou católico, mas não sou fanático, as religiões que são contra então que peguem ao assasinos e tratem deles, dêem comida, roupa limpa, reeduquem os bandidos e ressucitem as vítimas mortas,dai então serei sim conta a pena de morte.Espero que a pena de morte para bandidos, estrupadores,ladrões que matam para roubar um tênis, ou r$10.00, seja aprovada e bem logo, todo mundo quer isso e os governantes terão que aprovar mesmo. Toda a população está com mêdo 24 horas por dia.

  107. José Zuchi neto disse:

    Sim concordo com a pena de morte!
    Acho que esta é a única saída pra contermos as barbaridades que assustam a nôs todos.

  108. Dr. Deivid disse:

    A favor.

  109. Layana disse:

    eu sou contra a pena d morte! acredito que a pena de morte é uma incoerência diante da conduta que se quer punir. A sociedade protege aquilo que entende ser de suma importância, seja através de suas leis ou de sua conduta, como a vida, o patrimônio, a saúde etc…
    Logo, punir aquele que comete um homicío, através de uma pena de morte, é uma contradição grosseira, uma vez, que estaríamos destruindo uma vida, com o argumento de que protegemos a mesma! Além disso, não podemos esquecer que no Brasil, os objetivos acabam se desvirtuando quando é de interesse de uma classe dominante, assim, esse sistema que acreditamos que irá solucionar problemáticas como a violência, poderá se tornar um meio coercitivo que fuja desse objetivo.
    Gostaria que ficasse bem claro, que enquanto cidadã, sinto profunda revolta com o aumento dos índices de morte por violência,contudo, esses números tendem a piorar a medida que o desemprego, a fome e o analfabetismo crescem proporcionalmente a ele.
    Por fim, existem crimes com proporções alarmantes, como aqueles apurados através das CPI´s, os quais desviam a real finalidade do dinheiro público, deixando nossas crianças sem escola, nosso povo sem hospital e nossos idosos sem medicamentos nos postos de saúde e certamente esses criminosos não serão punidos com a pena de morte,afinal, nosso adorável país está cada vez mais distante de um país da igualdade em todos os sentidos.

  110. Pedro disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte… Bandido bom é bandido morto. E sem essa de direitos humanos, porque 0.01% dos bandidos muda de conduta após uma pena mais branda…

  111. Luis disse:

    Há uma grade hipocrisia. Ninguém é a favor da pena de morte até que alguma coisa aconteça com alguém da própria família. Graças a Deus, nada aconteceu com ninguém da minha, por isso que eu gostaria de ver potenciais ameças a minha segurança MORTOS.

    Pena de morte, sim.

  112. janaina disse:

    Sou a favor em casos dados como de extrema gravidade tipo.
    estupro, assassinato em fim esses tipos de casos e com 100% de certeza de culpa do acusado

  113. Gabriela Elessar disse:

    Completamente a favor da pena de morte. É maneira mais eficiente e barata de acabar com a violência fora dos limites que está esse pais atualmente

  114. Lizete Heck disse:

    Sou a favor da pana de morte.A pessoa que pratica um crime bárbaro não merece outra opção.Quem sabe com essa lei a criminalidade diminua,ou quem sabe tenha até um fim.

  115. Mauri disse:

    Como bom católico que sou, sou TOTALMENTE a favor da pena de morte nos casos em que não há outra saida.

  116. Edson Torres disse:

    Sou plenamente a favor, porcaria tem que ir prá vala, trabalhar e ser digno poucos querem…Vida fácil muitos, para crimes hediondos sem dó……

  117. Adriany Nobre disse:

    Eu sou sim afavor da pena de morte!

  118. Gustavo de Brito Marques disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte, creio ser esta a única forma de conter esta onda de atrocidades que assolam o Brasil e o mundo hodiernamente.

  119. Giselma disse:

    Sou totalmente a favor. Não acredito nessa balela de que só vai morrer preto e pobre. Quantos assassinos confessos temos nas cadeias do Brasil que dizem que sairão dali e continuarão matando.
    "Diga sim a pena de morte. Basta de hipocrisia"

  120. Belchyor Teston disse:

    Sou contra a pena de morte, pq só DEUS pode dar a VIDA, ntao só DEUS pode tirá-la!!!

  121. Marcelo Tadeu disse:

    O que vc acharia se um bandido estrupar e matar sua filha ou esposa querida??
    O que vc acharia se um bandido te humilhar e estrupar e matar sua esposa e sua filha na sua frente?
    O que acharia se um bandido matar seu filho querido para roubar uma moto ou um carro que luta pra pagar?
    O que vc acharia se um bandido seguestrar, humilhar e matar alguem muito querido de sua familia?
    O que vc acharia se bandidos invadissem sua casa, humilhasse sua familia e matasse todos sem dó nem piedade?
    O que vc acharia se bandidos roubassem o que é seu seguestrasse pessoas de sua familia e colocasse fogo no carro com todos dentro como aconteceu em Bragança Paulista??
    O que vc acharia se fosse pai ou mãe da Isabela Nardone??
    O que acharia se vc fosse parente de pessoas vitimas de tantos casos escabrosos e inacreditaveis de pura maldade e futilidade que acontecem por ai?
    Existem mais branquelos que negros nas cadeis,,,,,Se vc é preconceituoso..tem que pegar prisão perpetua…
    Se querem saber mesmo o porque da minha revolta..Vejam o site: cabuloso.com.br

  122. Mariana Antoniazzi disse:

    Totalmente CONTRA – Duvido que no Brasil, além de negros e pobres vá mais alguém para o corredor da morte. Em países como Iraq, já foi constatado que ela não inibe as pessoas de cometerem crimes. Mesmo com a pena de morte, o índice de estupros e mortes não diminuiu. A solução não está em matar o próximo. Muitas vezes essas pessoas desde que nascem foram enxergadas como monstros, e reagem dessa maneira. Essa “sociedade do bem”, não colabora com melhorias das pessoas humildes e carentes. E depois quer tirar a vida daquele cidadão que nunca foi tratado como tal e que portanto, não tem referência de valores. Eles devolvem com violência, as costas dadas pelo “cidadão do bem”*, que faz parte da “sociedade”.

    *Definição para: Cidadão do bem segundo o Orkut – O cidadão de bem, personagem do filme "A indústria do medo", é trabalhador, tem uma família saudável e feliz.
    Seus filhos estudam nos melhores colégios tradicionais onde recebem uma formação religiosa da moral e dos bons costumes.
    Todo domingo, no conforto de seu lar, ele e sua família assistem ao Fantástico.
    O cidadão de bem é a favor da pena de morte, nunca abandona suas convicções de direita, chama pobre de vagabundo, acha que homosexualismo é doença e avança sinal vermelho porque é muito ocupado e tempo é dinheiro.
    Ele guarda sua arma ao alcance das mãos para defender sua família feliz do bandido que entrará de madrugada e com toda sua bravura o matará antes que o bandido exploda sua casa.
    Ele também acha aborto uma coisa muito ruim (até sua filha ficar adolescente, é claro).
    O cidadão de bem é fã do futebol e, enquanto assiste aos jogos e toma cerveja, sua alegre esposa cozinha a janta.
    O cidadão de bem é feliz e o será até que um bandido roube sua arma.

  123. CURT E GROSS disse:

    TAMBÉM SOU CRISTÃO. E O QUE ISTO TEM A VER COM A PUNIÇÃO LEGALMENTE INSTITUCIONALIZADA, SEM HIPOCRISIAS E SEM DEMAGOGIAS? TEORICAMENTE FALANDO, MAIS CRISTÃO DO QUE O PAPA. TEORICAMENTE. PERGUNTO: SERÁ QUE A SEGURANÇA DO PAPA ANDA DESARMADA? SE NÃO, ONDE ESTÁ A COERENCIA? PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO!

  124. Dorival Silva disse:

    Sou contra por 2 razões:
    1. Matar é contra os princípios morais vigentes em nossa sociedade.
    2. O erro judiciário é comum, toda hora se condena alguém por engano, algum tempo depois se percebe e solta. Se já matou, não dá para reparar o erro.

  125. Jéssica Morelli disse:

    Ningúem tem direito de tirar a vida de ningúem! O cara pode ser o pior pilantra que existe, mas ele merece uma segunda chance de se redmir!
    Sou a favor da prisão perpétua,mas nunca da pena de morte.
    Quantos inocentes seriam executados com isso?
    Como nossas autoridades podem ser consideradas capazes de decidir quem morre e quem vive, se eles mesmos são criminosos corruptos!

  126. Sirlandia Pires de Oliveira disse:

    Sou contra porque um erro não justifica outro.
    Pena de Morte não é Justiça, é vingança.
    Corre-se o risco de condenar um inocente.

  127. Gustavo de Souzaa Barbosa disse:

    Sim, sou a foavor da pena de morte pra quem matar, não existe essa coisa de segunda chance, se matou e for comprovada a intenção(e existem muito meios para isso), ela deve "SIM" ser executada.

  128. Manuel Almeida disse:

    Depende de como essa lei seria aplicada.

    No caso do Brasil sou totalmente contra. Essa lei aqui seria uma catástrofe sem precedentes!
    Vejamos os motivos dessa lei não dar certo:

    Como o Brasil tem um retrospecto de favorecer os ricos e poderosos, a pena de morte só serviria para matar os "ladrões de galinha", aqueles indivíduos que não tem uma condição financeira favorável, ou não tem "padrinhos influentes", ou acham mesmo que o Fernandinho Beira Mar, o Marcola e o Abadia, com o poderio financeiro que eles possuem seriam mortos pela justiça?

    NUNCA!

    No Brasil vale a lei: Você só é respeitado, só é ouvido se você for rico e influente politicamente, caso contrário, você vale menos do que um saco de fezes.

    Essa lei poderia se tornar com o tempo uma espécie de extermínio das classes menos favorecidas, pois só os indivíduos que não tem "poder", seriam punidos por essa lei, por isso, sou contra a pena de morte no Brasil, pois esse país não tem credibilidade nenhuma, a justiça aqui é extremamente parcial e visivelmente contra as classes menos favorecidas.

  129. Mattheus Longen disse:

    Acho que a pena de morte é um bom jeito de "limpar a sociedade". Sou a favor dela e da prisão perpétua.

  130. Érica Santana disse:

    Eu sou a favor da pena de morte não como medida de punição, mas como prevenção. Para que bandidos perigosos e reincidentes não continuem aterrorizando e tirando vidas inocentes. Aos que defendem o direito à vida, eu digo que prefiro a vida de pessoas boas e honestas, do que a de criminosos

  131. PERETTO disse:

    SOU A FAVOR DA PENA DE MORTE…

    ENQUANTO NÃO TIVER PENA DE MORTE NO BRASIL NOSSOS FILHOS, PARENTES E AMIGOS E TODOS OS BRASILEIROS ESTÃO CORRENDO RISCO DE VIDA…

    POR QUE SERA QUE NO TEMPO DA DITADURA NÃO TINHA TANTA VIOLÊNCIA?

    PORQUE TINHA RESPEITO COM A LEI…TODOS TINHAM MEDO DE FAZER COISAS ERRADA, TODOS SABIAM QUE SE FIZESSEM IAM PRA CADEIA OU NEM CHEGAVAM NA CADEIA E JA MORRIAM, POIS A ROTA ERA SÉRIA E TODOS TINHAM RESPEITO.

  132. Anonimo disse:

    Do jeito que a justiça não funciona no pais, é bem possivel que usem a pena de morte pra fortalecer os ricos, que vão com certeza usar esse artificio para se livrarem legalmente de seus inimigos, do que ajudar os pobres, que não vão conseguir colocar nenhum supertraficante no corredor da morte.

  133. Luís Gustavo disse:

    sou a favor, há crimes que não podem ser perdoados com uma simples prisão, há pessoas que não merecem viver. A pena de morte é uma das melhores porque se gasta muito mantendo alguem preso, com essa pessoa morta o dinheiro poderia ser utilizado em algo que ajude o país.

  134. Rubens disse:

    Não é questão de segunda chance ou não. O indíviduo que apela para o estupro, assassinato, e outros crimes deste gênero, tem mais é que ser executado. Para que ficar gastando dinheiro com vagabundo? Assim essa raça seria logo eliminada, e os futuros bandidos ficariam com medo.

    Todo mundo tá cansado de ver bandidos sairem da prisão e cometerem crime novamente. Como vocês podem ter pena de seres deste tipo? Uma Vergonha!

  135. Nauriello Almeida de Andrade disse:

    Sou contrario a pena de morte por convicçao e humanismo.
    Acredito que a vida e um dom inalienavel e que nao compete ao Estado, nem a quem quer que seja, decidir sobre ela, como forma de puniçao. Alem do mais, erra quem pensa que seria esse o maior castigo, ou que assim acabariamos com a violencia.

  136. Jennifer disse:

    Não. Não sou a favor da pena de morte. Pois todo mundo tem uma segunda chance, e não é questão de bondade ou de religião, e sim porque vivemos em um país que estimula o individualismo nas pessoas, não oferece serviços públicos de qualidade, tal como saúde, educação, habitação e etc.

    Porque que não oferece educação e trabalho também ao preso? Se custa tanto manter um preso, porque não o coloca para trabalhar?

    Que forma de ressocialização é essa? Afinal essa não é a missão da prisão?

    Não é isso que está na Lei de Execução Penal?

    Está na hora de colocar em prática o que está no papel!!!!!!!!!!!!!

    Está na hora de Responsabilizar o Estado!!!

    Não estou isentando a culpa dessas pessoas, elas devem pagar pelo que fizeram, mas estamos falando de toda uma sociedade capitalista, um sistema que impulsina isso, e se concordarmos estaremos compactuando com isso!

    Por isso diga NÃO!!!!!!!!!!!

  137. Eliézer All disse:

    SIM, a pena de morte é a solução para um país dominado pelo medo e pelo crime. Todos os dias nósso país gasta imensas quantias em dinheiro para manter criminósos em quanto o trabalhador tem que conviver com o medo e a falta destes recursos que poderiam ser enviados para a educação e saúde. Existem hoje centenas, telvez milhares de trabalhadores que vivêm com menos de um salário minímo por mes, enquanto isso um críminoso gasta bem mais que isso. Nós trabalhadores de bem estamos sustentando assassínos, estúpradores, tráficantes entre outros criminósos que não tem nenhum respeito com a família e o trabalhador brasileiro.

  138. Carlos Eduardo disse:

    Sou totalmente a favor da pena de morte porque nosso pais naum tem mais espaço para tanto vagabundo tem que matar todos aqueles que naum tem mais geito e deixe somente os que podem se recuperar.
    e crimes ediondos nem teria julgamento mata logo porque bandido bom e bandido morto.

  139. Oimeer disse:

    Sou a favor , se tivesse aki no Brasil com certeza nos entrariamos no Ranking , o numero de presos e um absurdo , Divia ter sim , Pelo menos matar Assasinos com grande numero ! Do mesmo jeito que nao temos direito de decretar a morte ele tambem nao tem .
    Acho que deviam ser punidos , e essa lei nao seria exatamente para matar-los e sim para assustalos ! assim que nao hora de matar pensariam duas vezes !

  140. rose disse:

    sou a favor comforme o crime se matou tem q morrer sim no brasil as leis sao muitos fracas por isso essa violencia sou a favor da pena de morte sim ah sou a favor tambm de uma colonia penal pra esses marginais trabalharem para se sustentarem ,, nas cadeias eles tem mais escola do crime tem q trabalharem …..

  141. Péricles disse:

    Daniel,

    Sou ateu também e esse lance de não haver pena de morte nada tem a ver com religião.

    Acontece que todo mundo "simplifica" a coisa: quem rouba tem que morrer! (argumento de riquinho e de conformista).

    O que ocorre é que não temos as mesmas condições e a sociedade quase que obriga boa parte desses a cometer o crime (vamos ver se entendem o significado de "obriga"). Simplesmente matar esses "marginais irracionais" (como acham) não vai resolver absolutamente NADA.

    Quer acabar com os crimes? Faz algo pelo país. Vota em gente melhor, alguém que faça algo pela EDUCAÇÂO e não algo contra os que não têm as mesmas condições…

    E, novamente: não relacione ateísmo com essa idéia.

  142. Danusa disse:

    Sou contra.

    Não irá resolver em nada
    e não é do nosso direito decretar a morte de alguém.
    Estaríamos sendo assassinos também, para que?

  143. Daniel Vasques disse:

    Completamente a favor. A pena de morte é banida de muitos sistemas de direito infelizmente por motivos religiosos. Como sou ateu, não espero que ninguém seja punido em outra vida. E também não acho justo, como acontece aqui no Brasil, sustentar vagabundos (e, em alguns casos, suas famílias) nos presídios, enquanto nos matamos de trabalhar aqui fora. Preso quer comer? Que trabalhe para isso. Quer sobreviver? Não cometa crimes. Reincidiu pela terceira vez? Morte. Simples. Mas advogados e religiosos adoram complicar as coisas. Injeções letais, execuções gastam muito menos dos cofres públicos e são mito mais eficazes no combate à superlotação dos presídios. Melhor do que aumentar impostos que nós, cidadãos de bens, pagamos.

  144. fred torres amorim disse:

    acho que no brasil deve ser sim liberada a pena de morte pra crimes barbaros mais acho tambem que antes disso devem ser refeitas algumas leis e os condenados terem um jugalmento mais correto

  145. valeriano m disse:

    Sou contra, e a favor da prisão perpetua, porque o cara morre ainda vai pro ceu, morreu acabou ele ainda morre achando que fez certo quando matou ou estrupou, robou e depois matos etc. sou contra e acho que deve pagar em vida.

  146. heloisa disse:

    A pena de morte infelizmente também advogada em nome de Jesus Cristo para justificar também tantos equívocos: o combate a camisinha resultando em miséria e violência e morte entre os pobres; o combate o avanço científico genético, com tanta morte e sofrimento e etc.

  147. E. Coelho disse:

    Existe pena de morte no Brasil?

    Sim, em duas situações a primeira é aquela prevista na Constituição Federal em caso de guerra (art. 5.o., inciso XLVII, letra "a".

    A segunda situação é aquela na qual os bandidos aplicam a pena de morte aos cidadãos de bem, sem qualquer julgamento ou possibilidade de defesa.

    Nessa segunda modalidade o Brasil é campeão mundial da aplicação de morte, mais de 50.000 assassinatos por ano.

  148. João Wayne disse:

    ACHO QUE SE ESQUECERAM DO BRASIL. A DIFERENÇA É QUE AQUI, A SOCIEDADE É ATINGIDA POR MARGINAIS, E MORRE A RODO, E TEM ATÉ QUEM OS DEFENDA, DIGO, OS MARGINAIS. ASSIM, CREIO ESTARMOS EM PRIMEIRO LUGAR. IMBATÍVEL! OBSERVA-SE QUE ENTRE OS PAÍSES LISTADOS, EXISTEM VÁRIOS DE PRIMEIRO MUNDO, COMO USA, JAPÃO, COREIA DO SUL. CERTAMENTE POR LÁ NÃO EXISTE DEMAGOGOS. CHEGO A FICAR COM ÁGUA NA BOCA!

  149. Célia Mara disse:

    Sou a favor da pena de morte porque acho que os assassinos devem receber o troco na mesma moeda. No entanto, acho que no Brasil isso nunca daria certo. Com certeza muitas pessoas seriam mortas injustamente.

  150. Acácio Brasil disse:

    A pena de morte vai contra os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *