Início » Internacional » Península Coreana é anexada ao império japonês
Nesta data

Península Coreana é anexada ao império japonês

Em agosto de 1910, a Coreia é oficialmente absorvida pelo Japão como colônia

Península Coreana é anexada ao império japonês
O império colonial do Japão ruiria em agosto de 1945, após o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (Foto: Wikipedia)

No dia 22 de agosto de 1910, o Japão oficializou a anexação da Península Coreana, antes sujeita à autoridade da China, ao império do então imperador Meiji.

A península permaneceu como colônia do império japonês até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O povo coreano leva esta lembrança com dificuldade até os dias de hoje.

Separada do Japão pelo Estreito da Coreia, a Península Coreana tinha uma população bastante similar a do Japão. Suas culturas eram parecidas e os japoneses esperavam assimilá-la rapidamente a seu Estado. Contudo, o desejo por independência da península levantou muito mais obstáculos à anexação do que a ilha chinesa de Formosa.

O império colonial do Japão ruiria em agosto de 1945, após o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki e a capitulação diante das tropas norte-americanas. As colônias mais antigas – Coreia e Formosa  –  passariam por guerras civis enquanto as conquistas militares se ergueriam em Estados independentes – Malásia e Filipinas, além da região chinesa da Manchúria.

Saudosistas japoneses notam, com alguma malícia, que todos esses países figuram neste começo do século XXI entre os Estados mais prósperos e os mais promissores do planeta, o que para eles significa que a colonização nipônica trouxe múltiplos benefícios.

Fontes:
Opera Mundi - Hoje na História: 1910 - Japão anexa a Coreia ao seu império

1 Opinião

  1. ney disse:

    E a Coreia do norte continua sendo regida desumanamente por ditadores.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *